terça-feira, 10 de maio de 2011

E como é que se faz uma sopa?

Muitas vezes, nós que já cozinhamos há algum tempo, ficamos com aquela sensação de que alguns pratos são tão básicos que não necessitam de nenhuma explicação e que qualquer um sabe fazer. Bom, aí é que a gente se engana. Dá uma olhada no e-mail que eu recebi da Fabianna.

"Flá do Céu, me socorre! Você não sabe o que eu fiz. Eu sou casada há 2 meses apenas, em casa quando solteira nunca precisei cozinhar um ovo sequer porque minha mãe sempre fez tudo e eu nunca me importei em aprender. Pois bem, resolvi fazer um jantar para receber meus sogros em casa e como está fazendo friozinho aqui na minha cidade, achei que preparar dois caldos seriam uma ótima idéia...
...um dos caldos ficou extremamente salgado e só não ficou duro porque eu tive a brilhante idéia de bater a batata no liquidificador e o outro eu consegui que grudasse no fundo da panela! Aliás mandioquinha nunca mais na vida, peguei trauma! No fim o que salvou mesmo foram as torradinhas que minha sogra levou, ou seja, vergonha total! Preciso me redimir! Preciso da sua ajuda! Quer dar umas aulas pra mim? Você não vem pra Londrina não? Abraços, Fabianna."

Primeiro de tudo flor, respira fundo! Eu dei uma resumida no e-mail desesperado da fofa porque ela descreveu com detalhes o que aconteceu...risos... Olha, isso acontece, você não é a primeira e nem vai ser a última. Muita gente casa sem ter idéia do que é ferver uma água. Normal! 

Já respondi pra bonita que a idéia do marcador do blog "Iniciantes na Cozinha" é esta, ensinar o básico pra quem nem o básico sabe. E olha, para tentar te ajudar eu resolvi fazer este passo-a-passo de como preparar uma sopa de legumes simples. Esqueci de algumas fotos é bem verdade, mas já dá pra ter uma idéia de como começar pelo menos tá?! Vamos lá então?

Ingredientes:

- +/- 300 gr. de carne em cubos (utilizei alcatra, mas pode ser também: peixinho, sete, acém, coxão mole, músculo)
- 1 cenoura grande
- 1 mandioquinha
- 2 batatas
- 1 tomate
- 1 cebola pequena
- 1 col. café de cominho
- 1 col. café de colorau
- sal ou tempero pronto à gosto
- pimenta à gosto
- +/- 500 ml de água
- 1 col. sopa de azeite / óleo / margarina

Preparo:

- Para quem está começando é super bacana separar todos os ingredientes primeiro. (1)
- Em seguida, pique os legumes no formato que desejar, desde que eles fiquem mais ou menos do mesmo tamanho para que o cozimento seja por igual, e vá colocando os legumes picados em uma vasilha. (2)
- Já adicione junto aos legumes os temperos desejados, se for utilizar o sal já coloque na vasilha também. (3)
- Na panela de pressão (simmm, na pressão, sem medo tá?!) coloque o azeite e frite o tempero pronto (se for utilizá-lo). Em seguida coloque a carne, congelada ou não, na panela de pressão e não precisa nem esperar refogar, em seguida adicione a água, tampe a panela e deixe no fogo médio por uns 20 minutos (pode ser menos ou mais dependendo do tipo da carne, quanto mais dura, maior o tempo). (4)
- Desligue o fogo e aguarde sair a pressão caso você não tenha experiência ok? Se já estiver mais acostumada, coloque a panela ainda tampada debaixo da água para ajudar a sair a pressão e só abra quando você levantar o pino e não escutar mais o chiado da panela.
- Prove a carne para ver se está macia, caso seja necessário tampe novamente e leve ao fogo por mais alguns minutos.
- Quando a carne estiver macia, adicione todos os legumes de uma vez só, mexa bem, tampe novamente a panela e deixe na pressão por mais uns 10 minutos. Abra novamente, experimente para ver se os legumes estão cozidos, se necessário volte para a pressão por mais alguns minutos.
- Se estiver com pouco caldo você também pode adicionar mais água quente.
- Prove o sal, corrija se necessário e deixe a panela destampada em fogo baixo para engrossar um pouco a sopa.
- Nesse momento se desejar você ainda pode colocar macarrão para sopa ou arroz, e ir mexendo de vez em quando até estejam cozidos.
- Para servir polvilhe queijo ralado à gosto, ou se preferir, bata a sopa no mixer para virar um creme e adicione uma colher de sopa de creme de queijo minas TIROLEZ.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora aproximadamente
Grau de dificuldade: Fácil

Bom, é basicamente isso. Com o tempo você vai fazendo a coisa de forma tão automática e tudo ficará mais simples, o importante é persistir, porque cozinhar é como andar de bicicleta, ninguém nasce sabendo e é com treino que a gente vai melhorando. E claro, cada um tem seu modo de preparar, e você pode mudar os legumes, os temperos, fritar a cebola antes da carne, enfim, existem vários modos e este é apenas um deles, o mais prático na minha opinião. 

Ah sim, e na foto dá pra ver que eu tenho um pacotinho de carne congelada né? Pois então, quando compro bife eu sempre peço uns a mais e deixo picadinho em cubos, congelo e deixo com etiqueta para facilitar minha vida. Até mesmo quando vou limpar algum outro corte de carne, sei lá, coxão mole para fazer strogonoff, aqueles cortes que não tem como aproveitar para o prato, eu retiro a gordura, limpo bem, corto em cubos maiores e deixo para a sopa. Fica a dica.

Espero ter ajudado não só a Fabianna mas outras pessoas que também estão se aventurando neste mundo da culinária! 

Um beijo a todos,
Fla.

33 comentários:

  1. que rica sopinha amiga muito boa mesmo...bjokitass

    ResponderExcluir
  2. Ai, Fla, hoje eu to só na sopinha e nos líquidos, preparo para o exame de amanhã...Esta sua tá linda mas eu teria que bater no liquidificador! Ui,ui,ui!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fla, adorei sua explicação passo à passo, muito bem elaborada e de fácil entendimento, existem sim muitas iniciantes na cozinha e se faz necessário explicações detalhadas assim como vc fez neste post, a separação dos ingredientes acho essencial, facilita muito até para nós que já temos experiência na cozinha, os pacotinhos com carnes congeladas tbém uma ótima dica. Enfim, perfeito seu post. bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicado!!!
    A sopa está com uma cara ótima!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. Concordo com voce,essa sopinha é otima, gostei muito das receitas de seu blog

    ResponderExcluir
  6. Sopinha básica mas muito gostosa, principalmente nesses dias frios!
    bjs
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Fla,

    A dúvida da Fabianna é a de muitas pessoas, eu tenho sérias dificuldades em fazer sopas...haha Incrível!

    Obrigada por nos ensinar. ;oD

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fla!

    Estou visitando teu blog pela primeira vez e adorei. Também casei sem saber fazer sopa. Vou me inspirar na tua receita pra ver se tenho sucesso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Flá, acabei de conhecer o seu blog e dei risada com o e-mail da Fabiana pois lembrei do que eu fiz quando era recém casada.
    Acredita que eu fiz bife de charque para um almoço de domingo?! Terror total!
    Depois de alguns anos eu aprendi. Essa sopa cairia bem nesse friozinho que está fazendo em Floripa.
    Beijinho,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  10. A imagem da sua sopa já me botou idéias na cabeça, rsrs. É que aqui também tá esfriando e se eu não preciso nem de frio para querer tomar uma boa sopa, já viu, né? rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo Fla, eu tenho penso assim, e vez por outra também coloco o passo a passo de alguma receita simples, mas que algumas amiguinhas como a Fabianna tem dificuldade para fazer.
    Parabéns pela "sacada" do Iniciantes na Cozinha!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo post bem explicadinho...Delicia de sopinha heim hum..Bjókas

    ResponderExcluir
  13. Ah Fla que legal esse teu post. Quando casei sabia fazer bem pouquinha coisa, arroz, batata frita, ovo, um bifinho que não ficava lá essas coisas, morria de medo da panela de pressão... ai tanta coisa que ficaria horas descrevendo, mas com a prática e amor, fui conseguindo aprender e continuo aprendendo um montão de coisas, graças à Deus.
    Eu amo uma sopinha e essa ficou maravilhosa. Com a chegada do friozinho aqui, gostamos muito de uma sopinha à noite.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  14. Aiiii, quer dizer que eu virei um texto? Nossa Flá, super obrigada pelas explicações, óbvio que vou pra cozinha hoje tentar de novo, mas dessa vez só para meu marido e eu.
    Fiquei muito grata pelo seu carinho, já tinha certeza de que você era massa, agora tenho muito mais!
    Obrigada. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Oi Flavita,

    O frio chegando aqui no sul, e você me traz esta sopa deliciosa?? hummmm amo sopa de tudo que é jeito!!
    A sua ficou bótima!!

    bjs querida!

    Cris

    ResponderExcluir
  16. Sopinha com cheiro de mãe. Que delícia. Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha de explicação, vou tirar proveito disto, esta de separar tudo em uma vasilha só pra mim foi muito útil, quando vou fazer sopa faço uma confusão na cozinha que só vendo, rsrs.
    Bjs e Boa Noite

    ResponderExcluir
  18. bela postagem Flá querida. mandou muito bem. beijos

    ResponderExcluir
  19. Adoramos o blog Arte na Cozinha e estamos indicando no nosso facebook!

    Muito bem feito!

    Abraços,
    Equipe VIDEORECEITA

    www.videoreceita.com
    videoreceita@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie Flávia, tudo bem?

    Vim conhecer seu blog, e adorei suas receitas, são simples e fáceis!!! Parabens!!! Se quiser, venha conhecer meu blog tb! Estou te seguindo já.

    Bjs

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Querida Fla, obrigada pela visita e parabens pelo novo visual do blog, eu adorei, ficou lindo. Hummmmmm,o friozinho chegando e esse passo a passo da sopa despertou o desejo de fazer uma. delicia...beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Ótimo post e explicações Fla! Delícia de sopa! Com certeza vai ajudar muita gente além da Fabianna! E se vier pra Londrina passa aqui em casa tb viu... kkkkkkk
    Beijocas

    ResponderExcluir
  23. Fla, é muito bom qdo podemos ajudar alguém né? adoro! rs... até pq eu já pedi muita ajuda na cozinha, rs... amo sopinhas!! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Amiga, muito deliciosa a sua sopa.
    Beijos no seu coração.
    Sucesso pra você.

    casaefogao.blogspot.com
    fundoseatelie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Flá

    do jeito que estou, com uma gripe daquelas,com uma vontade de uma sopa, sem ter quem faça, chego aqui e vejo sua postagem da sopa que eu estava pensando e que sempre faço... rsrsrs

    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  26. Oi, Fla!
    Você ajudou a Fabianna e a mim também.
    Nunca fiz sopa, acredita? Mas já vinha pensando que desse inverno não passaria: eu vou fazer sopa... mas não sei como fazer. Já salvei seu post aqui, porque na hora de fazer a sopa, vou consultá-lo.
    Obrigada por ajudar quem é devagar quase parando na cozinha como eu... :D

    Beijos,
    Lidi

    ResponderExcluir
  27. Olá.
    Suas obras reconfortante fascina meu coração.

    Por favor, olhe bonito garotas japonesas.

    Comemoração das meninas KIMONO linda

    A oração de toda a paz ...
     bom fim de semana ...

    Saudações.and ABRAÇO FORTE!
    A partir de Saga, no Japão.
    ruma

    ResponderExcluir
  28. Amore,
    Gostei demais desse carim com cumadi Fabi. Sabe q por vezes ainda apanho c coisas simples na cozinha e são postagens assim tão explicadinhas q me salvam.
    E tava com saudade demais de prosiá com'cê e chegar com sopinha me agrada demais, nem carecia da carninha...mas td bem...eu separo...=)
    Desejo um lindo domingo (sem trabalho...rs)
    Um bejim grande no seu coração!

    ResponderExcluir
  29. Gente, que historia engraçada essa, eu já tive meus micos culinários também, mas sopa eu começei a fazer cedinho, espero que a Fabiana tenha feito outra sopa kkkk
    bjão Fla,
    Paula

    ResponderExcluir
  30. Oi Fla,

    Olha.. depois que eu vi aquela colherada de queijo na sopa... EU me perdi..rs.. Isso é maldade..kkk
    Adorei o post.
    Bjs Carol

    ResponderExcluir
  31. Oi Fla. Tudo bem por ai? Quanto tempo!

    bom saber que gostou das minhas caixas, obrigada pelo elogio.

    Que sopa mais linda...da até vontade, andei fazendo uma por aqui...acho que ficou boa! Mas vou tentar fazer essa.
    Beijo.
    Soll

    ResponderExcluir
  32. Oi Flá tudo bem?? Espero que sim, passei aqui pra te avisar que está tendo um sorteio da Sazón lá no meu blog, quando puder dê uma passadinha por lá, vai até dia 30/05 ta?? bjocas uma linda semana pra vc...

    ResponderExcluir
  33. Flavinha,
    Não sei se só está acontecendo comigo.Mas qdo abro p comentar através da foto do seu perfil, abre o Perfil claro...e na hora de clicar no link do blog q está como blogspot ainda...direciona para esse:
    http://www.artesnacozinha.com.br/
    Como já sei o endereço direto "ponto com" daí tenho que digitar.
    Mas pode confundir alguém, ainda mais q sabiam q vc estava mudando o blog.
    Tb pode ser coisa desse blogger q não tá bom da cabeça...
    Um bejim!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.