quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Torta de legumes

Fiquei super feliz que vocês gostaram da ideia da festa italiana com massa show. E quanto ao trabalho, não dá tanto assim, e se você tiver a ajuda de mais uma pessoa para comandar as panelas fica fácil. Meu ajudante foi meu marido, e como éramos em 6 pessoas, ficou tranquilo. Acho que pra mais gente, fica legal sim, se cada um fizer o seu.

A Nana me perguntou sobre a louça, e minha mãe e minha irmã é que arrumaram tudinho pra mim...rs. Aliás, geralmente a gente faz assim, procuramos deixar a cozinha limpa da casa uma da outra. E isso também acontece quando nos reunimos com nossos amigos. A regra é sempre deixar a cozinha limpa...rs.

Aí você minha colega, você me pergunta, ok, a farra da festa italiana deve ter sido boa, e realmente foi, mas não sobrou ingrediente nenhum pra contar história? Sim, sobrou e bastante coisa! Mas o que fazer? Claro, que teve repeteco de macarrão pra mim e pro marido no dia seguinte, mas não dava pra ficar comendo macarrão, macarrão e macarrão a semana toda né?

Então, o jeito foi fazer um reaproveitamente total dos legumes, e montar uma big torta que teve de recheio os seguintes ingredientes: alho, cebola, brocólis, tomate cereja, fundos de alcachofra, ervilha, presunto, queijo, berinjela, alho poró, azeitona e tomate seco. Tudo misturadinho, temperado com azeite do bom, orégano e manjericão seco, sal e pimentinha.

Para a massa, em uma vasilha eu coloquei: 1 e 1/2 de leite, 1 xícara mal cheia de óleo, 1 col. sopa de fermento, 2 ovos grandes, uma pitada de sal, 1 fio de azeite, 10 col. sopa de farinho de trigo, 3 col. sopa de maizena. Bate bem com um fouet até obter uma massa lisa.

Unte uma forma com margarina e farinha de trigo, despeje metade da massa, coloque o recheio e complete com o restante da massa. Polvilhe muito queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno médio/baixo por uns 40 minutos.

Garanto para vocês que ficou uma delícia!
=)

Reaproveitamento é tudo não é não?
Beijos,
Fla.

19 comentários:

  1. Ahh!! O famoso enterro dos ossos!!! kkkkkkkkk

    Deve ter ficado uma delícia essa torta!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Flavinha
    Adoro tortas e se forem ao estilo 'resto de tudo', hummmmmmmm
    Essa deve ter ficado maravilhosa.

    Sobre o comentário lá no blog das tarefas domésticas, então você ficava emburrada e até arriscada a levar umas palmadinhas, rssss. Que feio! Sua mãe tinha toda razão de obrigar, viu como agora serve tudo o que ensinou?! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda e uma delicia e nada se estraga.
    bjssss

    ResponderExcluir
  4. Essa torta também ficou um show, sem dúvida nenhuma

    ResponderExcluir
  5. Flá essas acabam sendo as melhores receitas...sempre faço essa torta com atum e legumes, meu marido adora... a sua ficou linda!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que ideia massa essa farra italiana! Adorei! Vou imitar na próxima festa aqui em casa. E essa torta, hein? Tudo de bom! Tão apetitosa!!!!

    Um cheiro.

    ResponderExcluir
  7. Reaproveitar e não jogar no lixo o que pode ser consumido é bom demais, além de economizarmos dá para fazer muita coisa gostosa...
    bjão
    Paula

    ResponderExcluir
  8. Flávia, a idéia de aproveitar tudo em uma torta é mto.boa. Aqui em casa sempre fico no pé para fazerem reaproveitamento das coisas, mas acho que as secretárias do lar não tem esta consciência...Fico 'p'da vida qdo.o alimento vai para o lixo!Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Que beleza de Torta Fla! Super colorida! É uma forma muito boa de aproveitar as sobrinhas! Adorei! Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Flávia,
    Essa torta é das minhas adoro!
    bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fla! Caramba, uns dias que fiquei sen internet e vc não para, né?? Quanta coisa! Adorei o massa show, sou viciada em macarrão, aqui o maridão faz fresco, receita da nona dele, é de morrer!! Dá um trabalhão, mas vale a pena, nunca na minha vida comi um macarrão tão bom, nem os italianos chegam aos pés! Quero ver se um dia consigo fotografar o pap para colocar no blog, mas parece que as máquinas em geral não colaboram com a gente, né? Minha lavadora tb foi pro brejo (de novo) e o preço do conserto não tem graça: 354,00 paus!!! O pior é que não é a primeira vez que quebra...
    Enfim, isto deveria ser um comentário, não um post!! Hahahaha!!
    Vou tentar o leque tb, tão chique!!
    Uma semana iluminada!

    ResponderExcluir
  12. Oi Flávia!
    Adoro essas tortas "mistureba total", hehehehe... Além de fáceis, reaproveitamos os ingredientes sem jogar nada fora e elas ficam com um sabor sensacional! nham, nham... me deu até água na boca agora!
    Adoro seu blog, parabéns! Já está na minha lista de favoritos lá no meu cantinho.
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  13. Como estou começando uma dieta de reeducação alimentar, esta torta vai ser de muita serventia! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Uau...com tantos ingredientes gostosos nem tem como sair ruim!
    Perfeita!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Muito bom mesmo! Adorei conhecer seu blog, estarei sempre por aqui, até a próxima, vovó Cristina.

    ResponderExcluir
  16. Amiga, graças a deus que ajudaram hehehe já fui em lugares que sobrou tudo para a dona da festa rs
    Essa torta é uma perdição e está certa, temos que aproveitar tudo.
    Bjss Fla

    ResponderExcluir
  17. Oi Fla, sua torta ficou linda! Reaproveitamento é tudo, com certeza! bjos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.