quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Bolo de farofa


Olá, tudo bem com você? Já ouviu falar do bolo de farofa? Não sei ao certo a origem da receita mas pela minha pesquisa é uma receita muito conhecida no Sul do país e fico pensando o motivo de ter demorado tanto para chegar ao Sudeste ou Centro-Oeste, pois eu nunca havia comido esse bolo até uns 3 anos atrás.

Quem me apresentou essa delícia foi minha irmã, que conheceu através do canal Receitas e Temperos e depois que comemos na casa dela, virou o bolo mais queridinho aqui de casa e todo final de ano, tem que ter, e todo aniversário do meu marido, tem que ter.

É uma receita relativamente simples, com apenas duas etapas e não, não é um bolo comum, é uma massa feita com uma farofa de manteiga, açúcar e farinha, que servirá como base e cobertura. E o recheio? Um creme branco delicioso que por si só, já seria uma bela sobremesa!

Receita original, clique aqui.

Ingredientes:

Creme branco:

- 1 lata de leite condensado (395g)
- 1 caixinha de creme de leite (200g)
- 2 xícaras chá de leite
- 2 gemas
- 2 colheres sopa de amido de milho

Farofa:

- 1 xícara chá de açúcar
- 80g de manteiga gelada (eu uso com sal, pois gosto do sabor, mas você pode usar sem sal)
- 1 ovo
- 1 e 1/3 de xícara chá de farinha de trigo
- 1 colher sopa de fermento químico em pó

Preparo:

Creme branco:

- Em uma panela misture o leite, o leite condensado e o creme de leite;
- Em uma tigela coloque as gemas e junte o amido de milho, misture bem até dissolver todo o amido e junte essa mistura na panela;
- Mexa bem e leve ao fogo médio até que o creme fique espesso. É importante mexer sempre para não empelotar;
- Deixe esfriar um pouco enquanto você prepara a farofa.

Farofa:

- Em uma tigela coloque a farinha, o açúcar, o fermento, a manteiga gelada e o ovo;
- Misture bem a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa e úmida. É importante que a farofa fique com pedacinhos de manteiga, que ajudarão a deixar a massa crocante. Reserve.

Montagem:

- Em uma travessa quadrada ou retangular (a minha tem 22 x 16 cm), coloque metade da farofa e aperte com as costas de uma colher. Despeje todo o creme por cima. Por último, coloque a outra metade da farofa por cima do creme branco;
- Leve ao forno 180 graus, preaquecido, por aproximadamente 30 minutos ou até que fique dourado por cima;
- Retire do forno, deixe esfriar em temperatura ambiente, depois cubra com plástico filme e leve a geladeira por no mínimo 4 horas.

Rendimento: Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil


Sério, é uma das sobremesas mais gostosas que eu já fiz. Fica doce? Fica! Já aviso. Mas é muito bom! Faça e depois volte aqui para me contar. Ah, e fica aqui meu pedido de desculpas mas a única foto que consegui salvar do bolo partido, foi uma que tirei em frente a televisão, risos.

Espero que tenham gostado.
Beijos,
Fla.

2 comentários:

  1. Fla, que saudades dos blogs, agora fico só no youtube rsrs, mas resolvi passar por aqui e vi este bolo que lindo, com jeito de ser delicioso! Abraços amiga, fique com Deus e continue a fazer estas receitas deliciosas! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fla. Quanto tempo. Sempre gostei das suas receitas, dao sempre certo. Esse bolo de farofa e chamado aqui noSul(moro o Parana) de Cuca e tem de varios recheios. Uma delicia tipicamente sulista e amada por todos. Abraço, Zenaide Storino.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.