terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vamos às compras?


Vamos conversar um pouco? Diz pra mim, você passa sufoco para fazer as compras do mês? O que compra não dá nem pra duas semanas? Ou então, você acaba jogando comida fora porque comprou demais? Ou acaba gastando demais? Então saiba que você não está sozinho(a).

Eu recebi emails de algumas pessoas pedindo ajuda para entender como eu faço a minha lista de compras e como consigo ter sempre alguma coisa na dispensa que me socorre no final do mês, e agora resolvi montar este post para tentar de alguma forma dar um help, principalmente para quem acabou de casar e não tem muita prática nisto.

Então, vamos lá, você vai perceber que não é tão difícil assim e que passar no mercado toda semana pode não ser a melhor saída, principalmente para quem está com a grana curta.

1. A compra é para quantas pessoas?

Faça um cálculo da quantidade que precisará comprar pelo número de pessoas que moram na sua casa. No meu caso, somos apenas eu e meu marido, mas preciso contar que toda quarta-feira a minha ajudante Vilminha está em casa e claro que neste dia o consumo aumenta e por isso deverá ser levado em conta também.

2. Lista para anotação:

Coloque um papel na porta da geladeira ou então em outro lugar de fácil acesso, para ir anotando no decorrer do mês tudo o que começa acabar. Isto facilita e muito na hora de preparar a lista final, porque você não vai precisar ficar lembrando o que é necessário comprar.

3. Quantas vezes devo ir ao mercado no mês?

Se você tem disponibilidade para fazer mais de 1 compra por mês, pode até fazer, mas tome cuidado, porque no final você sempre irá levar mais coisa do que precisa. Uma média boa é ir ao mercado 1 vez ao mês, na feira 2 vezes ao mês e no açougue 2 vezes ao mês.

4. Foco no quanto poderá gastar.

Sim, porque quando não se vai com um objetivo certo, você certamente irá acabar gastando o dobro do que realmente precisa, então é muito importante você estabelecer desde o início quanto poderá gastar com a compra em si, e se poderá adquirir alguns supérfluos e quanto será o gasto com estes.

5. Separe sua lista por tipo de produto.

Isto ajuda muuuuuito! Quando o dia de fazer compra estiver por perto, passe sua lista da geladeira ou suas anotações a limpo em uma outra folha (vale até planilha de computador) e separe por categoria: Alimentos / Feira / Carnes / Limpeza / Higiene / Utilidades. Imprima a leve contigo quando for ao mercado.

6. Determine quantidades.

Sim, coloque na sua lista as quantidades de cada produto que irá levar pra casa, para isso costumo sempre pensar nas receitas que posso fazer no mês e quais ingredientes vou precisar, assim consigo estabelecer uma quantidade legal de itens.

7. Fique de olho nas validades.

Sim, porque se você faz compra 1 vez ao mês precisa ficar muito atento ao prazo de validade de algumas mercadorias, principalmente de laticínios. Não compre alimentos que podem vencer num prazo de 15 dias por exemplo, pois pode ser que o consumo não seja completo dentro deste período.

8. Leve uma calculadora.

O que? Você acha que isso é pagar mico? Pra mim, mico é comprar mais do que aquilo que se pode pagar ou pior ainda, do que se pode consumir. Não tenha vergonha! O dindin tá curto e você precisa ficar atenta ao total da sua compra? Então não abra mão de levar nossa amiguinha calculadora e vá somando tudo que está comprando, assim a surpresa não ficará na hora em que for passar no caixa.

9. Fique de olho nas promoções.

A briga entre os supermercados é grande, por isso, vale muito a pena você ficar de olho em ofertas que aparecem na televisão, jornais ou impressos distribuídos dentro dos mercados. Mas cuidado, porque essa história de fazer a compra picada, pegando as promoções de cada supermercado, pode no fim sair mais caro se você também contabilizar o que gasta de combustível e tempo nessa correria.

10. Congelar não é crime!

Eu não tenho tempo (quem dera tivesse) para ir ao açougue todo dia e nem toda semana, então eu compro carne geralmente 1 vez ao mês, chego em casa, congelo em porções, e assim sempre tenho a mão o que preciso. Carne fresca é melhor? Pode até ser, mas não vejo problema algum em fazer uso da carne congelada, até porque tempo é coisa rara hoje em dia e temos que aproveitá-lo não é mesmo?

11. Testando receitas.

Quem gosta de cozinhar está sempre querendo testar alguma receitinha nova, então o ideal é você já pensar em quais as receitas irá fazer durante o mês e já comprar os ingredientes para evitar aquela "passadinha" no mercado, onde certamente você irá deixar no mínimo R$ 100,00. Porque pode perceber, você sai com 3 sacolas do mercado e geralmente deixa algo em torno desse valor.

12. Não faça compra de estômago vazio.

Fazer compras com fome deveria ser considerado um crime. Óbvio que diante de tantas delícias e tentações seu subconsciente vai ficar doido e irá te obrigar a levar mais coisa do que você realmente precisa. E isso também vale para as crianças, se possível, deixe os pequerruchos em casa.

13. Experimente novas marcas.

Tá, eu concordo com você que é difícil abrir mão de algumas marcas, eu por exemplo não mudo de de sabão em pó e nem de maionese, mas alguns produtos, principalmente quando levam a própria marca do supermercado, são tão bons quanto os outros e se você reparar no fabricante, vai perceber que muitas vezes já os adquire porém com outra marca. Então experimente, no final a economia será grande.

14. Alimentos coringa.

Ou seja, coisas que nunca faltam em casa e que sempre me quebram um super galho: creme de leite, funghi secchi, milho verde, ervilha congelada, calabresa, carne moída, mussarela (que eu também congelo em porções), arroz arbóreo, tomate pelado, ovos, temperos secos (orégano, manjericão, pimenta calabresa), batata, cenoura, cebola e caldo de carne.

Estes geralmente são os que ainda resistem no final do mês, e se você pensar bem, poderá ver a infinidade de receitas que podemos preparar com estes ingredientes.

******************************

Acho que é isso gente. Espero que eu consiga ter ajudado de alguma forma e se você tiver aquela dica super legal, compartilhe também deixando nos comentários, tenho certeza que todo mundo irá adorar.

Caso você precise de uma ideia para preparar sua lista, encontrei estes dois sites que já disponibilizam uma lista que você poderá imprimir. Clique neste link para ir ao primeiro site e neste link para ir ao segundo.

Então é isso. Ótimas compras!
Beijos,
Fla.
fonte imagem: internet

40 comentários:

  1. Adorei as dicas, Fla! Essa tal "passadinha" no mercado é cruel mesmo. Eu cortei esse hábito e estou economizando bem mais.

    ResponderExcluir
  2. Legal o post Fla!! Eu sempre tenho macarrão extra em casa para uma eventualidade, tem boa durabilidade, é fácil e rápido de fazer.
    Você tem toda razão, eu adoro aqueles passeios no mercado sem compromisso e termino deixando meu dinheirinho todo por lá...kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas, Fla! As compras do mês são sempre um desafio!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Menina, um post super educativo, que todo mundo deveria ler, sabia?

    Eu só tenho peninha em dizer que na minha casa as compritas nunca dão pra nada...é um come come sem fim...haja grana!!! kkkk!!!!

    Fora que um passeio num supermercado gormet é pra mim como passear num parque de diversões...creduuuu!!!!

    ResponderExcluir
  5. maravilha de post amiga..belas dicas...li

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida!!! Há tempos uso a técnica da lista na geladeira. Ah, e evito ir ao mercado com fome. Mas adorei as outras dicas que vc deu. Começarei a colocá-las em prática.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Flá!
    Como vc esta?
    Adorei o post, realmente verdadeiro e útil. Eu por exemplo adoro passear no mercado e sempre saio de lá com sacolas extras e de coisas desnecessárias.
    Adotei a tecnica de fazer lista das coisas que estao acabando e na emergência ligo para o maridao e ele ja pega na volta do trabalho para casa. Tem dado super certo pq ele é objetivo e pratico.
    Gasta metade do tempo que eu gastaria, vem com tudo que pedi, nem a mais e nem a menos e o nosso gasto com mercado diminuiu consideravelmente!!!
    Fica ai uma complementacao de dica: peça para o marido passar no mercado quando acabar as coisas!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Fla...ótimas suas dicas.

    Tenho tentado me disciplinar quanto a compras de supermercado porque, como vc disse, a cada ida são R$ 100,00 que deixo para o Abílio Diniz, rsrs.
    Abração

    ResponderExcluir
  9. UAU QUE BELEZA DE DICAS !
    AQUI SOMOS EU E MEU AMOR Ñ FAZEMOS MAIS GRANDES COMPRAS ,POR ISSO ADOREI AS DICAS!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  10. Fla, que organização a sua! To orgulhosa viu!!rsrs
    Eu um painel na geladeira (é óóteemo) tudo anotadinho. É só passar para um papel e ir às compras. O duro é ir com o marido...afff.....ele compra mta besteira..hahauha
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ah....antes que eu esqueça...
    Vi que gostou do livro que comentei lá no Mamão. Vc sabe que eu pensei justamente em vc quando fiz a receita!?rs..lembrei do post das bolachinhas com seu sobrinho e pensei que ia ajudar as dicas do livro! ;) Acho que vale a pena viu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Flá,
    Gostei muito do post. Dicas assim são sempre bem vindas.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Tmb amei as dicas...mas pra falar a verdade acho que lá em casa precisamos de algumas coisas com urgência...tais como, disciplina, cardápio, rotina!!!

    Eu sempre tinha carne congelada, tirava de manhã pra fazer à noite, quando a noite chegava, maridinho resolvia jantar fora, ou então convidavamos amigos e o que tinha não dava, conclusão, a carne descongelada estragava..agora no freezer só tenho coisas que posso utilizar na hora..bife a milanesa, carne moida, nuggets, hamburguer, salsicha...essas coisas!!!

    Os comentários são ótimos, mas a dica da Cynthia não daria certo nunca lá em casa....maridex AMA super mercado...principalmente a parte de salgadinhos, embutidos, bebidinhas...aí já viu, né!!! Volta pra casa com trocentas coisas menos as que eu pedi...rs (chega a dar raiva...rs)

    Vc monta um cardápio ou qdo chega em casa é que pensa no que vai fazer? Eu não tenho a minima criatividade pra inventar!!!

    Bjuuuuus

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. ...seu cumapadi num leu antes de ir comprar o lagarto, não né cumadi?!=)...piadinha....
    Fia, em sampa a gente conseguia ir duas vezes por mês...
    mas aqui no interior tá uma luta...o mercado (coisa pequena) fica relativamente perto...e o pãozinho de lá é melhor q o da padaria...q fica colada. Então já viu...entro por conta do pão e por vezes saio c alguma coisinha...
    Mas tb vc não tem mta opção q nem Extra, Carrefour...por isso vai sempre levar algo útil (consolo)...
    E tb é assim, só tenho um ármario para as vasilhas e a tábua q fica debaixo da pia (não tenho armário ainda) então nada de compras gigantes pq não vai caber...no máximo é a caixa de leite se estiver na promoção...minha bezerrinha toma leite c nescau até no lugar de água se eu deixar...
    O único q vou c fome é no Extra, q gosto do lanchin de peito de peru c cottage...daí como antes...:)
    Mas vc tá cheia de planilhas e dicas...gostei!
    Um bejim bem grande!!

    ResponderExcluir
  16. ...uns errin nu portugues ai...mas é pressa, viu?! Bjim!

    ResponderExcluir
  17. Meninas, estou adorando os comentários, obrigada viu!

    Michelle, quanto a descongelar a carne eu faço assim, se descongelo e acabo não usando no dia, tempero bem com sal, limão ou vinagre e alho, e deixo para fazer no dia seguinte que daí não estraga, mas tem que colocar sal tá.

    E sobre o cardápio, eu geralmente anoto num papel as receitas que pretendo fazer durante o mês, coisas mais elaboradas, agora coisas do dia-a-dia eu faço de acordo com o que tem ou o que dá vontade. Algumas coisas eu sei que vou fazer pelo menos 1 vez no mês: um strogonoff, um frango cremoso, uma torta de palmito, então sempre como os ingredientes para estes porque sempre vou fazer.

    Vinni, aproveitar oferta de caixa de leite é uma ótima, porque as vezes eles fazem uma super promoção né? Você tá certa. Em casa usamos 6 litros por mês e olhe lá. É que eu não bebo leite e meu marido muito pouco.

    E gente, quando vou com meu marido é bom porque ele ajuda com as sacolas, mas por outro a gente sempre gasta mais. Então, é verdade, a dica é deixar o marido em casa...risos (ele vai ficar bravo de eu falar isso...risos).

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Oi Fla! Que ótima essa postagem, muito boa as dicas.
    Gosto muito de aproveitar as promoções e também de experimentar produtos novos, só não troco a marca do papel higiênico, pois o Marido só quer aquela, do sabão em pó e o absorvente que são meus preferidos.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  19. Flá, vc me otoriza a publicar seu post no meu blog, com TODOS OS CRÉDITOS DO MUNDO? =)
    Bju!

    ResponderExcluir
  20. Fla, perfeita sua postagem. eu sou bastante organizada quanto, compras, congelamento, frutas.
    congelo carnes desde sempre, e nunca tive nenhum problema nem estragaram, leite uso muito, de 2 a 3 litros ao dia, frutas, fora o colhemos ainda compro sempre o produto em safra, costumo comprar na feira do produtor no J Tatiana, e ainda compramos cx fechadas e rachamos em 4 pessoas, vez por outra ocorre um exagero, ai aparece por aqui tomate seco, muito molho congelado,compotas e gelias de frutas, mas tudo isto faz parte. o importante é não jogar nada fora. bjs

    ResponderExcluir
  21. Fla, adorei o post, dicas muito valiosas! E vc tem razão cada passadinha no mercado acaba saindo caro..rsrs

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela partilha dos conselhos ;-)
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Fla, que saudade menina nem no twitter to passando...trabalhando como uma louca. Quero a minha vidinha de volta kkkkk ja bisbilhotei tudinho o que perdi teve até arroz doce e farofa que eu adoroooo...snif snif
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Fla,
    Adorei seu post. Realmente, o ato de fazer as compras do mês não é uma tarefa simples. Você conseguiu abordar todas as nuances dessa ação mensal e obrigatória.
    Beijos. Muito show

    ResponderExcluir
  25. Muito bom Fla! Eu não casei ainda, mas vou direto fazer as compras com a minha mãe para ajudá-la, e realmente essa passadinha é dose, sai bem cara. Obrigada pelas dicas!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi amiga,antes de começar fazer a cesta não tinha nem idéia no que ia dar, mas realmente não foi nada difícil, e ficou bem gracinha né, daqui uns dias tem mais.
    bj,
    lena

    ResponderExcluir
  28. Eu passo no mercado no dia de feira p comprar verduras p a semana.
    Verduras e fruta é algo que realmente não dá p comprar muito pq estraga, é sempre bom ir no dia da promoção, vale muito apena, mas não se empolgue,kkk, compre só verduras e frutas,kkk...

    ResponderExcluir
  29. Fla, pois é, encontrei um criado quase igual ao meu. Sorte mesmo!
    Adorei esse post de dica, muito interessante, acho que agrada a todos.
    Bjs: Tia Ném.

    ResponderExcluir
  30. Oi Fla querida...nossa valeu a dica!!!
    Posso dizer que estou indo por esse caminho, começamos a perceber o qto economizamossss!!!
    Bjss na alma

    ResponderExcluir
  31. Oiii Flavinha!!

    Tudo bem minha flor??

    Adorei as dicas!!! Aqui em casa gastamos muito com supermercado e olha que somos só eu e maridinho. E o pior é a quantidade de comida que vai pro lixo!!!

    Obrigada pela dicas!!!
    Beijocassssssss
    Gi

    ResponderExcluir
  32. Fla, sou uma pessoa equilibrada em relação a compras, sou consumista mas dentro dos meus limites. Mas qdo vou ao mercado me empolgo e acho q vou fazer mil receitas em um semana. Saio de lá lisa. Valeu pelas dicas, espero que eu consiga segui-las, rs... bjocas, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Muito bom seu post.
    Tenho certeza de que vai ser ótimo prá muita gente que fica meio perdida com essa "novela" das compras, rs.
    Bj

    ResponderExcluir
  34. fia...será o dia? pq até me acalmei un cadin qdo vi q não tô sozinha...
    hj como diz minha sobrinha...o sistema tá bruto...
    quase tomei o floral no gargalo e ainda num deu resultado não...acho q vou gritar no ouvido de alguém mode miorá dus nervu...=D
    brigadinha pelo momento terapia...se num funcioná vô toma um ....tril (Ric me interna em Barbacena se lê isso.rsrs) Bejim!!

    ResponderExcluir
  35. como diria minha cucla, MARA, essa postagem. com certeza tem muita gente imprimindo para plastificar e ter sempre à mão.

    ResponderExcluir
  36. Fla, maravilha de post. Adorei as dicas! Eu sempre acabo passando um pouco do valor que planejo justamente em função do blog e daquela vontadinha de testar novas receitas. Mas adorei a sua dica de planejar as receitinhas novas. Vou seguir, com certeza!
    E quanto a carne, assino embaixo (e faço o mesmo, viu?). Para quem vive somente a dois, é muito complicado manter carne na geladeira sem correr o risco de estragar, e passar todo dia no açougue também não eras! Meu freezer é cheinho de carnes já separadinhas em porções.
    Beijocas! E já adicionei as suas listinhas nos meus favoritos do navegador.

    ResponderExcluir
  37. Excelentes dicas Flá! Parabéns pelo post....
    eu tenho um grave problema, vivo encontrando receitas deliciosas, e logo quero fazer, vivo no mercado....rsrs
    Bjssss

    ResponderExcluir
  38. Fa, sempre tão nossa amiga! Que publicação bem útil, principalmente nos dias que correm em que a Economia está a atravessar graves problemas e a afectar o dia-a-dia das famílias,né?
    beijinho e obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Flá obrigada por sempre deixar um recadinho legal la no meu blog!!!!

    Quanto ao post sabe que vc tem razão! pra vc ter uma idéia tem um varejão Oba aqui perto de casa, onde é tudo de primeira mas é mais caro. Aí resolvi passar a comprar no supermercado pra economizar (aqui em campinas não tem feira livre), apesar de ser bem mais barato no super, passei a gastar muito mais porque sempre acabava comprando coisas extras. O melhor é ir no mercado só uma vez por mês mesmo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.