sexta-feira, 5 de abril de 2019

Como fazer feijão

Essa talvez seja uma pergunta recorrente para blogueiros de culinária. Muitas pessoas dizem que cozinham feijão mas não se sentem satisfeitas com o resultado. Confesso que quando casei, também não achava o meu feijão o mais gostoso do mundo, mas com anos de prática, a gente vai entendendo alguma coisinha ali, pegando uma diquinha acolá e aí, o resultado vai melhorando e a nossa satisfação também.

Este post certamente ficará longo, mas te juro que vai valer a pena ler cada linha! 

A primeira dica é compre uma marca de feijão que você confie. Não precisa ser a mais cara do mercado, mas desconfie de grãos que tem prazo de vencimento muito longo ou que estejam enrugados ainda dentro da embalagem. Aquele grão mais gordinho e mais clarinho, certamente irá lhe render um caldo muito mais bonito. E aqui vou ensinar o feijão carioca, mais comum pros lados do Sudeste.

Segunda dicaFEIJÃO DE MOLHO SEMPRE! Existe a possibilidade de fazer um feijão sem deixar de molho, fazendo uma espécie de "molho forçado"? Existe, mas vou ensinar aqui a forma que prefiro e deixo essa outra versão para um outro post. 

Mas como deixar o feijão de molho? Escolha bem seu feijão, lave em água corrente com a ajuda de um escorredor ou peneira e cubra com bastante água limpa. Deixe de molho em temperatura ambiente tampado por 24 horas. Vai ficar com uma espuma em cima que é o que acaba fazendo mal para algumas pessoas por conta dos fitatos. 

Passada essas 24 horas, escorra e lave bem novamente os grãos! Coloque para 1 medida de grão de feijão, 2 e 1/2 medidas de água limpa, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 10 minutos a partir do momento que começar a pressão. Passado esse tempo, retire a pressão da panela com cuidado, abra e verifique se o grão está bem cozido. Faça o teste dos 5 grãos. Se dos 5 que você pegar todos estiverem macios, o restante também estará!

Agora é hora de fazer o tempero. Você pode utilizar alho, cebola, pimenta de cheiro, coentro, cominho, cúrcuma, tomate ou qualquer outra combinação que você quiser. Bacon, calabresa fritinhos também casam muito bem. A versão que vou ensinar é do meu feijão temperadinho, que é um feijão muito saboroso e repleto de sabor!

Ingredientes:

Para 500 gramas de feijão que você cozinhou...

- 1 pimenta de cheiro
- 10 dentes de alho
- 1 tomate grande sem semente
- 1 colher sopa de tempero caseiro ou sal a gosto
- 1 colher café de cominho
- 1 colher café de cúrcuma
- 2 colheres sopa de óleo

Preparo:

- Em um processador ou liquidificador, bata a pimenta de cheiro, o alho e o tomate;
- Em uma panela coloque o óleo e frite essa mistura batida;
- Adicione o tempero caseiro ou o sal, o cominho e a cúrcuma e frite bem;
- Junte duas conchas de feijão, misture bem e coloque todo esse tempero na panela de pressão junto ao feijão cozido;
- Deixe a panela de pressão destampada em fogo alto, e mexa de vez em quando, até que o caldo fique grossinho, mas lembre-se que quando esfria o feijão tende a secar ainda mais o caldo.

Congelamento:

- Coloque o feijão ainda quente em vasilhas próprias para congelamento e leve ao freezer;
- Pode ser congelado por até 3 meses.

Rendimento: Varia de acordo com o seu consumo. Essa quantidade eu faço para ter feijão congelado para mim e meu marido por cerca de 1 mês;
Tempo de preparo: 24 horas de molho + 30 minutos de preparo
Grau de dificuldade: Fácil

Bom, como vocês podem ver, não é um bicho de 7 cabeças! Outra coisa muito importante é lembrar de manter sua panela de pressão em dia, com borrachas em perfeitas condições e fazer a limpeza da válvula com frequência. Respeite sempre a capacidade da sua panela e nunca coloque mais 2/3 da sua capacidade, visto que alguns alimentos, como o feijão e outros grãos, tendem a inchar depois do cozimento e ocupar um volume final ainda maior.

Eu espero de coração ter ajudado você que ainda tem alguma dificuldade em cozinhar feijão. Se ficou alguma dúvida me escreva por aqui nos comentários, pelo e-mail fla.artenacozinha@gmail.com ou através das redes sociais Facebook (artenacozinha) ou Instagram (@fla.artenacozinha).

Beijos, 
Fla.

Um comentário:

  1. Excelentes dicas!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.