quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bolo de milho


Esse ano não fui nas festas juninas da cidade. Final de semana é tão curto e meu marido trabalha até tarde de dia de semana, então acabou que não fomos em nenhuma infelizmente.

Mas eu adoro esse clima de festa junina. Quero muito ter minha casa, com um quintal grande, e poder fazer minha própria festa junina com meus amigos, com direito a fogueira, bandeirolas, pescaria e tudo que um São João tem direito.

Lembro tão bem das festas juninas da escola onde eu estudava quando era criança. A quadrilha, as gincanas, as barraquinhas... era tão gostoso. Os ensaios da quadrilha eram sempre tão divertidos, e claro, uma ótimo oportunidade de você ser o parzinho daquele menino lindo que você era apaixonada...rs. Ô tempinho bom!

Mas eu e meu marido tivemos nosso próprio São João, a base de bolo de milho, receita da Fer, a irmã sabida. O bolo é ultra fácil de fazer e fica com um aspecto bem parecido com o de fubá cremoso sabe?! Delicioso. Vale a pena fazer.

Ingredientes:

- 1 lata de milho verde escorrida
- 3 ovos inteiros
- 1 copo de fubá
- 2 copos de açúcar
- 1/2 copo de óleo
- 2 copos de leite
- 1 col. sopa de margarina
- 1 col. sopa de maizena
- 1 col. sopa de fermento

*Usar como medida o copo de requeijão ou equivalente

Preparo:

- Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento, que deve ser colocado por último e envolvido com a ajuda de uma colher.
- Unte uma assadeira e enfarinhe, e despeje a mistura.
- Asse em forno 200º. O tempo do bolo varia muito. O ponto ideal é quando ele estiver dourado por cima.

A consistência da massa é quase que de uma pamonha, então não se assuste que ele vai virar um bolo. E a dica da minha irmã para saber se o bolo está pronto é dar uma balançadinha no forno, se o bolo não balançar mole então tá bom. Porque não tem como fazer teste do palito uma vez que o interior do bolo fica cremoso.

Facinho né?! Espero que vocês gostem da receita.

Ahhhh e aguardem, porque daqui alguns dias, o Arte na Cozinha terá uma novidade para os visitantes!

Beijos,
Fla.

10 comentários:

  1. Fla querida, que bolo lindo, amo tudo de milho, por isso esta festa é a minha preferida do ano. Já eu fui e vou em muitas festas. Realmente, tenho muita lembrança boa do tempo de adolescente nestas festas, ai, ai, ai. Seu blog tá ótemooooo. Bj grande.

    ResponderExcluir
  2. =D Aqui o que não aguento mais é festa junina! rsrs E as comidas típicas deliciosas estão por toda parte! Aproveito e respondo teu comentário lá na "minha cozinha". Eu moro em João Pessoa tem quase 2 anos e aqui também não vende muitos temperos. Quando alguém ou eu não viajo, encomendo da Bombay, que fica no Jardins (na capital) e o preço é bom. Eles entregam direitinho! O delivery deles é minha salvação na cozinha!Este é o site da loja virtual http://www.infopack.com.br/loja.php4?loja=1310
    Garanto que vale a pena! E quando for p/ SP, vai lá!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço pelo "irmã sabida" novamente, mas estes créditos não são meus... são da minha amiga querida Fabiana.... aliás no meu caderno de receitas há um papelzinho que ela escreveu com a receita e quase que dá errado pq ela esqueceu do leite... vou tirar uma foto e te mando... rs... o bolo é mesmo delicioso!

    ResponderExcluir
  4. Menina
    Faz um bolinho e me manda?!
    Aff, deve ser uma delícia.
    Eu fui em uma festa junina e amei, cada coisa boa...

    Tô curiosa com a surpresa! Conta vai.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fla!
    Está vendo porque gosto tanto do teu blog, é que você passa dicas tão fáceis e saborosas! Gosto disso. ;)

    Oh! Estou de volta e já deixei um selinho para você no Bicha, viu?:)

    Beijos, bonita!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostou do selinho, Fla! :D
    Mas é o que disse mesmo, gosto demais do teu blog. Gosto por causa das receitas “normais” e também porque você escreve muito bem, “emoldurando” as receitas com um trololó gostoso, sabe como é? Acho que o “Arte” se diferencia por isso. ;)

    Obrigada pelas felicitações ao meu aniversário, Fla. :D
    E sim, acho que você deveria levar o marido para conhecer Campos do Jordão assim que for possível. Nós duas sabemos que vale a pena. ;)

    Beijos, bonita!

    ResponderExcluir
  7. Oiiiies...oba vamos ter novis por aqui então????

    Adoro bolo de milho...e agora que tem milho no mercado o ano inteiro...afff...faço sempre...
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai, que delicia !ADORO bolo de milho.

    assim que sair da dieta eu faco.

    Bjs !

    ResponderExcluir
  9. Nuca provei! Tem ar de ser uma delícia! bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Flá. Nossa voce é profissional em Blog. Eu estou ainda engatinhando. Até alguns meses atras, não sabia nada desse mundo. Aprendi um pouco mexendo mesmo, depois de ganha-lo da Tati minha filha. Ainda fico boa nisso. Que bolo hein? Vou fazer amanha. Depois te conto.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.