sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Capeletti com manteiga queimada e sálvia

Antes de começar a falar da receita, quero dizer que há cerca de 3 anos, incentivada por uma amiga eu virei consumidora e defensora da manteiga. Sim, margarina na minha casa não entra nem por decreto e por um motivo simples, como pode um produto com 14 ingredientes ser mais saudável do que a manteiga que tem apenas 1?

Não gente, não dá. Já falei que tô longe de ser uma pessoa saudável, mas pera lá né, a indústria julga muito a capacidade das pessoas de discernimento não é possível. Ok, obviamente não dá pra você sair comendo manteiga como louca e a mudança é até bem estranha no começo, mas a diferença pra sua saúde vai ser enorme, garanto.

E outra coisa, até mesmo algumas marcas de manteiga colocam outros ingredientes em sua fórmula principalmente corantes, portanto até na hora de escolher sua manteiga, leia o rótulo e lembre-se que pra ser manteiga precisa apenas de creme de leite e só.

Mas voltando a receita, esse molho, se é que podemos chamá-lo assim, é um dos meus prediletos, porque além de simples é fácil, rápido e extremamente saboroso tanto por conta da manteiga quanto obviamente da minha amada sálvia! Quer ver como é simples?

Ingredientes:

- 300 gr. de capeletti fresco
- 50 gr. de manteiga
- 1/2 xícara de folhas de sálvia
- 1 dente de alho inteiro partido na metade
- sal e pimenta à gosto
- queijo parmesão ralado à gosto

Preparo:

- Cozinhe o capeletti em água com sal até que fique al dente. Reserve;
-Em uma frigideira ou panela coloque a manteiga em fogo baixo com o dente de alho e deixe derreter até que ela comece a ficar com uma espuma e comece escurecer;
- Adicione a sálvia, diminua o fogo e deixe por alguns segundos para que ela fique crocante;
- Desligue o fogo e retire o alho e a espuma que formou por cima da manteiga;
- Adicione sal e pimenta à gosto;
- Coloque o capeletti em um refratário e coloque a manteiga com sálvia por cima e misture bem;
- Por último polvilhe queijo ralado à gosto e coloque algumas folhinhas de manjericão se tiver e sirva.

Rendimento: Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Você pode substituir o capeletti por bavette, espaguete ou a massa que preferir. Eu utilizei uma massa fresca deliciosa, mas você pode fazer com o que tiver em casa. Ah, e uma dica, sálvia é super fácil de plantar em casa e vai super bem desde que seja regada todo dia, então sem desculpas hein?! Vale a pena! 

Espero que gostem! Ah, só lembrando mais uma vez que estou nas redes sociais e quem quiser me seguir no instagram é @fla.artenacozinha e no facebook é facebook.com/artenacozinha.

Ótimo final de semana!
Beijos,
Fla

Um comentário:

  1. Eu tb não curto margarina, Flá! Muito mais por causa do sabor. Sou daquelas que fazem um bolo com 250g de manteiga na cara dura kkkkk

    Que delícia de receita!! Eu não consegui ainda ter uma sálvia aqui em casa, elas melam e morrem, não sei porquê.

    E com o grau de dificuldade que eu gosto rsrsrs

    beijosssss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.