segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pão de batata doce vegano com chia, sem glúten e sem lactose

Já tinha um tempo que eu estava com essa receita salva no meu note para testar, não porque eu ande numa fase muito fit, mas porquê já tinha visto em alguns outros blogs e todo mundo falando tanto que parecia pão de queijo que eu estava bem com pé atrás.

Na receita do blog Pitadinha que eu segui, a Juliana utilizou mandioca (macaxeira/aipim) mas eu quis testar a versão fit e utilizar a batata doce, porque ainda estava achando que ficaria com gosto de sobremesa e não de pão de queijo.

Fiz dois testes. Na metade da massa eu fiz exatamente a receita da Juliana (só que usando a batata doce) e na outra metade eu acrescentei 1/2 xícara chá de queijo muçarela ralada. Depois que terminei de assar, dei um de cada para meu marido experimentar e pasmem, ele não viu diferença alguma e gostou dos dois. Ou seja, tem sim gosto de pão de queijo...risos.

Vale muito a pena fazer! E ele dura super congelado e para assar é bem rapidinho. Se você tiver forninho elétrico, certeza que assa até mais rápido. Só não testei nessas fritadeiras sem óleo pelo motivo de não ter uma, mas acho que deve rolar também.

A receita original você encontra aqui, mas vou colocar aqui embaixo a receita também.

Ingredientes:

- 250 gramas de batata doce (ou mandioca/macaxeira/aipim) cozida e amassada
- 250 gramas de polvilho doce ou azedo (utilizei 125 de cada)
- 1/2 col. sopa de semente de chia ou linhaça
- 1 col. chá de sal
- 75 ml de azeite
- 1 col. chá de açafrão
- 1 col. sopa de orégano (não coloquei porque não gosto muito)
- Água o quanto baste (usei aproximadamente 50 ml)

Preparo:

- Misture os ingredientes secos em uma tigela;
- Adicione o azeite e misture até virar uma farofinha;
- Junte a batata doce cozida e comece a trabalhar a massa incorporando todos os ingredientes, é bem rápido;
- Se quiser misturar o queijo (totalmente desnecessário), adicione 1/4 xícara de muçarela ralada fina;
- Coloque a água aos poucos (bem pouco mesmo) somente até a massa começar a soltar das mãos;
- Modele as bolinhas e distribua em assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 200 graus até que a casca fique firme. Ele não fica corado.

Rendimento: Aproximadamente 30 unidades
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil


Se você quiser congelar, coloque em uma assadeira as bolinhas e leve ao congelador por 2 horas. Passado esse tempo, retire e coloque as bolinhas em um saco para congelar alimentos. Quando quiser assar, siga o mesmo passo para assá-los que está acima.

Ele fica gostoso na hora, no dia seguinte ele fica bem durinho, então compensa ir assando conforme a quantidade que você irá consumir. E sim, fica delicioso!!!! Pode fazer que é receita garantida! Vou testar com mandioquinha na próxima vez.

Uma ótima semana a todos!
Beijos,
Fla.

2 comentários:

  1. Oi, Flá!
    Minha filha me mandou uma receita semelhante, que fez para a netinha. Já está na minha longa DIY...rs! Nem provei, mas estou apostando que é muito boa, como essa sua.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.