quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Salada com legumes assados

Gosto de servir saladas mornas antes de refeições em dias mais frios. Acho que elas combinam muito bem se servidas antes de massas por exemplo, que foi o caso deste almoço que ofereci em casa. Fora que a combinação de legumes pode ser muito variada.

Os acompanhamentos assim como os molhos, podem variar de acordo com o seu paladar ou até mesmo com a escolha do prato principal. Queijos dos mais variados tipos, ervas frescas, croutons, torradas com alho, molho de queijo, balsâmico... nossa, minha cabeça vai longe nessas possibilidades.

Esta salada é mais básica, com poucos ingredientes, mas o queijo brie dá um sabor levemente amargo e os croutons feitos com pão de fermentação natural um toque mais ácido. O molho feito com balsâmico e mel ajudam a levantar os legumes escolhidos e dar um ar agridoce. Ou seja, doce, salgado, amargo e azedo, tudo o que a culinária pode oferecer de mais saboroso. 

Vamos conferir a receita?

Ingredientes:

(todos os legumes cortados em tiras grossas)
- 1 berinjela grande
- 1 pimentão vermelho 
- 1 pimentão amarelo
- 1 cebola roxa grande
- 1 xícara de tomate cereja
- 1 ramo de tomilho fresco
- 1 ramo de alecrim fresco
- 1 xícara de queijo brie cortado em cubos
- 2 xícaras de croutons
- 8 col. sopa de azeite
- 3 col. sopa de vinagre balsâmico
- 1 col. sopa de mel
- sal e pimenta à gosto

Preparo:

Molho:

- Em um vidro pequeno coloque os ingredientes do molho: as 8 col. sopa de azeite, o vinagre, o mel e sal e pimenta à gosto;
- Tampe o vidro e chacoalhe bem para emulsionar. Reserve;

Croutons:

- Comprei um pão de fermentação natural com azeite no dia anterior. Na manhã seguinte cortei em cubos grandes e levei ao forno 220º por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.

Legumes:

- Em uma assadeira coloque todos os legumes (menos os tomates), as ervas e tempere com azeite . Leve ao forno preaquecido 200º de 30 a 40 minutos, mexendo a cada 10 minutos para não queimar. Faltando cerca de 10 minutos, coloque os tomates e retorne a assadeira ao forno até que os demais legumes estejam cozidos;
- Depois de assados, retire do forno e deixe descansar por 10 minutos.
- Sirva porções dos legumes em um prato, coloque pedaços do queijo brie, croutons e despeje o molho por cima. Se desejar coloque algumas ervas frescas por cima.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil

Uma taça de vinho é a bebida perfeita para acompanhar esta salada. Experimente trocar os pimentões assados por pimenta cambucci ou então a berinjela por abobrinha e coloque lascas de parmesão ao invés do brie, fica delicioso!

Espero que tenham gostado!
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.