Tem nome em inglês mas pode chamar de peixe frito com batata frita que está tudo certo. Mas é claro que o nome se dá pelo fato deste prato ser muito consumido lá na terra de Betinha, a rainha da Inglaterra.
Não tive a oportunidade de ir para lá ainda, mas já comi em alguns restaurantes americanos e confesso que eu amo essa mistura de casquinha crocante com o peixe extretamamente macio e molhadinho por dentro. A massinha original, feita com cerveja, pode ser trocada por água com gás, caso você não possa ou não queira fazer com bebida alcóolica. Eu já fiz e fica tão gostoso quanto, vai por mim.
A batata você pode fazer essa versão (clique aqui) que é feita na panela de pressão e fica super delícia, ou se não quiser fazer mais sujeira e mais fritura, pois no preço que anda o óleo está complicado, faça que nem eu e mande ver numa batatinha na airfryer, que por sinal, o segredo para ela ficar boa, é jogar azeite e colocar a bichinha com a temperatura torando de quente.
Receita pá pum, bem rápida e deliciosa. O correto é usar filé de bacalhau fresco, mas gente, quem tem grana pra comprar esse peixe que é quase o preço de um tanque de combustível? Risos... Faz com tilápia mesmo, escolhe os filés mais gordinhos e seja feliz!
Ingredientes:
- 800g de filé de peixe (usei tilápia)
- 2 e 1/2 xícaras chá de farinha de trigo
- 350 ml de cerveja pilsen (ou a mesma medida de água com gás)
- 1 colher chá de sal
- 1 colher chá de fermento químico em pó
- suco de 1 limão
- sal e pimenta do reino a gosto
- óleo para fritar
Preparo:
- Corte os filés de peixe no sentido do comprimento e tempere com o suco de limão, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve;
- Em uma tigela misture 1 e 1/2 xícara chá de farinha de trigo com a cerveja e mexa bem até ficar uma massa homogênea e não muito líquida (quase uma textura de panqueca mais grossinha). Tempere com o sal, adicione o fermento e mexa rapidamente;
- Em um prato coloque 1 xícara de farinha de trigo e reserve;
- Pegue o filé de peixe, passe rapidamente pela farinha de trigo no prato, para criar uma camada fina e depois passe pela mistura de cerveja. Leve para fritar em óleo temperatura média até dourar;
- Importante deixar escorrer bem. Sirva ainda quentinho acompanhando claro, sua batata frita ou chips.
Rendimento: serve até 3 pessoas
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Eu não sei vocês, mas aqui a gente sempre faz um #sextou em casa e fazemos uns petiscos. Esse é um dos que mais gostamos mas não rola sempre por motivos de muita fritura. Não que a gente tenha uma alimentação regrada, mas toda semana não dá, risos.
Ah e para acompanhar eu fiz um molhinho mega rápido de maionese, mostarda e alho em pó que eu amo! Faço tudo meio a olho e gosto de usar mostarda dijon que fica ainda mais gostoso.
Espero que vocês tenham gostado!
Beijos,
Fla.
Que maravilhosa sugestão!
ResponderExcluirPassei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira