terça-feira, 22 de setembro de 2009

Massa show!

Se você mora aqui no Brasil, certamente já deve ter ouvido este termo certo? Agora se você não conhece eu te explico. Pense num restaurante onde você ao chegar, recebe um papel com opções de ingredientes. Você marca quais gostaria que fizesse parte do seu macarrão, escolhe também o tipo de molho (branco, rose, vermelho, 4 queijos), e o tipo da massa (espagheti, penne, rigatone, farfalle).

Aí então, o cozinheiro pega seu papelzinho, e prepara a sua massa de acordo com o seu gosto. A isto chamamos aqui no Brasil: massa show!

Alguns restaurantes no Brasil foram os pioneiros neste quesito, como a franquia Spoletto, presente em todo o Brasil. Hoje em dia a coisa é tão divulgada, por assim dizer, que temos aqui em Sorocaba, até churrascaria que contemplam este serviço.

E eis, que num dia de muita inspiração, fiz um convite para alguns familiares para irem jantar em casa. E foi então que tive a ideia de reproduzir uma noite italiana fazendo massa show! Aí, o primeiro passo foi enviar um convite a minha família, como vocês podem ver abaixo...


Ah sim, TUTU a título de informação sou eu...rs.

Pois bem, o segundo passo foi escolher ingredientes para que fizesse parte das opções dos convidados, e então, busquei na internet algumas informações e elaborei este papelzinho, que cada convidado recebeu para anotar o que gostaria que fizesse parte da sua massa.

Bom, agora veio a preparação. Cozinhe as opções de macarrão que quiser e deixe al dente. Passe em água gelada e regue com bastante azeite para não grudar. Reserve.

Separei em vários potinhos todos os ingredientes. Comecei preparando os molhos(usei 2 queijos: mussarela e gorgonzola e molho vermelho). Em seguida preparei aqueles legumes e outros ingredientes que necessitavam ser cozidos: (camarão passado no alho e óleo, berinjela refogada com azeite e cebola, brócolis cozido, alho fritinho, ervilhas frescas cozidas, etc). Por último, deixei aqueles outros ingredientes que só precisam ser picadinhos: (nozes, tomate seco, fundos de alcachofra, presunto, queijo, cebola, etc).

Arrumei todos os ingredientes depois de pronto em vasilhinhas, ramequins e o que achei em casa porque era coisa pra caramba...rs. Deixei de uma forma que ficasse fácil encontrar os ingredientes. Essa foto abaixo eu tirei no dia seguinte na verdade, porque na noite do jantar foi meio correria e acabei esquecendo de tirar a foto, mas acho que dá pra ter uma ideia. Na foto alguns ingredientes já haviam acabado, mas acho que vocês vão entender como eu arrumei as coisas.


Por último, depois que seus convidados marcarem suas opções, vá para a cozinha, munida de duas frigideiras (um eu pilotei e outra meu marido), e prepare colocando um pouquinho de cada coisa. Comece aquecendo azeite, frite o que for necessário fritar como alho poró e cebola, aqueça os demais ingredientes e coloque o molho (para cada prato cerca de 1/2 concha grande). Deixe levantar fervura e coloque o macarrão. Misture bem para que o macarrão incorpore na massa e sirva.



Não esqueça de deixar na mesa para seus convidados queijo parmesão ralado do maissss honesssto possível, e torradinhas feitas com azeite e orégano.

Infelizmente não tirei foto do macarrão no prato, mas minha irmã havia emprestado um jogo lindo de pratos de massa... e a boba aqui esqueceu de fotografar. Ficou um charme.

Aos convidados, sirva vinho ou a bebida que eles gostarem.

Dá trabalho? Até dá, mas que foi divertido e gostoso isso foi!

Se alguém tiver alguma dúvida é só me escrever!
Espero que tenham gostado!

Beijos,

Fla.

30 comentários:

  1. Que bela ideia!!! :)
    Os nossos irmãos aí são nota 10.
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh, por que tu não me chamou???? hehehehe Que idéia ótima Flá, acho que vou fazer uma dessas aqui em casa. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que linda! Mais vc é chique demais! Adorei a forma que vc recebeu seus familiares! O pessoal passou bem hein! Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. hummm, que delicia, adoro massas em geral.

    bjs e avante

    ResponderExcluir
  5. Ai ai ai, vc é mto chique, mesmo!!! Deve ter ficado mto bom!!! Principalmente pq vc fritou os ingredientes necessários e deixou o molho apurar na massa, esses dos restaurantes acho meio sem graça, eles fazem tudo c/ pressa!!! Meu marido diz que o problema é que eu não sei escolher os melhores ingredientes...rs rs rs

    P.S - Acredita que ninguem entrou em contato comigo daquele negócio dos produtos orgânicos, snif, fiquei triste...já estava feliz que não ia mais ter que ir no mercado.

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Nossa, deve ter sido trabalhoso! A princípio achei que você tivesse contratado alguém para o preparo. Mas fez tudo sozinha? Parabéns!!
    Ahh, AMO Spoletto!!! =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A cantina TUTU Benne aceita reservas?

    Arrasou!!!!!!!
    Adorei a idéia!!!
    Vou copiar!!!

    P.S: Quem é a "Fer" que a ângela copiou no e-mail?

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Flá. Que incrível. A D O R E I. Já fizemos em casa, noite do pastel, pizza, panqueca, espetinhos, mas nunca de macarrão. Lindo mesmo. Parabéns. É claro que dá trabalho, mas e o prazer? Com certeza foi muito maior. De novo, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. A ideia é bem legal e faz um agradinho pessoal para os convidados.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ficou mesmo um SHOW. Parabéns! Seus convidados devem ter adorado.
    Parece que ficou delicioso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Páaaaaaaaara tudo!!!! Adorei a sua ideia. Muito boa mesmo!!!!Nunca tinha pensado nisto. O bom é que cada pessoa fez do jeito que gosta...Parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Que chic Fla
    Grande idéia, preciso ser convidada rsrs
    Parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. EU FUI!!!!!! E estava muito maravilhoso, bem melhor do que o Mantovani de Itu e o Spoletto!!! Quando precisar dos pratinhos emprestados novamente é só avisar, só que vamos junto com eles... rs...

    ResponderExcluir
  14. Oi Fla!
    Que idéia genial! Melhor mesmo só se tivesse alguém pra pilotar o fogão e a gente não perdesse nada da festa!
    Acho que foi experimentar fazer um jantar desses aqui em casa qualquer hora!
    Bom, tô passando pra avisar que tem um selinho bem docinho pra vc lá no meu blog!
    Bjinho!
    Maura

    ResponderExcluir
  15. Que interessante! Acredita que não sabia disso? Me parece ótimo!

    ResponderExcluir
  16. Adorei a sua criatividade até no convite!!!
    Muito legal esta "festa" de massas. Geralmente agrada todo mundo...
    Pena que tem que ser feito na hora e não te poupa do trabalho (a não ser que cada um faça o seu..hehe)
    Adorei
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Eu adoraria participar de uma festa assim!!! Obrigada por dividir essa ideia genial.


    Grande beijo

    ResponderExcluir
  18. Ai e o meu convite...não chegou não...rsrs

    Menina que delicia tem um tempo que quero fazer isso, mas to adiando a preguiça não deixa...

    Aqui é diferente não tem o papelzinho não...a gente chega e tem um balcão enorme com todas coisinhas picadas, as massas pré cozidas e os molhos prontos e ali mesmo na hora você escolhe o que quer e a quantidade que quer e o carinha faz na sua frente é muito lindo...quando for lá de novo vou fotografar...rsrs
    é muito bom e você pode miosturar as massas no mesmo prato é uma delicia...
    Parabéns amiga isso sim é empenho hein??? mas vale a pena né???
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  19. Flaaaaaaaaaaaaaa que beleza, gostei da idéia, mas teria que ter mais mãos amigas na hora do preparo hahaha
    A louça ficou para quem amiga?!
    Flá, será uma honra encontrar contigo em dezembro, vem sim, quero te conhecer, pensa em uma data que não irá atrapalhar vc tb.
    Bjss

    ResponderExcluir
  20. que delícia....eu faço isso sempre em casa, com o que tiver na geladeira....acho que fica bem melhor que esses de restaurante não? rsrsr...

    ResponderExcluir
  21. Gostei da idéia, bem interessante, assim agrada todos os gostos e manias né?!... bem pensado.

    ResponderExcluir
  22. Olá Fla, que idéia bacana q vc teve. Adorei o convite e o cardápio, parabéns! bjinhos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. me convida pra próxima, tá?!
    e se quiser abrir um negócio, me chama tb! faço projeto dos equipamentos: cozedor de massas, dispenser pros molhos...etc e tals!
    beijo, vizinha!
    ps: tô com fome!

    ResponderExcluir
  24. Flavinha
    Que tal convidar as comadres para o próximo evento? Eu ia adorar. Adoro o sistema do Spoletto e como massa é comigo mesmo, imagina?!
    Ei porque Tutu? É algum apelido?
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Amei de novo....hhahahah, achei super legal o nome....já te falei que morei 7 anos em Campinas? Voltei p/ Ctba fazem uns 3 anos...e lá tinha mesmo este sistema, que foi um dos meus preferidos, coisa que não vi ainda por aqui...super bacana fazer em casa :D
    bjocas
    Paula

    ResponderExcluir
  26. faço algo parecido mas com varios molhos pronto e varios cortes de massas em rechaux. bj

    ResponderExcluir
  27. faço algo parecido mas com varios molhos pronto e varios cortes de massas em rechaux. bj

    ResponderExcluir
  28. Fla : Nunca fiz de massas, mas em breve vou postar A Tarde do Pastel, que fiz uma vez e agora tenho que repetir sempre. É o seguinte : Eu banco o óleo e a massa (que é show de bola)e distribuo papéizinhos para as mulheres que vão participar com os maridos contendo o recheio que devem trazer. Cada um monta o pastel que quiser e o tacho fica lá no fogo bem baixinho, quando alguém vai comer um, aumenta o fogo, monta o pastel e frita. Por exemplo:
    Bete : 1/2Kg de carne moída refogada com temperos
    Dulce: 1/2Kg de mussarela ralada
    Meire : 02 peitos de frango cozidos e desfiados sem pele
    Duda: 03 linguiças calabresas defumadas e fatiadas bem finas
    Raquel : 02 bisnagas de Catupiry original (esse eu dou pra cunhada ou amiga metida...KKKKK...)
    Rose : 02 maços de escarola refogados e picados, 01 bom vinho
    Nadir : 01 vidro de cogumelos e 01 vidro de azeitonas fatiadas sem caroços
    Vima : 01 goiabada e 01 queijo minas
    Eu banco também : molho de pimenta, orégano, salsinha e cebolinha picadinha, ovos cozidos ralados e guardanapo.
    Os homens trazem cerveja ou refrigerantes. Eles jogam sinuca ou baralho e nós tricotamos a vida de todo mundo...KKKK... de vez em quando jogamos dominó.
    Isso aqui faz tanto sucesso que todo ano, mais gente quer participar, então invento mais recheios para trazerem ...
    Eu sei que é fritura mas uma vez por ano o Dr. Ale (meu cardio) permite!KKKKK...bjs

    ResponderExcluir
  29. a que idéia divina!
    que gostoso!
    da próxima também quero ir.. .rs
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Flá,

    Gostei muito da idéia, mas confesso que não tenho coragem, não. Que trabalheira!!!
    Sei que deve ter sido muito legal e divertido para vocês e os convidados devem ter amado, mas vocês devem ter corrido bastante (não sei o número de convidados), para atender a todos.
    Mas que a idéia foi fantástica, isso é verdade.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.