sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Sopa de ervilha 2

O Arte na Cozinha existe desde 2009. Sim, tem um bom tempo. No início tudo era bem despretensioso, não havia preocupação com a louça, com a toalha da mesa, com a luz e muito menos com a câmera. Com o passar dos anos eu fui ficando mais chata com isso. Ainda tenho muito o que melhorar, mas já hoje tenho uma estrutura que me permite tirar algumas fotos mais bacanas.

Eu não costumo trocar as fotos antigas do blog, pois acho que elas fazem parte da história que construí e da evolução deste espaço, mas confesso que algumas são tão engraçadas e ruins que eu não sei se dou risada ou se choro...risos.

Caso dessa receita, que foi postada em 7 de maio de 2009 e tinha uma foto escura pra danar ilustrando este post. E já que eu reproduzi novamente essa delícia em um desses dias que esfriou um pouquinho, eu resolvi fotografar novamente e fazer este ajuste...risos.

O link original da receita você pode acessar clicando aqui. Mas vou descrever melhor a lista de ingredientes aqui embaixo, porque isso também mudou por aqui.

Ingredientes:

- 250 gr. de ervilhas secas
- 500 ml de água quente
- 50 ml de caldo de carne fresco (pode utilizar 1 cubo se preferir)
- 1 dente de alho amassado
- 50 gr. de bacon em cubos
- 1 folha de louro
- sal à gosto

Preparo:

- Na panela de pressão coloque a ervilha, a água quente e o caldo de carne e o louro;
- Deixe a pressão chiar e conte 15 minutos aproximadamente. Cuidado que geralmente a ervilha espuma e se isso acontecer desligue o fogo, aguarde uns minutos e ligue novamente a panela;
- Passado o tempo, retire a pressão da panela, abra e verifique se necessita de mais tempo. Eu prefiro deixá-la bem desmanchada pois não bato no mixer, mas você pode fazer caso queira;
- Retire a folha de louro, mexa bem e mantenha a panela aberta em fogo baixo;
- Em outra panela coloque o bacon e frite até que fique corado;
- Adicione o alho e refogue mas sem deixar dourar muito para que não fique amargo;
- Junte o refogado a sopa, misture bem, adicione sal à gosto e deixe ferver por mais uns 5 minutos. Se necessário adicione um pouco mais de água;
- Sirva bem quentinho com um fio de azeite e um toque de ervas finas se desejar.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

É isso, no post original só troquei a foto, mas o texto está muito engraçado. Recordar é viver não é mesmo? 7 anos atrás eu estava tão diferente de hoje, que o meu texto reflete um pouco isso. Faz parte né gente?

Um ótimo final de semana a todos!
Beijos,
Fla.

7 comentários:

  1. Oi Fla,
    É incrível como a gente vai evoluindo no blog,não? Eu também quando vejo algumas fotos antigas tenho até vergonha.O bom é que caminhamos sempre para melhor.
    Parabéns pela delícia é esse "Arte na Cozinha".
    Bj e bom fim de semana,
    lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada disso, a anterior é muito amorosa , já percebi que é uma característica sua, então deixe aflorar...parabéns por todos nós!!

      Excluir
  2. Hummmmmmmmmm, que del´cia Flavita!!!!!Bjão linda!!!

    ResponderExcluir
  3. Sabe aquela espuma que se forma na panela de pressão quando cozinhamos grãos (feijaoes, ervilhas, grão de bico)?? Além de sujar a panela e o fogão pode entupir a válvula de saída do ar. Para evitar a espuma coloque um fio de óleo antes de tampar e levar a panela ao fogo. Garanto que espuma nunca mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dica ótima Silvia! Não sabia disso não e vou tentar na próxima vez que fizer algum cozimento de grãos!
      Obrigada por compartilhar!
      Bjs,
      Fla

      Excluir
    2. Perfeito dps que aprendi n fico sem ótima dica não faz sujeira e rápido e fica maravilhosa

      Excluir
  4. Coloquei o fio de óleo, nas não resolveu, 5 minutos e já estava espumando. Desliguei o fogo esperei uns minutinhos e liguei de novo com o fogo bem baixo. Agora deu certo,ficou mais 15 minutos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.