quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Couscous com legumes tostados

Salada de coucous marroquino é um dos pratos que mais me salvam na cozinha. Até concordo que a caixinha do grão custa caro, mas o trem rende tanto que acaba valendo super a pena! Essa versão com legumes tostados é muito gostosa, e apesar de ter um passo a mais, o sabor é muito delicioso.


Não vou passar essa receita em quantidades, porque a ideia é você utilizar o que tiver na sua casa, nas quantidades que mais gostar. Mas claro, tem algumas dicas importantes que eu vou deixar aqui pra vocês.



Por exemplo, o grão de couscous marroquino precisa ser hidratado e para deixá-lo ainda mais saboroso, é legal utilizar algum caldo ou temperar a água com sal, pimenta e alguma erva desidratada para dar ainda mais sabor. A proporção também é importante, então eu vou deixar essas dicas logo abaixo pra vocês.



- Hidrate sempre na proporção de 1 para 1, ou seja, para cada xícara chá de grãos de couscous, você vai precisar de 1 xícara chá de grãos de caldo ou de líquido temperado. Além disso, sempre coloque um pouco de azeite para ajudar a soltar os grãos.


- Em 30 minutos, o grão estará bem hidratado. E não precisa usar o caldo ou líquido fervendo, morno já ajuda bem. Se estiver fervendo, ele vai cozinhar o grão e deixar tudo molenga.

- O volume do grão praticamente dobra, por isso, não considere a quantidade antes de hidratar, se não você pude acabar hidratando uma quantidade muito maior do que a que precisa. Se isso acontecer, guarde o couscous hidratado por até 5 dias na geladeira e use posteriormente.


- Use os legumes que tiver em casa! Eu fiz com berinjela, cebola e tomate e grelhei os dois primeiros. Depois adicionei damasco e castanha de caju. Bastante cheiro verde e retemperei com sal, limão, azeite, pimenta do reino e pimenta síria.



Eu acho que só essa salada é um prato e tanto! Mas você pode usar como acompanhamento também. Mas faça, porque vale super a pena! Para quem está de dieta, o couscous é um carboidrato legal para substituir o arroz e o feijão. 


É isso, simples e muito gostoso!
Espero que tenham gostado!
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.