sexta-feira, 5 de junho de 2009

Arroz doce


Eu já disse aqui o motivo pelo qual eu faço pouco doce em casa? Bom, caso já tenha dito me desculpe mas eu vou repetir. É simples, eu não faço porque se eu fizer...eu como!

Não sou vidraaaaada em doce, mas confesso que se tiver eu vou comer, então procuro evitar ao máximo.

E eu gosto daqueles doces que me lembram a infância, aquela coisa "casa de vó" sabe?! Doce de abóbora por exemplo está no topo dos doces que eu devoro sem dó. Bolo de cenoura então é minha paixão, e meu sonho (coisa de gordinho egoísta claro) é comer um bolo sozinha sem dividir com ninguém...hahaha.

Esse final de semana me deu uma vontade dooooiiiidddaaa de comer arroz doce. E lá fui eu sabadão a tarde preparar meu docinho. E veio bem a calhar, porque a idéia era levar um pouco para minha irmã e minha mãe, e no fim, fomos todos nós almoçar no dia seguinte na casa da mãe, e claro levei para comermos juntos. Aliás neste almoço fizemos um virado à paulista que meu Jesus...mas isso é assunto pra outro post.

Arroz doce pra mim é do moreninho. Esse, eu confesso, não saiu muito bem como eu queria, mas é que eu colocoquei leite a menos e aí já estava muito doce para colocar o açúcar queimado.

Bom, vou passar a receitinha pra vocês, mas assim, é tudo meio a olho tá.

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz branco cru
- 2 copos de água
- 2 cravos da índia
- 1250 ml de leite (eu uso o desnatado, para ficar light...cof cof cof)
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara de açúcar branco
- canela em pó a gosto

Preparo:

- Coloque o leite para ferver.
- Enquanto o leite ferve, em uma panela de pressão coloque o arroz, a água e os cravos. Deixe em fogo médio e espere secar a água completamente.
- Adicione na panela o leite fervendo, mexa bem e deixe em fogo baixo. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.
- Quando o arroz estiver cozido e o leite já tiver reduzido, adicione o leite condensado e mexa bem. Deixe ferver mais pouco.
- Enquanto o arroz termina de engrossar, em uma outra panela derreta o açúcar. Depois de totalmente derretido, adicione na panela com o arroz. Cuidado nesse momento, jogue aos poucos, porque ele levanta e espirra um pouco.
- Mexa bem e deixe que o açúcar se dissolva junto com o arroz.
- Depois, coloque em uma vasilha e polvilhe a canela a gosto.

Explicando assim me pareceu mais difícil do que na verdade é. Se alguém tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários que eu respondo tá. E caso queima mais moreninho, é só derreter mais açúcar certo?

O rendimento é grande. Essas medidas servem tranquilamente 6 pessoas de potinhos cheio e repetindo.

Ah e a foto ficou ruim de novo. Mania de tirar foto das comidas pelando de quente...rs.

Espero que gostem.
Beijos
Fla.

5 comentários:

  1. Flá, nem esquenta com foto ruim, pq nessas eu sou perita... hahha, o q importa é q a receita é show, amiga!!
    Ao contrário de vc, sou vidradésima em doces, como tudo, engordo.. enfim, tragédia total... rs... sou apaixonada por arroz doce!! Minha receita é praticamente igual à tua, apenas acrescento uma caixinha de creme de leite, para aumentar a cremosidade... olha, vale a pena testar... aqui em casa, só o Marcelo não é mto chegado, mas eu e a Isa devoramos a tigela em questão de minutos... rs
    Bjo enorme, e ótimo findi

    Mari

    ResponderExcluir
  2. É a mesma razão pela qual não faço muita vez, e quando não resisto, trato de distribuir pela família :) esse ficou lindo. bjinho

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia!
    uma dúvida... tenho que cozinhar o arroz na pressão?? por quanto tempo?? seu maridão me disse que, na verdade, a panela deve ser grande, não necessariamente a pressão.. é isso?
    obs.: não disse que ia ficar fã do seu blog? rsrsrs Estou esperando a receita de hoje! kkk
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. tambem, faço moreninho a vezes, minha filha gosta! beijos

    ResponderExcluir
  5. Ja experimentou colocar creme de leite? fica divinoooooo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.