Faz tempo que não apareço por aqui hein?! Pois é, o trabalho me consumiu horrores no final do ano, por isso precisei dar um tempo na cozinha e no blog. Mas agora, ano novo de volta a ativa e vamos que vamos! Espero que todos tenham passado um final de ano excelente e do fundo do coração eu desejo um 2016 maravilhoso a todos os amigos e leitores do Arte na Cozinha!
Bora começar com novidade? Ano passado convidei a Juliana, uma amiga muito querida da época da faculdade, nutricionista super competente e que está vivendo por um tempo lá no Canadá, para escrever um pouco sobre nutrição e a importância do consumo de alguns alimentos. Fiquei super feliz em ela ter topado e dessa vez a Ju vai nos contar um pouco sobre a importância da lentilha, esse grãozinho maravilhoso e ator principal da nossa receita de hoje! Bem vinda Ju e ótima leitura a todos!
Ingrediente do dia: Lentilha
Essa leguminosa da mesma família do feijão, soja, ervilha e grão de bico é uma deliciosa fonte de proteínas sendo a segunda melhor fonte de origem vegetal, perdendo apenas para a soja. Também é riquíssima em fibras, para se ter uma ideia 1 xícara de de lentilhas cozidas fornece 40 gramas de carboidratos e desse total 16 gramas são fibras!
Ela também é excelente fonte de minerais como potássio, zinco, selênio e magnésio e também importantes vitaminas como ácido fólico (folato) e vitamina B6.
Dentre tantos benefícios que a lentilha nos oferece, vale destacar alguns importantíssimos, como:
1. Renovação e prevenção do envelhecimento celular: As proteínas presentes na lentilha contribuem para a renovação celular e construção de novos tecidos, em especial músculos e pele, função essencial em todas as fases da vida. Já o selênio é um poderoso antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento celular.
2. Controle do colesterol: As fibras melhoram a digestão, auxiliam no trato intestinal e diminuem a absorção de gorduras;
3. Fonte de ácido fólico: Importante durante toda a vida pois atua na fase de multiplicação celular e por isto a ingestão diária de alimentos fonte desta vitamina é recomendada para todas as mulheres, principalmente gestantes no primeiro mês de gestação.
4. Controle da pressão arterial e fortalecimento do sistema imunológico: O potássio atua no controle da pressão e na contração muscular essencial para a prevenção de câimbras, já o zinco ajuda a melhorar o sistema imunológico. Níveis baixos de zinco estão associados ao aumento de gripes e resfriados.
5. Saúde óssea: O magnésio presente na lentilha ajuda a fortalecer a estrutura óssea e a combater a osteoporose.
Com todos esses benefícios, a lentilha deve ser incluída no cardápio de pessoas que desejam uma dieta mais saudável e torna-se essencial no cardápio de vegetarianos e gestantes. E uma dica importante, não adicione bicarbonato na água de cozimento de grãos como a lentilha, soja, feijão, ervilha e outros, pois pode reduzir seu valor nutricional.
Juliana Iori - Nutricionista
*********************************************************
Pessoal, depois dessas informações não tem nem o que pensar, vamos incluir lentilha no cardápio e a receita de hoje é ótima opção também para vegetarianos. E juro, de pé junto como se diz aqui no interior, é tão, mas tão gostoso que você não vai sentir falta alguma de qualquer outra proteína.
Ingredientes:
- 1 xícara de lentilha crua
- 1/2 cebola picada em cubos pequenos ou ralada
- 2 dentes de alho amassados
- 1/4 xícara de farelo de aveia
- 1/4 xícara de farinha sem glúten (ou de trigo caso você prefira)
- sal e pimenta à gosto
- 1 pitada de páprica defumada (opcional, mas ela dá um toque muito especial)
Preparo:
- Deixe a lentilha de molho em 2 xícaras de água por 6 horas ou de um dia para o outro;
- Passado o tempo, escorra bem e coloque mais 2 xícaras de água filtrada. Coloque em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 5 minutos depois que começar apitar;
- A lentilha deve ficar bem molinha;
- Escorra com a ajuda de uma peneira e coloque em uma vasilha;
- Deixe esfriar e adicione os demais ingredientes misturando bem;
- A massa ficará meio pegajosa mas o ponto é este mesmo;
- Unte as mãos com azeite, pegue porções da massa e modele os hambúrgueres;
- Coloque-os em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e não vire até que esteja corado, depois pode virar para dourar o outro;
Montagem opcional:
- Coloque molho de tomate caseiro por cima dos hambúrgueres e uma fatia de queijo sobre cada um e leve ao forno até derreter o queijo. Sirva acompanhado com uma salada.
Rendimento: 6 hambúrgueres pequenos
Tempo de preparo: 30 minuto (não considerando o tempo de molho da lentilha)
Grau de dificuldade: Fácil
Gente, vale muito a pena! A receita original (clique aqui) é do site Presunto Vegetariano, que se você ainda não conhece eu te convido a visitar o site e ficar encantado com tudo de delicioso que tem por lá.
Espero que tenham gostado do post e da receita e logo logo teremos mais dicas da Ju sobre nutrição!
Um ótimo ano a todos.
Bjs,
Fla.
Flavita, que delícia,hein!Me deu água na boca!!!!Esse seu cantinho é uma perdição de gostoso!!!!Bjão e fique com Deus!!!!Rê(tricotealgomais)
ResponderExcluir