quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Salada de abobrinha grelhada com pesto de hortelã

Como ainda estou na onde de pensar em uma ceia mais leve, resolvi trazer essa salada super gostosa e bem refrescante, como opção para você levar e servir na sua ceia de Natal. Ah, e o único trabalho aqui é grelhar as abobrinhas, mas nada que leve muito tempo também.
Aliás eu já declarei meu amor no blog pela berinjela, mas preciso dizer que a abobrinha também figura entre meus legumes prediletos. Opções mil pra essa danadinha, da sopa ao falso macarrão, quem nunca lançou mão de uma abobrinha e fez uma refeição completa? Adoro!

E a combinação dessa salada com a hortelã, ah gente, é tudo de bom mesmo!!! Então vamos conferir a receitinha?

Ingredientes:

- 2 abobrinhas italianas 
- azeite q/b
- sal e pimenta do reino à gosto

Molho:

- 3/4  xícara chá de azeite
- 1/2 xícara chá de folhas de hortelã
- 1/2 dente de alho 
- 1/4 xícara chá de parmesão ralado
- 1/4 xícara chá de castanhas (nozes ou castanha de cajú) - eu não coloquei porque não tinha
- sal e pimenta do reino á gosto

Preparo:

Molho:

- Em um processador ou pilão (eu fiz no pilão mesmo), coloque todos os ingredientes e processe ou pile deixando na textura que desejar;

Observação: Quando fizer no pilão, coloque primeiro o alho com um pouco de sal e pile até virar uma pastinha. Depois coloque as nozes e as folhas de hortelã e vá socando até ficar na textura que desejar. Adicione então o azeite e o parmesão e misture bem. Depois corrija o sal e coloque pimenta à gosto.

Abobrinhas:

- Fatie as abobrinhas com uma faca ou com ajuda de uma mandolina com espessura de uns 2 mm aproximadamente;
- Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e espalhe bem;
- Grelhe as fatias de abobrinha rapidamente dos dois lados e vá reservando. A cada 3 levas de abobrinhas, unte novamente a frigideira;
- Disponha em um prato sem sobrepor muito as fatias, despeje o molho por cima e leve á geladeira por 30 minutos antes de servir. 

Rendimento: Serve até 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Eu servi nesse prato de risoto porque achei que ficaria bonitinho, mas você pode colocar na travessa que tiver em casa que tenho certeza que ficará lindo também!

Espero que tenham gostado da receita!
Beijos,
Fla.

Um comentário:

  1. Hummm que delicia!!! Feliz Natal Amiga!!! Muita Paz e Muita Luz para você e toda sua familia!!! Que o amor de Cristo possa estar sempre presente em sua vida!!!! Beijinhos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.