terça-feira, 26 de maio de 2009

Chuchu recheado

A idéia original desta receita veio do blog da Carina, que eu conheci a pouco tempo e adorei, principalmente porque ela coloca algumas coisas sobre uma cidade que eu gosto muito, Piracicaba, além de receitas deliciosas.

Quando vi a receita do "chuchu light" recheado com ricota, pensei com meus botões que seria realmente genial transformar um legume que não tem lá muito gosto e um queijo que obviamente sozinho não tem sabor nenhum, em um prato bem atrativo, e foi justamente isso que aconteceu.

Fiz algumas pequenas modificações na receita da Carina, mas olha, acho que as opções de recheio podem ser enormes, vai da criatividade de cada um.


Vamos lá.

Ingredientes:

- 2 chuchus cortados ao meio
- 400 grs. de ricota
- 2 tomates picadinhos sem semente
- 1/2 cebola picada
- 2 col. sopa de requeijão cremoso
- 2 col. sopa de parmesão ralado
- 2 col. sopa de azeite de oliva
- ervas à gosto (eu usei alecrim, manjericão, óregano e noz moscada)
- sal e pimenta a gosto
- 200 gr. de mussarela ralada

Preparo:

- Cozinhe os chuchus em água e sal. Deixe até que eles fiquem firmes porém cozidos. Escorra e reserve.
- Enquanto os chuchus estão cozinhando, amasse a ricota e junte os demais ingredientes (menos a mussarela). Tempere com as ervas, o sal e a pimenta.
- Pegue cada parte do chuchu e retire um pouco da polpa dele. Faça isso com a ajuda de uma faca, com a colher ele quebra.
- Unte uma assadeira com um pouco de azeite, arrume os chuchus e em cima de cada parte coloque 1 col. de café de margarina e recheie cada parte com a ricota temperada.
- Por cima coloque a mussarela ralada.
- Leve ao forno para gratinar a mussarela.

Olha, tá na lista das coisas que eu jamais poderia imaginar que ficaria tão bom. Até meu marido que torce o nariz pra chuchu adorou.

Beijos,
Fla

8 comentários:

  1. hum, chuchu é bom demais, adorei esta nova ideia, eu sempre faço como salada, com ovos e vinagre, fica uma delicia
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fla!
    Oh! Também não imaginaria que o chuchu + a ricota pudessem resultar em algo gostoso. Mas a aparência está muito, mas muito boa mesmo. E se você diz que ficou bom, então acredito. ;)

    Sobre o lixo, sou como você, bonita. Uma vez que aprendi a separar o lixo, quem disse que consigo deixar esse hábito? Ainda bem, e é o que quero ensinar ao meu rebento quando um dia eu tiver um. E outra, pensando que pessoas vão lidar com aqueles resíduos, também não jogo uma lata de molho de tomate suja, por exemplo. Procuro eliminar o excesso de sujeira que tiver nesses materiais para facilitar o trabalho dos catadores e/ou recicladores. ;)

    Sobre móveis reaproveitados, sabia que há uma blogueira super sabida nisso? É a Isabel, do blog “Casa de Juntados”. Ela e o esposo dela, “virou mexeu”, estão restaurando móveis para a casa deles. E fazem isso com muita competência e graça. ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Flá querida, chuchu até entra na minha casa, mas só o faço gratinado, ou em forma de suflê, senão minha galerinha torce o nariz mesmo!!
    Achei a sua receita fantástica, uma maneira maravilhosa de se preparar esse legume, aparentemente tão sem graça, mas no fundo, tão gostoso!!!
    Não conheço ainda o blog da Carina, mas vou fazer uma visita a ela... =D
    Super beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  4. Oiii Fla, menina amei a receita da saladinha de repolho gosto muito de gengibre e nunca tinha pensado em colocar pimenta calabresa na salada de repolho...

    E o chuchu, não sou muito fã...só uso em salada, sopa e um souflê gostosinho que já postei no blog...por isso que digo sempre essa blogosfera é uma delicia, aprendo todo dia...kkkkkk

    E bolo pão de queijo...eu também faço acho maravilha além de muito gostoso...meus filhotes adora e aprendeu a fazer e faz na casa dos amigos quando vão jogar videogame...faz o maior sucesso hihihihi...Bjinhus

    ResponderExcluir
  5. Flá!
    Depois o povo fala mal do chuchu, que ele é um sem graça!
    Essa receita está maravilhosa e imagino o gosto.
    Falo mais, chuchu tem gosto sim hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Flavia.Vim conhecer seu cantinho,gostei e fiquei.
    Ah e claro vou voltar!rsrsrs

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Cheguei a esta receit por causa de um selinho acredita?

    eu amo chuchu porque ele nao engorda! brincadeira, mas é mais um legume e mais uma cor no prato,
    então a gente fica inventado formas de comer diferente o elgume nosso de cada dia. vou experimentar a receita e volto pra contar.

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.