sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Risoto de gorgonzola e nozes


Eu não sei quantas vezes já disse pra vocês e não me canso de repetir: Risoto de panela de pressão é a salvação da sua cozinha! E eu agradeço a Rita Lobo todo santo dia por ensinar essa maravilha.

Se considerarmos o tempo de preparo, você vai levar no máximo 15 ou 20 minutos para sentar e comer seu belo risoto. E possibilidades mil de sabores: calabresa, queijos, limão, damasco e brie, salmão, tomatinho e queijo, frango, tender e por aí vai.

O que te ajuda? Ter um caldo pronto congelado. Isso já é meio caminho andado. Legumes congelados te ajudam num risoto de legumes maravilhoso também. E parmesão, que você pode inclusive congelar. Ok, que o arroz pra risoto não é barato, mas olha, vale o investimento. Quer ver como é fácil?

Ingredientes:

- 1 xícara chá de arroz arbóreo
- 2 xícaras chá de caldo de legumes ou carne
- 1/4 xícara chá de vinho branco seco
- 2 colheres sopa de azeite
- 1/2 cebola picada
- 1 colher sopa de manteiga
- 3 colheres sopa de gorgonzola
- 1/2 xícara chá de parmesão
- 1/4 xícara chá de nozes
- sal a gosto

Preparo:

- Na panela de pressão, aqueça o azeite e doure a cebola;
- Coloque o arroz, refogue bem e depois coloque o vinho e mexa até evaporar;
- Adicione o caldo de legumes quente, tampe a pressão, deixe em fogo médio e conte 3 minutos depois que começar a chiar a panela. Passado o tempo, desligue e deixe a pressão sair sozinha;
- Abra a panela, mexa bem e verifique o ponto do arroz, se precisar de mais algum tempinho, pode colocar um pouco de água e deixar em fogo baixo, mexendo sempre, mas esse tempo na minha panela é perfeito;
- Se estiver muito seco, pode acrescentar um pouco mais de água ou caldo também;
- Adicione o gorgonzola e o parmesão. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e corrija o sal. Sirva em seguida, afinal, risoto não espera.

Rendimento: Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Fala a verdade, não tem como achar essa receita difícil, né? Aqui no blog você encontra diversas outras receitas de risoto!

Espero que tenham gostado.
Beijos,
Fla.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.