quarta-feira, 1 de julho de 2009

Noite do fondue


Eu acho que comentei aqui com vocês que no dia dos namorados eu ia fazer uma noite de fondues em casa. E eis que esqueci de colocar as fotos aqui, então lá vai. Arrumei a mesa bonitinha, coloquei um vasinho de gérbera para ficar mais alegrinho e tcharã... pronto.

Resolvi fazer tanto o de queijo quanto o de carne, este último por sinal, é meu favorito. Preparar uma noite de fondues é super simples, a primeira coisa que você precisa ter é um desses aparelhos para fondue. Nem precisa ser um grandão não, se você tiver grana aí sim, vale investir em um que já venha com potinhos e tal, caso contrário compre desses de tamanho médio. Estes da foto, um deles eu emprestei da minha irmã, o outro eu paguei R$ 28,90 em uma promoção no Extra.

Aí vem a parte de comprar os ingredientes.

Para o de carne você irá precisar para duas pessoas de aproximadamente 500 grs. de mignon. Pode até dar certo com alguma outra carne bem macia, como um miolo de alcatra, mas o mignon não tem gordura nenhuma, por isso é perfeito para o fondue. Se você for utilizar outra carne, lembre-se de retirar toda a gordura ok? Em uma panela comum, coloque óleo para esquentar, depois transfira com muito cuidado para sua panela de fondue. Não tempere a carne, porque se colocar sal ela vai espirrar e você vai querer morrer depois.

Para o de queijo você irá precisar também para duas pessoas: 250 gr. de queijo ementhal, 250 gr. de queijo gruyere, 1 dente de alho, 100 ml de vinho branco seco, 1 col. chá de noz moscada, 10 ml. de conhaque, 1 col. sopa de amido de milho. Para prepara, leve primeiro ao fogo baixo os queijos, e espere derreter bem. Depois junte o vinho, o conhaque e o amido de milho em uma vasilinha, misture bem e coloque junto com os queijos. Adicione a noz moscada e deixe começar a ferver. Desligue. Agora pegue sua panelinha de fondue, passe o dente de alho em toda a panela, descarte o alho e coloque a mistura dos queijos lá dentro.

Os dois são super fáceis de fazer. Agora você irá precisar dos acompanhamentos.

Para o de carne eu geralmente costumo comprar alguns molhinhos prontos e desta vez eu usei: maionese de molho tártaro, maionese de azeitonas, maionese com alho e um preparado de maionese com 1 xícara de maionese comum e 2 col. chá de curry em pó. Como meu fondue não vem com potinhos, utilizei estes mais básicos.


E para o de queijo, basta cortar pedacinhos de pão italiano. Mas você pode utilizar várias outras opções, até com a carne fica muito gostoso.

Olha, foi uma noite muito gostosa sem dúvida alguma. E não precisa fazer só no inverno, o de carne por exemplo vai bem o ano todo. Delícia né?

É isso aí. Já estamos na metade da semana... e eu estou querendo muito contar a novidade do blog, mas sóóóóó no final de semana...rs.

Beijos
Fla

9 comentários:

  1. Oi Fla! Estamos bolando uma noite de foundi lá na casa da minha mãe, no sábado. Só que vão umas 9 pessoas... rsrsr
    Sempre compramos este preparado pronto para foundi de queijo. Está R$ 12,73 numa rede de supermercados daqui de Curitiba. Faremos de queijo e de chocolate. Agora para com este suspense porque meu nome é curiosidade... rsrsrs sabe que eu sempre encontrava todos os presentes de Natal antes?

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tô com vergonha, mas vou confessar: eu nunca comi fondue!
    É verdade.
    Ficou com dó, Flavinha? Faz um pra mim!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Faço coro com a Rosi eu tb nunca comi fondue.
    nao sabia que a carne era frita, não é perigoso isso não?
    fiquei com vontade de fazer em casa.
    to roendo de curiosidade. dá uma dica vai?

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Fla
    De forma tão didática como a sua, impossível não achar fácil. E como é bom o foundue, né? ;)

    Vida longa, muito longa ao “Arte”, porque isso aqui é bom demais, bicha! :D


    Vixe! Na dúvida se fica ou se vai embora desse ap, melhor poupar o rico dinheirinho e não mexer em nada MESMO! ;)
    Beijos, bonita!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou viciada en fondue!!!! O de queijo da compa lindo é perfeito!!!
    Agora, só não curto fazer o de carne... não gosto de ficar esperando a carne fritar... hehehehehehe

    Bjundas

    ResponderExcluir
  6. O de carne eu não tenho paciência...rs

    Mas o de queijo é matador! Fiz sáb passado, e dessa vez fugi de só comer com pão e providenciei umas linguiças defumadas, engordativo até!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Fer, a irmã sabida2 de julho de 2009 às 22:08

    Tô em crise... rss... não sou muito sabida... porque eu empresto meu aparelho de fondue e ela nem me convida... tô só vendo as fotos.. rss... Comprei e usei uma vez só e minha dica é não temperar a carne porque explode no oléo... manchou minha parede... além de ficar meio perigoso...

    ResponderExcluir
  8. Adoro foundi.... lá em casa faço sempre o de queijo e o de chocolate com frutas. Fica sempre uma delícia, mas nunca usei os molhos... gostei da idéia! Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.