terça-feira, 20 de julho de 2010

Campo Grande - a viagem

Pois então, recebi vários emails cobrando que eu não falei nada sobre minha rápida viagem a Campo Grande. É que eu estava numa correria, na verdade ainda estou, e por fim não tive tempo de fazer uma postagem. Mas isto será resolvido agora.

Foi muito emocionante como eu já esperava, eu de verdade já estava me esquecendo de algumas coisas e eu odeio isso. Minha memória as vezes é seletiva demais e eu acabo esquecendo de coisas que eu não gostaria de esquecer.

Não me lembrava por exemplo que as ruas e avenidas lá são tão largas, que a cidade não é tão grande assim quanto eu me lembrava, até porque quando se é criança tudo parece muito maior do que realmente é, também não me lembrava muito do sotaque daquela gente, mas por outro lado, eu fiquei impressionada em conseguir lembrar de algumas ruas, de alguns lugares e claro, de lembrar o sabor de comidas que já provei e que só encontro lá.

Caminhar pelas ruas do centro e visitar a galeria onde morei durante anos, teve um sabor muito especial para mim e a cada esquina era um chororô sem tamanho. Coitado do meu marido que tinha que me consolar e me aguentar falando: "Fá, aqui eu fazia isso!!! Fááá, aqui eu brincava!!! Fá, aqui eu tomava sorvete!!!". Mas acho que também foi de certa forma emocionante para ele.
Dos lugares que conseguimos visitar por causa do tempo curto, dois eram especiais porque me traziam ótimas e fortes lembranças: A Casa do Artesão foi um destes, lá é uma loja que fica em um prédio muito antigo da cidade, onde óbvio se vende todo tipo de artesanato e onde minha mãe também chegou a vender alguns produtos. Claro que saí de lá com um presentinho pra mim...hehe.

Já o Museu do Índio foi meio decepcionante. Antigamente ele ficava bem no centro e apesar de ser um espaço pequeno era delicioso entrar naquelas salas e olhar as coleções de animais, peças índigenas e a minha temida "sala das borboletas" (sim, eu tenho medo desse bicho..eca). Agora o museu está em novo prédio, bem distante do centro e para minha tristeza o acervo não estava completo e só pudemos entrar em uma sala. Ficou moderno demais e para mim perdeu aquele ar de "excursão de escola" que tinha antigamente.

Agoraaaaaa, comer chipa foi um dos momentos mais esperados desta viagem...risos. Sim, porque só quem já provou a chipa original, a que é feita em Campo Grande, sabe do que eu tô falando! A chipa é uma espécie de biscoito de polvilho e queijo, mais seco que um pão de queijo e mais macio que um biscoito de polvilho. E ainda por cima comi em uma padaria que eu conhecia e que é das antigas, a Padaria Jandaia. Olha a bichinha aqui.

Masss o top top do meu delírio gastronômico foi comer novamente o sobá! Já até falei do sobá aqui neste post antigo do blog, mas sem dúvida alguma que retornar a feira central, que também está bem diferente do que a que eu lembrava, e ainda por cima comer meu sobazinho delicioso foi sem dúvida a minha maior alegria nesta viagem. Olha aqui meu sobá.




Bom, Campo Grande não tem grandes atrativos turísticos, mas as cidades ao redor como Bonito, Dourados e o próprio Pantanal é que tornam a cidade mais atrativa, mas isso aos olhos de um turista, porque para quem morou lá ponto turístico é o que não falta! =)

É isso, ainda de quebra voltei com meu RG atualizado com o meu nominho de casada...hehehe, e também pude viver mais uma emocionante viagem de avião. Não adianta, avião e Flavia são duas coisas que não combinam muito bem...risos.

Beijocas,
Fla.

20 comentários:

  1. Não conhecia "chipa" nunca vi isso por aqui! E adorei passear com vc lendo seu post..rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fla.

    Adorei seu post, fiquei sabendo novidades que não conhecia dessa região.

    Aqui, esse bifinho de segunda-feira... parece delicioso, adoro cogumelos.

    Um ótimo dia!

    Bjs: Tia Ném.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fla!
    Lindas postagens...,a nossa memória gustativa da infância é mesmo impressionante,sabe que até hoje sonho em saborear uma caçarola italiana como a da padaria no interior de Minas em que passei minha infância e até hoje não encontrei...
    Passando para agradecer sua visita e lhe desejar um abençoado dia.
    T+.

    ResponderExcluir
  4. EU QUERO DESSA CHIPA!!!!!!!!!!!!
    VIU, MAS A CARNE DO SOBÁ MUDOU, NÉ????

    BJS.

    ResponderExcluir
  5. Fla, todos os lugares tem seus encantos e maravilhas. Já comi sobá e chepa, mas os originais ainda não, um dia quando for ao Pantanal e Bonito, que tenho muita vontade, darei uma passada em CG e vou provar. Adoro conhecer as comidas típicas dos locais que visitamos. Agora, rever lugares de nossa infância tem um sabor muito especial, deve ter sido uma delícia tudo. Bjka.

    ResponderExcluir
  6. Fla, fiz chipa uma vez e achei com gosto de pão de queijo, é isso mesmo? É gostoso, mas fiquei um pouco decepcionada por isso, esperava um sabor diferente, não apenas um pão de queijo em formato de ferradura...rs!
    Sobá nunca comi.
    Voltar aos lugares que moramos é emocionante. Já aconteceu comigo algumas vezes. Passa um filme gostoso na nossa cabeça, muito bom.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Fla.... brigada minha querida.. te desejo um feliz dia do amigo atrasado, me perdoe ontem foi uma correria só!

    bjs amada

    ResponderExcluir
  8. Que delícia de viagem, rever tudo que fez parte de sua infância deve ter sido muito emocionante. Adoro chipa, imagino como deve ser essa aí, a original...rs!
    Fla, obrigada pelo carinho e atenção, viu!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  9. Puxa, Flá, nunca tinha pensado em Campo Grande como um possível destino turístico. Depois de ler seu post, fiquei com muita vontade de conhecer a cidade. Amei.
    Beijoca
    P.S. Acho que 8 anos é um prazo bom para eu terminar minha colcha também, rsrsrs. ;)

    ResponderExcluir
  10. Que viagem interessante.
    Coisas diferentes.
    Quero conhecer ao vivo também. risos
    Flavinha um xero grande!

    ResponderExcluir
  11. Que lindo Flávia. Deve ser emocionante voltar ao passado assim.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi querida
    Nunca fui a Campo Grande, gostei muito das tuas fotos!
    Mas a saudade bateu foi de comer um delicioso biscoito de queijo, eu amo!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  13. Uma bela viagem para reavivar memórias!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Fla.
    Que bom ver suas fotos. Poder matar a saudade de Campo Grande. Foi uma das melhores viagens que fiz. Rever a casa do artesão, A feira central noturna (que tá um pouco diferente do que me lembro) e as CHIPAS!!!
    Caraca, não sabia que o nome era esse. Mas nunca comi igual. É muito bom. Comi muito quando estive aí..rs
    Muito bom...
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não andei por esses lugares em Campo Grande. Mas, no Shopping, andei demais.

    ResponderExcluir
  16. Não andei por esses lugares em Campo Grande. Mas, no Shopping, andei demais.

    ResponderExcluir
  17. Que delícia amiga, eu morro de saudades da minha cidade de infância tb, guardo mtas boas recordações! Viajei na sua viagem! rs
    Bjo!

    ResponderExcluir
  18. ...Flavinha...
    Eu me deliciei com cada palavra, amo recordações, lembranças...essa nostalgia q nos faz bem. E me emociono muito tb...
    Achei lindo seu relato e como isso ficou marcado em sua memória, né?!
    Não conheço nada desse Brasil...tantas culturas, adoro essas misturas.
    Nem tive essa emoção de trocar o rg...rs...casei e fui no Poupatempo, num minutin saiu..rs
    Sei da tradição da chipa, mas só comi mesmo o velho biscoitin de polvilho em Minas...
    E o sobá, hum, isso eu me atrevi fazer na minha cozinha...logo q comecei, nem sei como consegui e tb nem sei se ficou boa tanto qto a de sua terrinha amada...:}
    Amei! Pena q cê escreve poquin...:/
    na hora q tava bão...cê terminô!
    E custei raciocinar, acredita...vc ficou falando "Fá" e tem "Flá"...fiquei mêi confusa =D
    E óia q sô morena...rs
    Um bejim bem grande procê minha amiga!

    ResponderExcluir
  19. Flá, que delícia de biscoito... deu vontade de dar uma dentada!!! Vc tem a receita? É feito com queijo mineiro meia cura?
    Esse sobá eu nunca provei, mas parece super apetitoso!!

    Bjinhos

    Eliane

    ResponderExcluir
  20. Ai que saudade de lá! Principalemnte da feira! Do sobá, da chipa, kkkkkkk....
    Tô pensando em ir agora no segundo sementre!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.