segunda-feira, 4 de maio de 2009

Croquete de carne com batata


Post reeditado em 18/10/2018.

Uma das coisas que aprendi com minha mãe desde criança e que até hoje se faz presente na minha vida, é nunca jogar comida fora e sempre colocar no prato aquilo que você realmente vai comer. Ela nunca foi de servir a comida para mim e para minha irmã, justamente para que nós duas pudéssemos aprender a nos servir de acordo com o tamanho da nossa fome. Por isso, tenho pavor em ver alguém jogando no lixo aquilo poderia estar alimentando várias bocas.

De certa forma, hoje, na minha casa, tento evitar ao máximo jogar produtos fora, tanto pelo desperdício, quanto pelo fator econômico mesmo. A ideia é comprar aquilo que realmente vamos utilizar, seja dentro do mês ou da semana, e verificar sempre prazo de validade dos alimentos, ou seja, se for vencer logo vamos consumir primeiro.

E nessa ideia de reaproveitamento de alimentos, eu procuro não só utilizar alimentos que muitas vezes as pessoas jogam fora como talos, frutas que estão para passar e sobras de arroz, como também pratos já prontos que podem virar outros pratos, como por exemplo a torta com massa de arroz que ensinei aqui e este croquete que vou mostrar agora pra vocês.

Eu já disse no blog que carne moída pra mim é sempre a salvação quando não tenho tempo de cozinhar nada muito elaborado. Pra mim ela vai bem com tudo: legumes, com milho e creme de leite (receita também já postada aqui), com ovo e ervilha, com molho... e principalmente com batatinha (e uma banana pra acompanhar né mãe?).

Mas o problema é que as vezes a gente erra na quantidade, e ficar comendo durante dias a mesma coisa não dá, a gente acaba enjoando e no fim o destino é o lixo. Mas aqui em casa, a carne com batatinha depois de pronta vira croquete. Veja como é simples e aproveite também esta ideia.

Ingredientes:

- + ou - 400 gr de carne moída
- 3 batatas médias cortadas em cubos
- 1 cebola grande picada
- 1 ovo
- 1 pires de queijo ralado
- + ou - 5 col. sopa de farinha de trigo
- sal e pimenta a gosto
- cheiro-verde a gosto
- farinha de rosca

Preparo:

1. Carne com batatinha (colocando caso alguém tenha dúvida né?!)

- Refogue a carne moída com um fio de azeite de oliva. Depois que ela estiver bem sequinha, coloque a cebola até ela murchar.
- Acrescente o sal ou tempero a gosto. Refogue bem.
- Coloque as batatinhas, deixe em fogo brando e vá pingando água para que não grude no fundo da panela. Deixe até que as batatas fiquem molinhas mas sem desmanchar.
2. Croquete:

- Pegue a carne já preparada e coloque em uma vasilha grande. Amasse primeiro com um garfo para despedaçar as batatas.
- Em seguida, adicione o ovo, mais um pouquinho de sal, o queijo ralado, o cheiro-verde e misture bem com as mãos.
- Adicione a farinha de trigo até a massa obter uma liga. A consistência não deve ficar tão dura, a massa fica úmida.
- Modele os croquetes e se preciso vá passando farinha nas mãos para não grudar.
- Passe na farinha de rosca e frite em óleo quente.

Dica 1: Esse tipo de fritura é de imersão, portanto, se você estiver de dieta...fuja desta receita.

Dica 2: Não se atreva a mexer nos bolinhos antes de ele começarem a ficar douradinhos, porque senão eles quebram.

Rendimento: aproximadamente 30 croquetes médios
Tempo de preparo: 1h30m
Grau de dificuldade: Médio

Bom, agora pegue aquela cervela gelada que está na geladeira, sente na frente da tv e se delicie. Fala a verdade, não é lindo reaproveitar os alimentos assim?

Beijos,
Fla

Foto do post original em 04/05/2009


Um comentário:

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.