quarta-feira, 24 de abril de 2019

Bolo de coca cola

A minha infância foi simples, sem luxo algum, com alguns problemas sérios, mas graças a Deus e a uma mãe que sempre fez o melhor por nós, tenho mais lembranças boas que ruins dessa fase. Lembro que apesar da dificuldade financeira, em uma época que ela batalhava muito para sustentar duas filhas sozinha, ela se virava para não nos deixar com vontade de nada.

Não era sempre que tinha ela podia comprar biscoito, então ela mesma fazia vasilhas e vasilhas de bolachas alemã ou um outro biscoitinho chamado bicho da seda. Bolo simples ela sempre fazia, quer dizer, sempre não, porque eu sempre lutei contra a balança e acho que ela segurava um pouco o consumo de doces. Mas quando eu e minha irmã acordávamos com muita vontade de comer um bolo com cara de festa, inventávamos que era aniversário de alguma boneca, e mesmo que minha mãe estivesse muito cansada, ela ia pra cozinha e fazia um bolo cheio de confeitinhos por cima, para que colocássemos todas as bonecas em volta da mesa, chamássemos alguns vizinhos e assim, comemorando o "aniversário" da boneca, matávamos a vontade de comer bolo.

E a receita que ela sempre fazia nessas ocasiões, era esse bolo de coca cola, que não era nem recheado, mas tem uma cobertura deliciosa por cima. E eu quis fazer este mesmo bolo em fevereiro, quando ela completou 60 anos. Foi a minha forma de dizer, ainda que eu seja uma pessoa que hoje em dia não expresse muito seus sentimentos, que eu sou grata e a amo muito.

Vamos a receita, então?

Ingredientes:

Massa:

- 4 ovos
- 150 gramas de manteiga
- 300 ml de coca cola
- 3 xícaras chá de farinha de trigo
- 1 xícara chá de nescau/toddy
- 2 xícaras chá de açúcar
- 1 col sopa de fermento químico

Calda:

- 1 copo americano de leite
- 1 col chá de extrato/essência de baunilha

Cobertura:

- 1 lata de leite condensado
- 2 caixinhas de creme de leite
- 1/4 xícara chá de leite
- 2 colheres sopa cheias de achocolatado
- 1 colher sopa de manteiga

Preparo:

Massa:

- Preaqueça o forno a 180 graus;
- Separe os ovos da gema e bata na batedeira as 4 claras em neve, começando na velocidade baixa e assim que começar a espumar, aumente a velocidade até que fiquem firme. Vale colocar uma pitada de sal para ajudar a segurar a estrutura da clara. Reserve;
- Em outra tigela da batedeira coloque a manteiga, o açúcar e as gemas e bata até ficar um creme clarinho;
- Depois adicione o achocolatado e bata devagar até incorporar bem;
- Em seguida vá colocando a coca alternada com a farinha até que termine estes dois ingredientes;
- Agora adicione a massa do bolo 2 colheres sopa da clara em neve e misture bem;
- Em seguida adicione metade do restante das claras e incorpore de forma lenta e com cuidado, fazendo movimentos debaixo para cima, bem leves. Quando esta parte estiver bem incorporada, adicione o restante das claras e repita o processo;
- Por último adicione o fermento, misture rapidamente e despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos. Depois de assado, reserve.

Calda:

- Misture os ingredientes e reserve;

Cobertura:

- Em uma panela coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite, o achocolatado e a manteiga;
- Deixe em fogo baixo e misture até que fique em uma consistência de brigadeiro mole, assim que começar a grudar no fundo panela, você já pode desligar, é uma consistência mais líquida mesmo. Depois de esfriar ela vai ficar mais cremosa;
- Espere esfriar alguns minutos antes de colocar sobre o bolo, cerca de 15 minutos.

Montagem:

- Se você quiser, pode desenformar o bolo, mas eu gosto dessa pegada mais caseira e deixe na forma mesmo;
- Fure com um garfo todo o bolo, lembrando de furar também perto das laterais;
- Regue com toda a calda e deixe o bolo descansar por 10 minutos;
- Adicione a cobertura ao bolo e leve a geladeira por 1 hora;
- Para enfeitar coloque raspas de chocolate ou outro confeito que desejar.

Rendimento: rende aproximadamente 12 pedaços bem generosos
Tempo de preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Fácil

A coca cola não dá sabor e você pode substituir por água, mas te juro, ela confere uma maciez tão gostosa ao bolo, que se eu fosse você faria essa receita desse jeitinho mesmo!

Um último comentário... achei engraçado que o número de comentários que recebi quando postei no instagram foi enorme. Muitas pessoas conheciam essa receita e também tinham memórias incríveis dela. Recebi um comentário específico que me emocionou muito, de um rapaz que se lembrou do bolo da mãe, e que fazia tempo que não a visitava, e que depois da minha postagem, ligou para a mãe, pediu o bolo e foi almoçar com ela no dia seguinte. Não é lindo o que a comida pode fazer na vida das pessoas?

Espero que tenham gostado!
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.