quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sanduíche de Lagarto

Ano passado, no aniversário da Gui minha sobrinha, eu experimentei um sanduíche de carne que a bisavó dela fez que meu Deus do céu era de comer rezando. Eles chamavam de "carne louca", mas para mim "carne louca" é outra coisa. Independente do nome, o sanduíche de mini pão francês, vinha recheado de uma carne desfiadinha e repleta de um molho delicioso.

Descobri que a minha cunhada, mãe da Gui e neta da dona da receita, nada sabia sobre a mesma, a não ser que era feita com muito pimentão, tomate e que a carne não era lagarto, e sim uma carne de segunda bem cozida e desfiada. Passado o tempo, apesar de não esquecer da delícia que provei, eu esqueci de pedir ou melhor, de cobrar a receita que minha cunhada ficou de pegar e me passar.

No entanto, no aniversário do marido, eu me aventurei a tentar reproduzir a dita cuja mas ao meu modo mesmo, e olha, não é pra falar não, mas o trem ficou bom viu... olha gente, nem eu acreditava que ia ficar tão bom quanto ficou.

Desculpa pela falta total de luxo em tirar a foto com a carne ainda na panela, mas sabe como é né, dia de festa as coisas ficam numa correria total, e eu esqueci de tirar também a foto do sanduíche pronto... mas com certeza ele vai rolar de novo lá em casa e aí eu tiro.

Para festinhas, tanto de crianças, como de adultos, é uma ótima sugestão, porque além de ser barata, é gostosa e fácil para servir.


Ingredientes:

- + ou - 1 kilo de lagarto sem gordura
- 1 xícara de água
- 2 col. sopa de azeite
- 2 cebolas grandes em pétalas não muito finas
- 4 tomates picados
- 1 pimentão grande vermelho
- 1 pimentão grande verde
- 1 cubos de caldo de carne
- 1 pimenta dedo de moça sem semente picada
- sal a gosto

Preparo:

- Corte a carne em cubos grandes e coloque na pressão com um pouco de sal, o caldo de carne e a água. Deixe até que esteja bem cozida e desfiando. Reserve 1 xícara do caldo do cozimento e deixe a carne esfriar.
- Desfie a carne e caso tenha dificuldade, coloque um garfo no centro de cada pedaço e gire o garfo. As fibras vão se soltar facilmente e você terá sua carne desfiada rapidinho. Reserve.
- Em uma panela aqueça o azeite, e refogue a cebola rapidamente, até ela começar amolecer. Junte a carne, os pimentões e a pimenta.
- Quando os pimentões começarem a cozinhar é hora dos tomates. Adicione-os e deixe a panela tampada em fogo bem baixo até que eles fiquem quase totalmente dissolvidos.
- Caso você perceba que a carne está ficando com pouco molho, vá acrescentando o caldo do cozimento da carne que está reservado.
- Corrija o sal e pronto.

Agora pegue aquele pãozinho fresquinho, um copão de coca bemmmm gelado, e curta sua festinha.

Bom né?
Espero que gostem.

Beijos,
Fla.

6 comentários:

  1. Deve ser um sanduíche maravilhoso, será bom para fazer a tarde,para o lanche.Gostei
    Edilia

    ResponderExcluir
  2. Eita, Flávia! Pão com carne é tudo que há, e lembra minha infância. Eu comia tanto, e era tão bom... por isso essa daí deve ficar muito gostosa mesmo. :)

    AH! Acho que você já havia feito comentários no Bicha sim, mas faz um bom tempo... :)
    Bom, mas o mais importante é que tenha gostado do espaço e das dicas sobre organização.
    Espero que volte mais vezes e fique a vontade para comentar. Muitas vezes dá um “trololó” danado por lá. :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fla, aqui em casa em aniversário só dá carne louca, com muuuuita cebola!! É bom demais, no dia seguinte então nem me fale, a gente como fria, bem temperadinha com azeite, ai, ai...O regime já foi, né?
    Estou aguardando suas receitas, se quiser me mande por email, tá lá no blog.
    Beijinhinhos

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Flávia. É muita estória que a gente escuta por aí, cada um que diga algo e julga está com a verdade. É por isso que dou mesmo valor a história e fala de profissionais.

    ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. em sp essa carne e mais vermelhinha e com azeitonas e salsinha , mais a sua esta com um cara otima viu ? e dá sim para fazer tranquilamente com miolo de acem , beijos fica com Deus

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.