quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Pudim de leite condensado


Pudim de leite moça, cremoso e sem furinho, do jeito que eu gosto! Receita com gosto de infância que eu não costumo fazer muito, pois se tem, a gente come! Aliás, essa história de furinho sempre rende polêmica na internet e há quem prefira com muitos furos. A dica para deixar com furinhos é assar em forno mais alto, dessa forma a mistura "ferve" no banho maria e os furinhos aparecem.

Mas vamos a receita, que é tudo tão fácil que nem vou separar os ingredientes.
O caramelo eu fiz com 1 e 1/4 xícara chá de açúcar com 1/4 xícara chá de água. Misturei e levei ao fogo médio até virar caramelo. Depois, derramei na forma de pudim e com ajuda de um guardanapo, fui girando a forma até o caramelo grudar nas laterais. Deixei esfriar um pouco enquanto batia o pudim.

No liquidificador bati 3 ovos, com gemas peneiradas, 1 lata de leite condensado e 1 medida da lata de leite integral. Também adicionei 1 colher café de extrato de baunilha. Bati bem. Depois coloquei na forma delicadamente, cobri com alumínio e levei para assar em banho Maria, a 180 graus por aproximadamente 60 a 80 minutos. O meu ficou 75 minutos, mas você vai testando, colocando uma faquinha que precisa sair limpinha.

Tirei do forno, deixei esfriar e levei para geladeira. No mínimo 6 horas, mas eu prefiro deixar de um dia para o outro. Quando for desenformar, passe a faquinha nas laterais e leve rapidinho na chama do fogão para soltar um pouco do caramelo. Desenforme e seja feliz!

Rende 1 pudim pequeno, o que é ótimo para não exagerar no doce, não é mesmo?

Espero que tenham gostado!
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.