segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Bruscheta clássica


Se tem uma entrada rápida, fácil e muito saborosa é a bruscheta e essa combinação clássica de tomate concassê, manjericão e parmesão, sem dúvida alguma é a minha predileta. Mas eu também acho que algumas dicas são importantes para que ela fique perfeita e vou compartilhar com você algumas delas.

Utilize um pão de qualidade! Pode ser feito com pão francês? Pode, claro! Mas a acidez do pão faz toda difença e por isso, comprar uma baguete clássica, de fermentação natural, vai fazer uma diferença enorme para esta receita. 

Azeite bom é investimento! Nem sempre azeite bom é azeite caro, mas desconfie dos muito baratos, em embalagens que não sejam de vidro escuro e principalmente, cuidado para não levar misturas de azeite e óleo. Eu gosto muito de usar no dia a dia um azeite mais em conta, e compro uma garrafa de um mais caro, para momentos especiais. E sim, para fazer uma boa bruscheta, se puder, invista em um azeite de melhor qualidade que trará um sabor extra.

Cuidado com o alho! Você pode até gostar bastante de alho, mas na receita da bruscheta clássica o alho deve aparecer como um toque especial, muito sutil, algo que a pessoa sinta e pense: "Hum, tem um saborzinho no fundo que traz um perfume...". E só! 

Pão douradinho sempre! Doure o pão em uma frigideira para que você não perca a maciez do miolo do pão, que é muito importante para absorver o "caldinho" do tomate na receita. Pão assado, pode ficar torrado demais.

Parmesão é sempre ralado na hora!. Pelo amor de Deus não me use parmesão de saquinho, que muitas vezes sai bem mais caro e nem é apenas queijo que você estará levando para casa. Leia o rótulo.

E acho que é isso. Dicas simples mas que vão fazer toda a diferença! Agora vou te ensinar passo a passo como preparar esta bruscheta.

Ingredientes:

- 1 baguete média (cerca de 8 fatias)
- 3 tomates italianos maduros porém firmes
- 1 dente de alho pequeno
- 1 colher sopa de manteiga com sal
- 2 colheres sopa de azeite
- suco de 1/2 limão
- 1/2 xícara chá de parmesão ralado bem fininho
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

- Corte a baguete em fatias de cerca de 1 dedo de espessura, passe a manteiga em um dos lados e doure em uma frigideira até que fiquem douradas;
- Parta o dente de alho ao meio e esfregue levemente nas fatias para perfumar. Tente não passar muito nas bordas do pão que certamente estarão mais tostadas, pois elas podem "retirar" alguma parte do alho e ficar muito forte. Reserve;
- Parta os tomates ao meio, retire as sementes e corte em cubos pequenos. Transfira para uma vasilha e tempere com o limão, 1 colher sopa de azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve;
- Coloque as fatias da baguete já douradas em uma tábua ou travessa, por cima coloque o tomate picadinho e por último coloque o parmesão (que se você puder ralar na hora, melhor ainda);
- Por último, enfeite com folhinhas de manjericão e regue com o restante do azeite para servir.

Rendimento: Serve 4 pessoas se for uma entrada ou 2 se for para uma noite de petiscos
Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Deu água na boca, não deu? Receita simples, cheia de dica e repleta de sabor! E vou deixar mais uma dica também. Se quiser, você pode deixar várias fatias de pães já tostadas e passadinhas no alho e servir com diversas opções de cobertura para as bruschetas. Além dos tomatinhos você pode fazer uma pasta bem rústica de gorgonzola, damasco seco picado e um pouco de cream cheese, cogumelos shitake salteados ou aquele brie derretido com mel. Tenho certeza que seus convidados irão amar! 

Espero que tenham gostado.
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.