quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Sopa de feijão com cachaça


Esse post foi originalmente publicado em um site chamado Mapa da Cachaça, quando colaborei com algumas receitas. Ainda bem que uma leitora me avisou que a receita completa não estava aqui no blog, porque também não se encontra mais nesse site. Mas sorte que eu encontrei a receita original que enviei por e-mail na época e resolvi fazer um post extra. Não reparem a foto, está terrível, risos... Qualquer dia faço de novo e atualizo a foto pra vocês.

Este prato lembra muito a casa da minha avó materna. Aquele fogão vermelho do lado de fora da casa com a panela de sopa borbulhando, o macarrão espaguete que ela quebrava em pedacinhos bem pequenos e o cheiro do alho que se espalhava pela casa. Para mim, nenhum outro prato é mais reconfortante do que este.

Ainda hoje tenho a sensação de que uma boa sopa me cura de tudo: de uma crise de enxaqueca, de um cansaço muito grande, daquela gripe que insiste em não sair do corpo, de um problema que não sai da minha mente... parece que é sentar na mesa ou me jogar no sofá para curtir o meu caldinho e já fico com a sensação de que minha avó está ali comigo dizendo: “Calma querida, já vai passar”.

Se a sopa de feijão dela era feita assim, juro que não sei, adoraria poder me lembrar, mas te convido a preparar esta receita, pegar uma cumbuca, sentar-se no sofá enrolada em um cobertor e tenha certeza de que neste momento, independente do que você possa estar sentindo, você certamente irá pensar: “Está passando mesmo Dona Elsa”.

Ingredientes:

- 3 xícaras chá de feijão cozido e temperado
- 2 xícaras chá de água
- 4 dentes de alho amassados
- 1 col. sopa de azeite
- 1/2 xícara chá de cachaça
- cebolinha picada a gosto
- ½ col. café de cominho
- sal e pimenta a gosto
- torradas para acompanhar
- ¾ xícara chá de macarrão argolinha ou ave maria (opcional)

Preparo:

- No liquidificador bata o feijão e a água. Se ficar muito grosso adicione mais água até que fique na consistência desejada.
- Em uma panela aqueça o azeite e frite o alho até que comece a dourar. Junte o feijão batido, o cominho, o sal e a pimenta e deixe ferver em fogo baixo por uns 15 minutos;
- Desligue o fogo, adicione a cachaça, acenda o fogo novamente e deixe ferver por mais 10 minutos (se optar por utilizar o macarrão, coloque neste momento e deixe ferver até que o mesmo esteja cozido);
- Desligue o fogo novamente, sirva em cumbucas e salpique cebolinha fresca picada.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Pronto, problema resolvido. Receita original, com texto original publicado na época. Tão chique que saí até na Vejinha SP com essa receita. :)

Espero que tenham gostado!
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.