segunda-feira, 4 de maio de 2020

Como fazer carne de panela

Eu sempre gosto de fazer estes posts "Como fazer", porque sei que vem muita gente aqui, ainda novata na cozinha, precisando de ajuda para começar a se aventurar na cozinha. E sempre me coloco à disposição de todos vocês, para qualquer dúvida, porque sei que esse começo pode parecer complicado, mas é questão de prática.


Então, vamos começar pelo corte da carne. Eu usei o lagarto, que é um corte excelente, super versátil e sempre aparece em promoção nos mercados. Se deixarmos mais tempo na pressão, ele desfia e vira uma carne louca ou ainda podemos gelar a carne, fatiar e preparar uma carne gelada deliciosa. Bifes preparados em camadas com tomate e cebola na pressão, rosbife e claro, aquele velho e bom lagarto assado e se possível, recheado, são outras opções para este corte.

Além de tudo isso, carne de panela também é uma ótima opção para este corte. E nesse caso, gosto de comprar a peça com menos gordura, assim não perco tanto. "Fla, mas eu não achei o lagarto, como vou preparar essa receita?". Substitua por coxão duro, paleta ou acém, que não são carnes tão magras, mas você pode pedir pro açougueiro dar uma boa limpada pra você e cortar em cubos para panela.

Agora, vamos ao preparo! Mas antes, só mais uma coisa. Vamos fazer na panela de pressão, e se você tem receio de utilizar, eu te dou outra dica importante. Utilize uma panela com borracha em bom estado, limpe sempre os buraquinhos da válvula com palito de dente e claro, não deixe o líquido da panela secar. Assim, você vai poder utilizar sem nenhum problema.


Ingredientes:

- 700 g de carne em cubos
- 1/2 cebola picada
- 3 dentes de alho
- 1 pedaço de gengibre (opcional)
- 1 folha de louro
- 2 tomates sem pele e sem semente picados
- 1/3 xícara chá de cenoura pequena em cubos
- 1/3 xícara chá de mandioquinha em cubos
- 1/3 xícara chá de vagem cortada
- 1/2 xícara chá de cheiro-verde picado
- Sal ou tempero caseiro a gosto
- 2 colheres sopa de vinagre

Preparo:

- Tempere os cubos de carne com sal ou tempero caseiro e o vinagre;
- Aqueça a panela de pressão e doure a carne temperada na panela sem nada de óleo, fazendo isso aos poucos (doura uma parte da carne, retira e coloca mais uma leva), até tudo ficar bem dourado. Cuidado para sua panela não queimar. Se isso começar a acontecer, pingue um pouco de água;
- Depois somei cebola, alho, gengibre e o louro e pingue água (1/4 xícara) para ajudar a liberar o fundo da panela. Você pode utilizar vinho tinto seco também;
- Adicione os tomate em cubos e volte a carne para a panela. Cubra com água (até que os cubos de carne estejam cobertos por água) e deixe 20 minutos na pressão.
- Passado esse tempo, retire a pressão da panela, levantando a válvula com um garfo ou colocando a panela debaixo d'agua até sair completamente a pressão, que é quando você levanta a válvula e não sai pressão; 
- Abra e confira se a carne está macia. Se não estiver, tampe a panela e deixe mais 10 minutos na pressão e repita o processo;
- Quando a carne estiver macia, adicione a cenoura, mandioquinha e a vagem, tudo cortado bem pequeno  e um punhado de cheiro-verde, tampe e deixei mais 5 minutos na pressão. Retire a pressão novamente, e deixei ferver sem tampa, para engrossar o caldinho. Corrija sal se precisar!

Rendimento: serve 3 a 4 pessoas
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Fácil


Você pode temperar com o que quiser, mas te garanto que desse jeitinho, já ficou delicioso! Sirva com um arroz branco e uma saladinha e pronto, você terá um prato maravilho e nutritivo!


Espero que vocês tenham gostado!
Beijos,
Fla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.