Ótima pedida para a turminha da dieta e juro, eu acho que fica mesmo parecido com arroz. Você pode acompanhar qualquer prato com este arrozinho fake ou até mesmo adaptar e fazer uma espécie de risoto ou arroz cremoso.
Para o ponto ficar perfeito algumas dicas são importantes, e a principal é o processar da couve-flor. Se você não tiver um processador de alimentos com a tecla pulsar, vá ligando e desligando, porque se você deixar, vira uma sopa, e o que queremos são os pedacinhos. Outra dica importante, você pode utilizar tanto a parte branca da couve-flor (as flores) quando o talo, mas precisa processá-los em etapas diferentes, porque a flor processa bem rápido, já os talos precisam de mais tempo. Eu prefiro fazer só com a parte da flor, porque acho que fica mais neutro o sabor.
A água do cozimento é outro fator que influencia muito no resultado do arroz. Você deve utilizar uma quantidade mínima de água, porque a própria couve-flor já possui bastante água, se você adicionar mais do que o necessário, seu arroz vai virar uma papa estranha.
Bom, mas vou tentar detalhar da maneira mais didática possível! Se você tiver alguma dúvida, é só me escrever nos comentários (deixe sempre seu e-mail), que terei prazer em retornar.
Ingredientes:
- 1 couve-flor média (separe a parte branquinha - flor)
- 1 dente de alho espremido
- 2 col. sopa de cebolinha picada
- 1/2 col. café (rasa) de cúrcuma
- 1 col. sopa de azeite
- sal ou tempero caseiro a gosto
- 1/8 xícara chá de água
Preparo:
- No processador, utilizando a tecla pulsar, processe a couve-flor. Geralmente em 3 movimentos do pulsar ela já fica no ponto ideal;
- Em uma panela coloque o azeite e refogue o alho e a cebolinha que aqui eu utilizo para dar sabor;
- Adicione a cúrcuma e misture bem;
- Junte a couve-flor processada, a água e mexa até que fique bem incorporada;
- Some o sal ou tempero caseiro de sua preferência, mexa, tampe a panela e deixe em fogo baixo de 3 a 5 minutos, mexendo de vez em quando;
- É importante que ela fique al dente!
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Não tem erro, gente! É simples, é gostoso e você pode colocar os temperos que desejar. Quanto mais parecido com o tempero que você usa no seu arroz, melhor!
Espero que tenham gostado!
Beijos,
Fla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.