sexta-feira, 10 de maio de 2019

Torta holandesa

Tenho essa receita de torta há muitos anos, desde que assisti a Ana Maria Braga preparando essa receita no saudoso Note e Anote. Sim, eu sou da época do Note e Anote, e por gentileza, não pare pra fazer nenhuma conta, risos.

Lembro que havia feito essa receita duas vezes e a primeira vez que fiz, foi para presentar uma pessoa, olha que responsa! Naquela época, creme de leite fresco era algo ainda mais caro e muito difícil de achar na minha cidade, mas assim que fiz, percebi que o esforço valia a pena, porque fica muito deliciosa.

Sem muito papo, já vou passar para a receita e deixar o mais detalhada possível, assim, você pode aproveitar e preparar essa torta holandesa para este dia das mães!

Ingredientes:

Para o creme:

- 250g de margarina ou manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 200g de açúcar refinado
- 4 col. sopa de leite condensado
- 500 ml de creme de leite fresco
- 1 colher chá de extrato de baunilha (se utilizar essência, use apenas 1 colher de café)
- 1 colher chá de licor de café (opcional)

Para a cobertura ganache:

- 200g de creme de leite (fresco ou de caixinha)
- 250g de chocolate meio amargo
- 10g de manteiga ou margina de sem sal em temperatura ambiente

Demais ingredientes:

- 200g de bolacha maisena
- 1 pacote de bolacha tipo Calypso ou outra que queira utilizar para decorar

Preparo:

Creme:

- Bata na batedeira a margarina e o açúcar até obter um creme bem esbranquiçado;
- Adicione o leite condensado e continue batendo;
- Junte a essência e o licor e bata;
- Por último coloque o creme de leite fresco e bata bem até começar a engrossar a mistura e ela ficar espessa (não precisa bater até virar chantilly). Reserve.

Cobertura ganache:

- Em uma panela coloque o creme de leite e aqueça sem deixar ferver;
- Tire do fogo, acrescente o chocolate picado e deixe descansar por 1 minuto;
- Misture com a ajuda de um batedor até que o chocolate esteja bem derretido e a mistura homogênea;
- Acrescente a manteiga e mexa rapidamente para incorporar e dar brilho a ganache. Deixe esfriar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos antes de colocar sobre o creme.

Montagem:

- Forre as laterais e o fundo de uma assadeira de fundo removível (usei uma de 24 de diâmetro e 6 de altura) com papel manteiga ou acetato;
- Passe com a ajuda de um pincel, uma fina camada de manteiga em temperatura ambiente e polvilhe açúcar refinado para criar uma película fina;
- Forre o fundo da forma com metade das bolachas maisena, de forma que ocupem todo o espaço da forma. Se for preciso, vá quebrando a bolacha para encaixar melhor e não se preocupe se algum espaço ficar sem, não tem problema;
- Despeje sobre o biscoito metade do creme;
- Por cima do creme coloque o restante da bolacha maisena com cuidado para que não afundem;
- E termine com o restante do creme. Leve para a geladeira por 4 horas;
- Passado esse tempo, coloque a cobertura de ganache de chocolate, mas reserve cerca de 3 colheres de sopa da cobertura para ajudar a colar os biscoitos da lateral;
- Leve a torta para gelar por mais 4 horas;
- Na hora de servir, remova a torta da forma com cuidado e coloque em um prato de servir;
- Pegue a cobertura reservada, aqueça alguns segundos no micro-ondas caso tenha endurecido, pegue os biscoitos Calypso, passe um pouco da cobertura atrás do biscoito (deixando a parte do chocolate para fora) e "cole" o biscoito ao redor da torta;
- Sirva em seguida.

Rendimento: serve até 10 pedaços
Tempo de preparo: 45 minutos (sem contar o tempo de resfriamento)
Grau de dificuldade: Médio

Apesar de conter alguns passos, a torta é simples de fazer. Você pode fazer uma etapa em uma manhã, a outra parte a noite e deixar a torta gelando de um dia para o outro, que foi exatamente o que fiz. Assim facilita o trabalho. E a montagem pode ser feita na hora ou quando você for sair de casa. 

Ah, só uma observação, o chocolate que comprei era meio amargo da nestlé e não sabia que existia uma versão com castanha de cajú, por isso minha ganache não ficou lisinha, mas não atrapalhou em nada no resultado final.

Importante: Caso você vá transportar para algum longe e a torta vá ficar muito tempo sem refrigeração, no creme branco, adicione 1/2 envelope de gelatina de sem sabor diluída conforme instruções da embalagem. Assim não corre o risco da torta desmontar.

Espero que vocês tenham gostado! 
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.