quinta-feira, 12 de maio de 2016

Geleia caseira de jabuticaba

Logo após meu casamento eu e meu marido fomos morar em um apartamento. O tamanho era excelente, a cozinha de um tamanho bacana e eu gostava bastante de morar ali. Mas sabe aquela coisa de você querer um quintal pra chamar de seu? Então, era o que eu mais queria.

Anos mais tarde, conseguimos realizar esse sonho e nos mudamos para uma casa com um quintal pequeno, mas ainda sim, um quintal! E aí pude realizar meu outro sonho, plantar uma pitangueira, um pé de jabuticaba e um de acerola. Apesar de ser uma área toda gramada, optamos por plantar tudo em vasos grandes, acreditando no nosso amigo Vitor, que desde o começo cuida daquele cantinho pra gente, e que nos garantiu que daria tudo certo.

E não é que as danadas todo ano nos enchem de frutas? São pés pequenos, mas altamente produtivos. Esse ano eu colhi uma quantidade absurda de jabuticaba. Elas não são tão grandes, nem tão roxinhas (tanto que a geleia ficou meio cor de rosa) mas são super doces e fizeram a alegria dos dois moradores. Ah, importante dizer que a jabuticabeira produz o ano todo. É começar a chover e ela produz. Vez ou outra não consigo colher umazinha sequer, porque os danados dos passarinhos comem tudo! É uma briga constante...rs.

E então, aproveitando uma dessas colheitas resolvi fazer essa geleia que ficou uma delícia. Deve ter diversas maneiras de se preparar, mas fiz uma busca nos blogs das amigas e encontrei essa receita da Rachel do Na Biroskinha - pausa pra dizer que a Rachel é uma das blogueiras mais antigas que conheço, que tive o prazer de encontrar pessoalmente algumas vezes e é sempre uma fofa - e claro que confiei na receita e não deu outra, ficou tudo de bom! 

Vamos ver a receita? Para ir ao link original da receita clique aqui.

Ingredientes:

- 1 kg de jabuticaba
- 600 gr. de açúcar cristal

Preparo:

- Lave as jabuticabas e retire os cabinhos;
- Coloque-as em uma panela e cubra com água até cobrir (se tiver panela de cobre ficará ainda mais gostoso);
- Coloque no fogo baixo até começar a ferver e as jabuticabas ficarem macias;
- Com uma colher de pau esprema as jabuticabas no canto da panela para estoura-las;
- Retire do fogo e passe numa peneira grossa para separar as cascas do caldo;
- Retorne o caldo para a panela e adicione o açúcar. Leve para ferver em fogo baixo. Quando começar a engrossar já está no ponto;
- O ponto correto é quando o pingo fica um pouco espesso. Vai parecer que ainda está líquido mas ela endurece muito depois de fria;
- Sirva da forma como preferir.

Rendimento: Aproximadamente 300 gr. de geleia
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

A Rachel ainda ensinou a fazer o licor gente, e já estou doida esperando a próxima safra para me arriscar nessa receita também. Importante falar que dessa vez eu fiz metade da receita e deu certinho. Rendeu um potinho pequeno (esse da foto enfeitadinho) e mais um pouco que deixei na canequinha. Não sei precisar a validade da geleia, mas consumi em 20 dias e ela continuou excelente todos os dias.

Espero que tenham gostado!
Um beijão e ótimo final de semana,
Fla.

Um comentário:

  1. uma geleia caseira é outra história,né, FLa? Eu ainda vou ter um pé de jabuticaba aqui em casa para ter o prazer de fazer essa geleia tão gostosa.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.