quarta-feira, 24 de abril de 2019

Como congelar pães

A pergunta é recorrente nas minhas redes sociais cada vez que cito que eu faço pães em quantidade para congelar. E como eu sempre tento responder a todos com detalhes, eu achei mais fácil compilar essas informações aqui no blog. Afinal, como congelar pães?

Vou deixar em tópicos este post para facilitar o entendimento, certo? E como vai ficar um post longo, já vou começar com estas dicas que são essenciais para você manter seus pães com aspecto de fresco após o descongelamento.

Como congelar pães:

1. A primeira dica é: os pães precisam estar 100% em temperatura ambiente, ou seja, não podem estar mornos ou quentes. Se você embalar esse pão quente, ele vai criar vapor dentro do saquinho e vai criar muitos cristais de gelo, atrapalhando o congelamento e descongelamento;

2. Procure embalar os seus pães para congelar sempre no dia em que fez o pão ou no máximo no dia seguinte. Afinal, não tem como esperar um pão fresco quando for descongelar, se você não congelou o pão fresquinho, né?

3. Use embalagens apropriadas para congelamento. Esses saquinhos não costumam ser muito ecológicos, mas são a opção mais prática. Se você tiver um freezer grande que caiba vasilhas de vidro ou plástico, super vale a pena, desde que as tampas estejam de acordo e vedem bem essas vasilhas, certo?

4. Congele em quantidades pequenas! Se você tem uma família de duas pessoas, que é o meu caso, procure congelar em porções de 2 ou 4 unidades, assim você vai ter pão fresco sempre. Não tem necessidade de descongelar uma quantidade que ficará exposta por muitos dias.

5. Você pode congelar os pães inteiros ou fatiados. Eu não me adapto em congelar pães de forma caseiro em fatias, apesar de já ter visto muitas pessoas fazendo isto na internet. Eu preciso partir os pães de forma ao meio e congelar por metades, mas fica a seu critério;

6. Para descongelar, basta retirar seu saquinho do freezer e deixar em temperatura ambiente por 1 hora, ou tire na noite anterior para descongelar durante a noite. Mas importante, você precisa trocar o saquinho, porque se você manter o pão no saquinho úmido que veio do freezer, ele vai ficar molhado e pode embolorar mais rápido!

7. Os pães podem ficar em temperatura ambiente depois de descongelado, por até 2 dias. Se não for consumir nesse período, guarde em geladeira por até 5 dias.

8. No freezer você pode deixar seus pães congelados por até 6 meses tranquilamente, mas eu duvido muito que dure tudo isso, risos.

9. Eu faço pão a cada 15 dias, sempre duas receitas. Durante esses 15 dias também faço um pão mais rústico que geralmente comemos como bruschettas e congelo a outra parte já fatiada. Essa é uma medida bacana para um casal que come pão apenas no café da manhã.

10. Você pode descongelar seus pães diretamente no forno, mas sempre em temperatura baixíssima para que ele não fique duro por fora e gelado por dentro. Quando esqueço de descongelar e não tenho tempo, aqueço o forno por 5 minutos em 160 graus e deixo meu pão lá dentro por 10 minutos. Desligo o forno e deixo mais 5. Prontinho.

É isso! Eu congelo todo e qualquer tipo de pão, inclusive pães doce! Já falei que a gente precisa usar o congelador e freezer a nosso favor, né?! Tá aqui um ótimo exemplo disso! 

Espero que tenham gostado e que te ajude a organizar o seu dia-a-dia.

Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.