Enquanto preparava essa receita, lembrei das festinhas que aconteciam quando eu era pequena. Geralmente os aniversários eram em casa mesmo, com os vizinhos e amiguinhos do prédio, só com bolo, docinhos, cachorro quente e refrigerante. E quer saber? Acho que não existia comemoração mais deliciosa. A simplicidade destes momentos marcaram minha vida e me trazem lembranças tão gostosas, tão doces... literalmente falando.
De todos os docinhos de festa, o beijinho, sem dúvida alguma, é o que mais gosto. Sou capaz de dispensar o pobre do brigadeiro só pra ter o direito de desfrutar de mais um beijinho. Além disso, ô docinho pra ter nome fofo né gente?!
Com uma vontade alucinante de comer algo repleto de açúcar nesse final de semana, eu decidi preparar esta pequena delicinha. E eu ainda não tenho filhos, mas acho que vou adorar reviver as minhas festinhas, enrolando pequenos beijinhos para eles também.
Vamos a receita?
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 col. sobremesa de manteiga sem sal
- 100 gr. de coco ralado
- cravos da índia para enfeitar
Preparo:
- Em uma frigideira antiaderente e seca, coloque o coco ralado e em fogo baixo vá mexendo até que fique bem douradinho, mas cuidado para não queimar. Desligue o fogo e reserve;
- Em outra panela coloque o leite condensado, a manteiga e adicione metade do coco queimado. Mexa bem e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que desgrude do fundo da panela. É o mesmo ponto do brigadeiro, quando você tomba a panela e ele corre sem grudar;
- Desligue o fogo e despeje o beijinho em um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar por 1 hora;
- Unte as mãos com um pouquinho de manteiga, pegue pequenas porções de beijinho, enrole e passe no restante do coco queimado. Enfeite com um cravo se desejar e coloque nas forminhas.
Rendimento: cerca de 30 unidades (vai depender da sua medida)
Tempo de preparo: 1:40 minutos (contando o tempo para esfriar)
Grau de dificuldade: Moleza
Delícia gente, fica com um sabor muito gostoso e bem diferente do beijinho tradicional. Eu fiz com coco seco de pacotinho, então não posso dizer se você vai ter o mesmo resultado com o fresco. Mas se fizer, volta aqui e me conta. E posta nas redes sociais com a hastagh #receitadoartenacozinha que eu vou ficar bem feliz!
Um ótimo final de semana.
Bjs
Fla.
Olá Flá :)
ResponderExcluirAdorei esta sugestão. Também faço muitos brigadeiros e beijinhos (para os netos)... e não só!
Da próxima vez vou experimentar assim. Obrigada pela partilha.
Beijinho
Olá, Flávia!
ResponderExcluirEsses docinhos são simplesmente irresistíveis, hummmmmmm...!
Bjs, ótimo fds! ♥