terça-feira, 30 de junho de 2009

Pão de orégano


Eu amo fazer pães. Só que a minha cozinha do apartamento é pequena e eu não tenho uma mesa onde seja possível sovar as massas da maneira que gosto, por isso, fica super complicado usar a pia para fazer isto. Tenho que lavar, enxugar, passar álcool, e nem pensar em abrir a torneira porque espirra água na massa. Então, ultimamente eu nem tenho feito mais pão.

Já pensei em comprar uma máquina de pão, mas confesso que a parte de abrir a massa e enrolar os pães, que é meu maior problema, ela não vai resolver, então por enquanto tá fora de cogitação.

Já fiz esses pãezinhos para levar pra faculdade, faço há vários anos em casa, já levei no meu antigo trabalho e foi através dela que eu conheci meus amigos do BC. Sim, porque foi com um comentário do tipo "Bom pessoal, vou saindo do blog porque preciso terminar meus pães", que eu fiz várias amizades...rs... o que um pão não é capaz de fazer na vida da gente né?! Rs...

Além de fácil, eu posso fazer a massa dentro de uma vasilha e depois enrolar na mão, então essa receita é perfeita para pessoas com pouco espaço na cozinha.

Ingredientes:

- 2 tabletes de fermento biológico
- 3/4 xícara de leite morno
- 3/4 xícara chá de óleo
- 1 ovo batido
- 1 cebola média ralada
- 1 col. sopa de orégano
- 1 col. sopa de açúcar
- 1 col. sopa de sal
- +/- 350 gr. de farinha de trigo

Preparo:

- Dissolva o fermento no açúcar.
- Coloque o óleo, o leite e o ovo. Misture bem.
- Adicione a cebola, o sal e orégano.
- Vá acrescentando a farinha e misturando com a ajuda de um fouet ou batedor, quando a massa começar a engrossar, sove com as mãos até que ela desgrude das mãos. Não precisa sovar muito.
- Deixe crescer por 1 hora em lugar aquecido e coberto por um guardanapo.
- Modele os pães e recheie com o que desejar. Passe uma gema por cima dos pães e deixe crescer por mais 20 minuos.
- Leve ao forno pré-aquecido até que eles fiquem corados. O rendimento é de aproximadamente 20 pães.

Gente, opções de recheio mil: presunto e queijo, queijo com tomate, ricota com requeijão e azeitonas pretas, frango com catupiry, cheddar com presunto... tudo vai muito bem, eu garanto.

Espero que vocês aproveitem esta receitinha, ela é super gostosa.

Queria aproveitar e agradecer a todos pelos comentários no post de ontem e os emails que recebi também. É bom poder desabafar e é muito bom receber o carinho de vocês. Obrigada de coração.

Ah e uma última coisa...não percam, ainda nesta semana vocês terão uma surpresa! Aguardem!

Beijos,
Fla.

15 comentários:

  1. Que delicia de receita!
    Não sou fã de sovar pães, mas adoro comer! rs
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Flá, temos mais ou menos o mesmo problema: falta de espaço para sovar os pães (eu tenho q sovar os meus na pia, e nem pensar em abrir a torneira)... para abrir, enrolar e dar o formato, até vai... mas faço a sova toda na MFP (acabei ganhando do marido)... pelo menos evito de fazer sujeirada no lugar onde vou abrir a massa... rsssssssssssss
    Esses pãezinhos parecem tão gostosos... adoro orégano (plantei na semana retrasada em casa algumas mudinhas... a de orégano está tao linda)!!
    Super beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  3. VOCÊ ESTÁ ME MATANDO DE CURIOSIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Tb tenho problemas com espaço, a minha pia é pequena e não tenho mesa (como assim????) É verdade não tenho mesa, morávamos em um outro apartamento e o "projeto de mesa" deixei por lá. Mudamos, nos projetamos para comprar e aí veio a história do novo apartamento (agora meu) e acho que só vou ter mesa daqui há dois anos. Vc deve estar se perguntando: como ela sobrevive sem mesa? Pois é, a gente come no colo e evita de repetir, hahahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Ahh!!! Que delícia de pãozinho Flávia.. Me deu água na boca..
    Acho que vou tentar fazer! Mas antes me diga quais as chances de dar errado...kkkkkk
    Nunca fiz pão na vida!!! =P
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fla!
    Ótima dica de pãozinho fácil e gostoso!

    Li seu post anterior. Já passei por isso duas vezes, Fla. Vi cortes, mas nunca fui vítima deles. Passar por isso ilesa é mesmo muito difícil, porque não há como o alívio de não ser cortada suprimir o mal estar que é ver pessoas perdendo seu meio de ganhar o pão, ver o desespero delas e achar tudo normal. Não é. É humano a gente sofrer com isso também, e eu imagino o mal que você sentiu. Espero que hoje você esteja se sentindo melhor, e continue acreditando que Deus vai dar o rumo certo para cada dos que foram desligados da sua empresa. Ele sempre acolhe a gente. ;)

    Que bom que gostou das dicas do post sobre doação. :D

    Beijos, bonita!

    ResponderExcluir
  6. Flavia, esta receita está prometendo, vou tentar fazer na panificador, pois, ao contrário de vocÊ, adoro fazer pão mas não tenho muita paciencia para ficar sovando. E lap top na cozinha ajuda bastante, rsss.
    bjinho

    ResponderExcluir
  7. Flor, mandei um e-mail sobre a entrevista. Bora colocar essa ideia em prática?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não faz assim não Fla!!! Eu sou a curiosidade em pessoa... rsrsrsrs
    O pão parece delicioso! parabéns!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, vim agradecer sua visitinha e conhecer seu espaço, amei...e esses pãezinhos estão uma tentação, esses são os melhores, adoro!
    Volte sempre, amei te conhecer,
    beijos e fika com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Eu também gosto de fazer pão em casa Fla... mas só de pensar na bagunceira e no trabalho que dá limpar, a vontade passa logo.... hehehehehehehehe

    Adorei esse pão de oregano... deve ser perfeito!

    Bjundas

    ResponderExcluir
  11. Fla, o paozinho parece delicioso!!! aeae...

    Mas, vem cá, como assim com a máquina de pao o problema de sovar e abrir nao se resolve? Como são as maquinas do Brasil? Não acho que sejam diferentes...

    Eu tenho uma maquina de pao e só jogo os ingredientes lá e, tcharan, 3h depois, tenho um pao quentinho e gostoso. Tem a opcao tb de vc fazer enpoja, depois parar o processo, sovar e talecousa, mas nunca usa. Checa com carinho as máquinas de pao dai... é uma maozinha na rodinha!

    bjo

    ResponderExcluir
  12. Ahh Fla! Fiquei muito animada para fazer!
    Ta ok!! Obrigada!
    Conto sim, pode deixar!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Fer, a irmã sabida2 de julho de 2009 às 22:06

    Eu tbém não sou de sovar massa, mas sou de comer... e irmã sabida que sou... hohoho... comi este mesmo e estava muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  14. Descobri hoje o seu blog e adorei! Sobre a preparação do pão, faço do jeito que a minha avó me ensinou: preparo e sovo o pão dentro de uma bacia. A bacia tem que ser grande, mas funciona que é uma beleza, não suja a bancada; E depois, a massa do pão pode crescer no mesmo recipiente. Experimente e depois me conta lá no meu blog (lilicagourmet)!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.