quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conhecendo Salvador...

Quando adolescentes, eu, minha irmã e uma prima muito querida, adorávamos falar como legítimas baianas. Era um tal de oxente pra cá, bichinha pra lá, mainha acolá, e fazíamos isso simplesmente porque era nosso jeito de se comunicar, brincar e se divertir. Sempre brincávamos que um dia nós 3 iríamos para a Bahia e aí é que voltaríamos insuportáveis porque certamente adotaríamos aquele sotaque delicioso.

A vida se encarregou de realizar nosso sonho, todas nós pudemos conhecer aquela terra linda, cada uma ao seu tempo, e eu fui a última, por isso além da vontade louca de desbravar aquele lugar maravilhoso, a sensação de "elas poderiam estar aqui comigo" se fazia presente a cada "minha rainha" que eu ouvia da população nas ruas.

Ficamos (eu e marido) apenas 3 dias em Salvador, um tempo muito curto para se conhecer toda aquela cidade, que até então eu imaginava ser bem menor do que realmente é. Ficamos hospedados no hotel do SESC, porque marido trabalha lá e então pagamos um preço bem camarada. O atendimento do hotel é muito bom e a parte de hospedes é totalmente separada da parte em que a população pode fazer uso gratuitamente, o que é ótimo porque o lugar lota minha gente!


O primeiro passeio que fizemos foi pela cidade baixa. Um guia muito do doido nos levou para conhecer alguns lugares como o "Dique do Tororó", onde na frente existia o estádio Fonte Nova, que foi destruído para a construção de um novo estádio para a Copa de 2014, depois passamos pelo porto e chegamos na minha tão esperada Sorveteria da Ribeira, onde aproveitei a curiosidade para provar um sorvete de tapioca e de cupuaçu. (Aliás cupuaçu é uma das minhas frutas prediletas, já falei?).

Depois fomos até à Igreja do Bonfim. Infelizmente não conseguimos ficar por lá muito tempo, como estava tendo missa, tinha muita gente dentro da Igreja e ficamos só alguns minutos, mas deu para conhecer este ponto turístico tão bonito e claro apreciar a vista de lá de cima que é linda de viver. Ah sim, e nem vamos comentar dos vendedores ambulantes porque olha eles te deixam louca. Ainda mais eu, branquela que só, com toda a pinta de turista que existe. Essa parte não é legal.

Saindo de lá chegamos ao Mercado Modelo, lugar apinhado de turistas enlouquecidos com a quantidade de artesanato, produtos regionais, e os famosos souvenirs. Preciso dizer que eu estava entre estes turistas, porque meu lado consumista fica muito aflorado nestes lugares e simplesmente quero levar tudo, coitado do meu marido...risos. Trouxe além de camisetas, beiju para tapioca, dendê, manteiga de garrafa, castanha e muitas outras coisas. Tudo de bom e parada obrigatório de qualquer turista!

Pois bem, a noite, como todo bom paulista que se preze, fomos conhecer o Shopping Salvador e meu Deus como lá é grande (moro em Sorocaba onde o Shopping tem um andar só...hehe). Andamos bastante e decidimos entre aquele monte de restaurantes comer no MAO THAI, uma comida deliciosa e barata. Super indico!

No outro dia, além de aproveitar muito a piscina do hotel, fomos passear na Cidade Alta. Antes passamos por vários pontos turísticos, incluindo o maravilhoso Farol da Barra que tem a vista mais bonita da cidade na minha opinião. Por mim eu ficaria horas ali só olhando aquela paisagem.

E de lá partimos para o Elevador Lacerda, que faz o acesso à Cidade Alta. Enfrentamos aquele sol de estourar mamona, e por R$ 0,15 chegamos ao nosso destino. Visitamos Igrejas lindas, mas para mim a mais especial foi a Igreja de São Francisco de Assis, santo pelo qual sou devota e por isso essa visita teve um significado especial para mim, foi muito, mas muito emocionante.

E claro, Cidade Alta significa principalmente Pelourinho e ali minha gente eu me achei! Que delícia conhecer aquelas ruas estreitas, cheia de cultura, de história e de baianas a caráter por todos os lados. Um passeio também obrigatório para qualquer turista e que vale muito a pena. Pena que naqueles dias não teve nenhum ensaio do Olodum, eu adoraria ir!


Para fechar nossa estadia na Bahia com chave de ouro, por indicação do nosso taxista Fernando (já já conto essa história), fomos conhecer o restaurante do premiadíssimo Chef Beto, o Paraíso Tropical, que por sinal faz juz ao nome, porque ali é um pedacinho do paraíso mesmo.

Além de termos sido super bem atendidos pelo garçom Léo (figura!), o próprio Chef Beto, foi pessoalmente nos contar um pouco sobre o restaurante, seus prêmios e explicar alguns dos pratos com muita simplicidade e simpatia. Ah sim, e perca alguns minutos babando na Jabuticabeira que fica ao centro do restaurante, linda linda linda de viver e repleta de frutos.



Aliás, a maioria dos produtos utilizados pelo Chef vem da plantação que eles possuem no fundo do restaurante. Aquele lugar é uma antiga rinha de galos, que após ser fechada foi transformada neste belíssimo espaço gourmet.

Como turista é fogo, eu tratei logo de provar tudo o que eu não havia comido ainda, e pedimos como entrada uma porção de com carne de sol (que não tem nada a ver com a nossa carne de sol daqui), carne e linguiça de fumeiro, acompanhados de farofa de manteiga, vinagrete e molho de biribiri. Ok, pra você é muita novidade? Pra mim também foi, uma agradável surpresa diga-se de passagem, porque as carnes são simplesmente divinas e os acompanhamentos idem. Meu marido gamou na tal da farofa e eu no biribiri que é uma frutinha nativa e bem azedinha.

Para acompanhar esta delícia, aceitamos a sugestão do garçom e fomos de frozen (eles chamam de suco) de coco e morango. Agora pára tudo! Vocês não tem ideiaaaaa do que é esta bebida. Feita de pura fruta, o sabor é algo que só provando para poder entender. Ai que vontade!

Depois, como prato principal, fomos de polvo, camarão e peixe com frutas carameladas. E gente, aquele caramelo eu não faço ideia do que seja mas é de longe o melhor prato que já comi em restaurantes! Para quem gosta de comida agridoce como eu, a pedida é certeira! E ainda tinha os acompanhamentos divinos: arroz com ervas, mandioca cozida e passada na manteiga e a farofa de manteiga. Um prato digno de premiação!

E aí você acha que acabou? Não não não. Quando você solicitar a sua conta, um querido garçom trará até sua mesa uma cesta repleta de frutas do pomar do restaurante, todas lindas e brilhantes, algumas já cortadinhas (jaca, cana de açúcar geladinha, mamão, manga, abacaxi) para você comer como sobremesa, e isso não é cobrado! Fora que o que você não consumir, eles ainda colocam numa sacola para você levar para casa. Foi assim que vim parar em Sorocaba com uma manga gigante, um cacau, tamarindos e biribiris.

O valor não é tão salgado se levarmos em conta a qualidade da comida. Tudo o que comemos, e foi muita comida gente, ficou em torno de R$ 170,00 para o casal. Garanto a vocês, que é um preço muito bem pago e que vale a pena conhecer o Paraíso Tropical.

E para terminar este post, vamos falar do nosso taxista. Conhecemos o Fernando no nosso segundo dia em Salvador, no começo ele quieto e nós também, até que começamos a puxar papo e eu e ele ficamos ali bons minutos conversando, e o marido ouvindo...risos... (marido não é de falar muito...rs). Fernando me deu várias dicas sobre a cidade, além da indicação do restaurante onde nos levou no dia seguinte, e já ficamos amigos!

Papo vai, papo vem, Fernando me conta que tem um site e que precisava de ajuda para fazer com que o site tivesse várias visitas para o Sr. Google deixá-lo na primeira página. Aí esta que vos escreve contou que tinha um blog e pronto, já fizemos uma troca de informações. Então queria pedir esse favorzinho à vocês, se você tiver algum conhecido que precisa de um táxi e que quer ser muito bem atendido, indique o http://www.taxidesalvador.com.br/. E claro, se você puder entrar no site dele para dar aquela força, eu agradeço! É só entrar, para que o Tio Google, registre sua visita.

E assim terminou nosso feriado delicioso. Claro que pretendo voltar muitas outras vezes a esta cidade linda, inclusive para o Carnaval, e se Deus quiser, quando eu me aposentar ainda vou morar por lá, porque afinal, eu levo ou não levo jeito para ser uma baianinha???? =)


Beijos,
Fla.

Links úteis:

http://www.sesc-ba.gov.br/
http://www.sorveteriadaribeira.com.br/
http://www.maothai.com.br/
http://www.salvadorshopping.com.br/
http://www.restauranteparaisotropical.com.br/
http://www.taxidesalvador.com.br/

28 comentários:

  1. Minha Bahia é linda né Fla?
    Sim eu sou baiana. Apesar de ter morado em outros estados e ainda morar fora da Bahia, foi lá que nasci.
    Beijos
    Patty

    ResponderExcluir
  2. Que viagem mais gostosa que voces fizeram hein?

    Esse restaurante...menina, que vontade louca que me deu de ir nesse lugar...rsss

    Já fui a Salvador algumas muitas vezes, mas nunca tinha ouvido falar nele...o que eu perdi, put´s!

    Mas agora já sei, obrigada amiga pela dica ótima!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Maíinha,
    Eu precisaria fazer um post aqui, pois está recheado de coisas boas para se comentar, minha amiga...
    Penso tb q sou mêi baiana, não há q ame mais acarajé do q eu...(sem camarão, né :)
    tapioca e uma boa farofa...e as cocadas, comeu alguma Flavinha (tô sem interrogação no note)
    Conheci Salvador qdo pequena, tem mtos anos q não volto...meu pai era baiano, mas morava em Minas...e por conta do trabalho dele moramos um aninho somente lá...:(
    Gostei de cumpadi Fernando...num era muito baiano, né...baiano de verdade é q nem mineiro...gosta de uma prosa...=D
    E seu cumpadi é q nem o meu...qdo num tá mudo, tá calado...=[
    E como diria meu véi...eu q converso mais q a nega do leite tb puxaria conversa...
    Trouxe cacau fia... delícia, né!
    Gostei muito das fotos, mas esse banquete foi maravilhoso... eta povo retado prá comer com fartura, hein!
    Eu moro pertin do sesc, agora seu cumpadi pode alugá uma casinha aqui... nóis vamo sê parenta e vizinha...e claro, vô vê Junin mais de pertin, né =D
    Um bejim grande procê e adorei ver a baiana na foto...(cara feliz de turista purin purin..rs)

    ResponderExcluir
  4. Que lindo passeio! Tu vê que coisa, eu sempre escutei coisas ruins de Salvador, que não era bem organizado, que não era muito limpo, muita gente que eu conheço que foi diz não ter gostado. Outras, claro, disseram que foram e que foi maravilhoso. E eu sempre ficava pensando sobre os pontos fracos que me foram ditos. Mas uma imagem vale por mil palavras né? Achei tudo lindo, as paisagens, os ambientes dos prédios e a apresentação dos pratos. Mudei meu conceito! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. estou babando. morei em Salvador por 5 anos e conheci esses lugares que comentou. Ô SAUDADE!é uma terra de gente muito hospitaleira e boa demais da conta mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo Salvador, conheci quase todos os lugares que vc citou, amava me esconder no shopping Salvador é imenso mesmo, tb já comi no mao thai e até fornecia a sobremesa deles.
    Não fui no Paraiso Tropical, mas está devidamente anotado.
    Quero voltar pra lá no carnaval, passei 2 por lá e posso dizer sem duvidas, foram os melhores dias da minha vida, inesquecível.

    Não vejo a hora de voltar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi querida
    Que saudade que me deu do Brasil! Fui a Bahia apenas uma vez e amei.
    Fico feliz por ter realizado teu sonho.
    Nao conheci Salvador, mas tuas fotos mostraram bem as belezas dessa terrinha. Também tenho muita vontade de conhecer a igreja do Bonfim.
    Uau, babei nesse sorvete de cupuaçu e tapioca.
    Tudo maravilhoso
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  8. Com esse seu post, vivi de novo toda a minha viagem maravilhosa a Salvador da Bahia. Era um sonho também, tem 6 anos que visitei a cidade e continuo querendo voltar.
    A cidade é tudo isso que vc descreveu, linda, maravilhosa, pessoas encantadoras, lugares maravilhosos. Eu fiquei uma semana, mas a vontade de voltar não passa nunca.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Lindas as fotos! Fiquei morrendo de vontade de comer no restaurante Paraíso Tropical!
    Beijinhos
    =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Que viagem fantastica! Adorei! Ainda nao conheco Salvador!
    Sabe! Eu tambem brincava de sotaque baiano quando era crianca!rrsss
    Que Paraiso de restaurante! Super em conta por tudo que vcs experimentaram!
    Parabens pela viagem! Obrigada pelas dicas!

    Beijos

    Mi

    ResponderExcluir
  11. fotos lindas..maravilha tudo!!conheço bem cada lugar que você mostrou ai..Salvador é muito lindo mesmo!!amei ver você na foto de baiana!!adorei o post!bjus...li

    ResponderExcluir
  12. Fla Salvador é tudo de bommmm!
    Adoroooo!
    Que passeio mais delicioso esse seu menina!
    Viajei junto.
    Pense numa baiana!!!
    Xeros

    ResponderExcluir
  13. Ah, essa viagem deve ter sido ótima né? Adorei as fotos!

    ResponderExcluir
  14. Fla,

    Que maravilha de viagem. Foi optimo ficar a conhecer um pouco mais da Bahia e das coisas maravilhosas que por la existem.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Que belo momento me proporcionou Fla nesta viagem Virtual até a bonita Bahia!
    Beijinho :)

    ResponderExcluir
  16. Fla,
    Que beleza de passeio. Eu já estive em Salvador e também amo aquela terra. Eu sou baiana de pai e mãe e goiana de nascença.
    fiquei muitos dias sem blogar... Qunta maravilha aqui! o bolo de limão pareceu bom demais mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Minha terra é abençoada!
    Salvador é um paraíso: tem praia, rio, lagoa... Cada lugar mais lindo que o outro...
    Ah, aqui na minha cidade, ninguém fala oxente, bichinha... kkkk
    Isso é coisa da capital mesmo! :D
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Tudo isso, só se vê na bahia!! só se vê na bahia!! Veja vc, moro em Salvador e ainda não fui conhecer esse famoso restaurante, que inclusive o chef Beto esteve no pragrama mais você e mostrou o restaurate. Depois do seu post, tenho que ir rsrs.

    Bjss
    Andréa Almeida

    ResponderExcluir
  19. Fla, viajei com você nessa postagem maravilhosa.
    Babei por tudo, principalmente pelas frutas e pelo sorvete.


    Beijão

    ResponderExcluir
  20. Fla, realmente Salvador é uma cidade cheia de mistérios e encantos. Passeando por lá sempre imaginamos o que as pessoas que ajudaram a construir aquela parte antiga não sofreram, não é? Sem a tecnologia que temos hoje.

    Gostei muito de Porto Seguro também, fui em épocas diferentes, pois, uma fica beeeeem distante da outra... e para percorrer de avião temos que ficar muitos dias, por causa de transtornos nos hotéis. Você deve ter ficado de olhos abertos para culinária, rsrsrs.
    A viagem deve ter sido maravilhosa, ainda mais com maridão do lado, kk.
    Bjos:

    ResponderExcluir
  21. Olá!!
    Adorei seu blog!! Já estou seguindo!!
    Adoraria uma visitinha!!
    http://sabordapaixao10.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Flá, querida, que belo post! Adoro unir turismo e gastronomia! Faz anos que não vou a Salvador, mas fiquei com muita vontade de retornar... Quem sabe nas próximas férias, né?
    Beijão

    ResponderExcluir
  23. Flá que delícia de viagem!!!
    Amo Salvador, tbm tenho boas histórias de lá...
    Cheirinhos,
    Dani

    ResponderExcluir
  24. Leva muito jeito sim (pra baianinha).
    Fla, que delícia de passeio, que lugares lindos, que comidas lindas, sabe que eu sonho em conhecer Salvador, "ó minha rainha como é maravilhoso este lugar".
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Amiga.
    Saudade de voce.
    Que delicia de lugar né?
    Eu fui pra Itacare... booom demais! Assim que puder volto, com toda certeza desse mundo.
    Lindas fotos.
    Grande beijo.
    Soll

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.