Ano passado, no aniversário da Gui minha sobrinha, eu experimentei um sanduíche de carne que a bisavó dela fez que meu Deus do céu era de comer rezando. Eles chamavam de "carne louca", mas para mim "carne louca" é outra coisa. Independente do nome, o sanduíche de mini pão francês, vinha recheado de uma carne desfiadinha e repleta de um molho delicioso.
Descobri que a minha cunhada, mãe da Gui e neta da dona da receita, nada sabia sobre a mesma, a não ser que era feita com muito pimentão, tomate e que a carne não era lagarto, e sim uma carne de segunda bem cozida e desfiada. Passado o tempo, apesar de não esquecer da delícia que provei, eu esqueci de pedir ou melhor, de cobrar a receita que minha cunhada ficou de pegar e me passar.
No entanto, no aniversário do marido, eu me aventurei a tentar reproduzir a dita cuja mas ao meu modo mesmo, e olha, não é pra falar não, mas o trem ficou bom viu... olha gente, nem eu acreditava que ia ficar tão bom quanto ficou.
Desculpa pela falta total de luxo em tirar a foto com a carne ainda na panela, mas sabe como é né, dia de festa as coisas ficam numa correria total, e eu esqueci de tirar também a foto do sanduíche pronto... mas com certeza ele vai rolar de novo lá em casa e aí eu tiro.
Para festinhas, tanto de crianças, como de adultos, é uma ótima sugestão, porque além de ser barata, é gostosa e fácil para servir.
Ingredientes:
- + ou - 1 kilo de lagarto sem gordura
- 1 xícara de água
- 2 col. sopa de azeite
- 2 cebolas grandes em pétalas não muito finas
- 4 tomates picados
- 1 pimentão grande vermelho
- 1 pimentão grande verde
- 1 cubos de caldo de carne
- 1 pimenta dedo de moça sem semente picada
- sal a gosto
Preparo:
- Corte a carne em cubos grandes e coloque na pressão com um pouco de sal, o caldo de carne e a água. Deixe até que esteja bem cozida e desfiando. Reserve 1 xícara do caldo do cozimento e deixe a carne esfriar.
- Desfie a carne e caso tenha dificuldade, coloque um garfo no centro de cada pedaço e gire o garfo. As fibras vão se soltar facilmente e você terá sua carne desfiada rapidinho. Reserve.
- Em uma panela aqueça o azeite, e refogue a cebola rapidamente, até ela começar amolecer. Junte a carne, os pimentões e a pimenta.
- Quando os pimentões começarem a cozinhar é hora dos tomates. Adicione-os e deixe a panela tampada em fogo bem baixo até que eles fiquem quase totalmente dissolvidos.
- Caso você perceba que a carne está ficando com pouco molho, vá acrescentando o caldo do cozimento da carne que está reservado.
- Corrija o sal e pronto.
Agora pegue aquele pãozinho fresquinho, um copão de coca bemmmm gelado, e curta sua festinha.
Bom né?
Espero que gostem.
Beijos,
Fla.
Deve ser um sanduíche maravilhoso, será bom para fazer a tarde,para o lanche.Gostei
ResponderExcluirEdilia
Eita, Flávia! Pão com carne é tudo que há, e lembra minha infância. Eu comia tanto, e era tão bom... por isso essa daí deve ficar muito gostosa mesmo. :)
ResponderExcluirAH! Acho que você já havia feito comentários no Bicha sim, mas faz um bom tempo... :)
Bom, mas o mais importante é que tenha gostado do espaço e das dicas sobre organização.
Espero que volte mais vezes e fique a vontade para comentar. Muitas vezes dá um “trololó” danado por lá. :D
Beijos!
Fla, aqui em casa em aniversário só dá carne louca, com muuuuita cebola!! É bom demais, no dia seguinte então nem me fale, a gente como fria, bem temperadinha com azeite, ai, ai...O regime já foi, né?
ResponderExcluirEstou aguardando suas receitas, se quiser me mande por email, tá lá no blog.
Beijinhinhos
Como é a sua carne louca Fla?
ResponderExcluirPois é, Flávia. É muita estória que a gente escuta por aí, cada um que diga algo e julga está com a verdade. É por isso que dou mesmo valor a história e fala de profissionais.
ResponderExcluir;)
Beijos
em sp essa carne e mais vermelhinha e com azeitonas e salsinha , mais a sua esta com um cara otima viu ? e dá sim para fazer tranquilamente com miolo de acem , beijos fica com Deus
ResponderExcluir