segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Pico de Gallo

Um molho mexicano bem parecido com o famoso vinagrete ou molho a campanha, mas a grande diferença é que nessa receita não entra o vinagre e além da cebolinha utilizamos a erva mais contraditória do universo, o coentro.

Eu confesso que até pouco tempo atrás eu não era nem um pouco fã do danadinho porque de fato foge um pouco ao paladar mais "paulista". Mas resolvi insistir e introduzir o coentro aos pouquinhos, primeiro em uma salada, depois na moqueca onde hoje em dia eu acho inaceitável não utilizar e agora me arrisco até colocar em alguns caldos, porque quando bem utilizado ele pode transformar o aroma de qualquer receita.

Você pode utilizar o pico de gallo em diversas preparações mexicanas como tacos e burritos, mas eu gosto de comer junto com frango frito, não me pergunte o motivo, mas eu acho uma combinação maravilhosa! 

Vamos a receita então?

Ingredientes:

- 2 tomates sem sementes picados em cubos
- 1 cebola roxa pequena picada em cubos
- 1/2 pimentão amarelo picado em cubos (opcional)
- suco de 1 limão
- 3 col. sopa de azeite
- 1/2 pimenta de moça (pode ser substituído por chilli serrano ou pimenta jalapeño, que são mais difíceis de encontrar)
- 1/4 xícara chá de coentro picado (eu coloco talos e folhas)
- 1/4 xícara chá de cebolinha picada
- sal à gosto

Preparo:

- Misture todos os ingredientes e tempere com sal;
- Deixe curtir na geladeira por 30 minutos antes de consumir, dessa forma o tomate e a cebola também liberam alguns sucos que contribuem para o sabor;
- Sirva com o que desejar.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

É muito gostoso. O pimentão eu coloquei porque tinha na geladeira dando sopa, mas na receita original não vai. Experimente, perca o medo do coentro e se joga!

Uma ótima semana a todos!
Beijos,
Fla.

3 comentários:

  1. obrigada pelas palavras de conforto...não muito boa na cozinha,mas gosto de cozinhar...passarei aqui de vez em quando

    ResponderExcluir
  2. Oi Fla,
    Eu também não sou muito fã do coentro, mas em alguns preparos ele é indispensável, como nas moquecas.Acredito que nesse molho ele também fique bem gostoso.
    VOu levando a receita comigo.
    Bj,
    lylia

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.