sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Couscous marroquino com talos

Se você olhar torto pro título dessa receita porque não come talos de jeito algum eu vou achar que você não anda certo das ideias! E ainda por cima se me disser que joga fora os talos das verduras e hortaliças eu vou ter uma síncope! 

Não gente, não dá! Desperdício de alimentos é algo que me dói na alma! Se até as cascas vão para os canteiros para virar adubo para as plantas - isso quando meu cachorro não descobre e come com terra e tudo - aproveitar folhas e talos é de lei na minha casa.

Geralmente quando compro verduras como alface ou rúcula eu obviamente consumo com o talo na salada, porque eu acho a parte mais saborosa. Se compro agrião, salsinha, couve, coentro e até mesmo o brócolis, eu lavo bem, retiro a parte mais fácil para consumo, como as folhas do agrião, da salsinha, da couve, coentro e os buquês de brócolis, e as outras parte do talo, eu lavo, pico e congelo. TODAS ficam sensacionais no arroz, em caldos para dar sabor, em ensopados e até mesmo refogado como no caso desse couscous.

Então, se você ainda não faz porque diz que não tem tempo, pense a respeito. 10 minutos a mais na cozinha vão fazer você economizar e contribuir para o não desperdício de alimentos. Quer ver essa receita como é fácil? Olha só!

Ingredientes:

- 1 1/2 xícara chá de grão de couscous marroquino 
- 1 1/2 xícara chá de caldo de legumes (caseiro de preferência)
- 1/2 xícara chá de caldo de legumes (será usada para cozimento da cenoura)
- 1 cenoura pequena em cubos pequenos
- 1 cebola roxa bem picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 xícara de talos bem picados (aqui utilizei agrião e salsinha)
- azeite, sal e pimenta do reino à gosto
- suco de meio limão.

Preparo:

- Aqueça 1 1/2 xícara chá de caldo de legumes, sem deixar ferver, e coloque sobre os grãos de couscous em uma tigela junto com um fio de azeite para ajudar a separar os grãos;
- Deixe tampado por cerca de 5 minutos. Passado o tempo, solte os grãos com um garfo e reserve;
- Em uma frigideira coloque azeite e frite a cebola e o alho até ficarem transparentes;
- Adicione a cenoura e refogue por alguns minutos. Junte 1/2 xícara chá de caldo de legumes e deixe em fogo baixo até que a cenoura fique al dente. Se necessário vá pingando água até que fiquem no ponto certo;
- Junte os talos e refogue por uns 3 minutos, eles precisam ficar al dente também;
- Em seguida coloque os grãos de couscous, misture tudo muito bem e tempere com sal e pimenta à gosto. Adicione o suco do limão, mexa bem e sirva.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Moleza


Você pode ser servir morno mas se deixar na geladeira ele também vira uma salada excelente, é só adicionar mais limão e mais azeite na hora de servir. 

Espero que gostem e tomem como hábito congelar e comer os talinhos deliciosos das verduras!
Um ótimo final de semana a todos!
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.