sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Castanhas caramelizadas picantes


Sabe aquelas castanhas que vendem em quiosques dentro dos shoppings? Você certamente já foi atraído por aquele cheiro que mistura canela e açúcar não é mesmo? Porque pra mim, alguns shoppings tem exatamente aquele cheirinho... e é tão, mas tão bom!

De tanto que gosto resolvi tentar fazer em casa e deu super certo. Pesquisei em diversos sites essa receita, vi quem utilizasse fermento, outros bicarbonato, alguns não utilizavam nada, outros mesclavam o tipo de açúcar... enfim, criei a minha própria receita e deu super certo.

Quer ver como é fácil?

Ingredientes:

- 100 gramas de castanhas da sua preferência (eu utilizei a nozes pecã, mas você pode utilizar castanha do pará, nozes comuns, avelã, etc...);
- 1/2 xícara chá de açúcar mascavo;
- 3 col. sopa de água;
- 1 col. café de canela em pó;
- 1 col. chá de bicarbonato de sódio;
- 1/3 col. café de chili em pó;

Preparo:

- Misture todos os ingredientes em uma frigideira;
- Leve ao fogo baixo e vá mexendo sem parar até começar a esfarelar (primeiro ela fica com muito caldo, depois vai ficar com um aspecto grudento e só depois ela vai começar a secar e esfarelar);
- Retire do fogo e coloque imediatamente em uma forma forrada com papel manteiga;
- Deixe esfriar bem e sirva;

Observações importantes:

1. Parece que não vai dar certo, mas acredite dá certo sim!
2. Se você deixar muito tempo o açúcar vai esfarelar demais e vai cair das castanhas.
3. Caso queira ela mais torradinha leve ao forno médio preaquecido por 15 minutos;
4. Você pode utilizar açúcar branco ao invés do mascavo.
5. A técnica é parecida com a do amendoim praliné pra quem já fez em casa.
6. Não use fogo alto, caso contrário seu açúcar vai queimar antes de grudar nas castanhas;

Rendimento: Porção de 100 gramas
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Médio

Olha, eu consegui dar o ponto de primeira, mas da terceira vez que eu fiz errei em uma coisa, eu fiz uma quantidade aí fui fazer de novo e usei a mesma frigideira e como ela estava quente, o ponto não ficou legal. Então, é importante misturar tudo com a frigideira fria ok?

É isso gente, se deixar eu faço todo dia e como um pote dessa castanha. E eu gosto assim apimentada, mas a pimenta é opcional, não gosta não coloca. Ah, e se colocar um pouquinho de sal, mas bem pouquinho, dá aquela sensação de confusão mental do açúcar com o toque de sal... fica divino. Se você gosta de caramelo salgado vale experimentar, mas é bem pouquinho hein!

Espero que tenha gostado. Desejo um excelente final de semana!
Beijos e obrigada pelo carinho de sempre,
Fla.

3 comentários:

  1. Fla querida que bom ter vc de volta menina, também estava cheia de saudades de vc e das suas delicias. De vez em quando eu vinha aqui dar uma bizoiada pra matar as saudades. Vi que vc foi ao Encontro Gourmet, justo esse ano eu não pude ir, mas não faltará oportunidades. Fiquei muito feliz com seu comentário no meu cantinho e saber que vc voltou e voltou com tudo hem! Que delicia de castanhas, sempre qdo vou ao shopping não consigo resistir a elas. Vou levar a sua receita pra fazer em breve. Ficaram lindas e tão fácil de fazer.Espero acertar na primeira hehe. Amei a receita. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Estas castanhas são uma perdição, mesmo. Ainda bem que quase nunca vou ao shopping (desde que minha filha nasceu não fui mais, e ela já tem mais de um ano), porque aquele cheirinho é inebriante. Gostei do toque do chilli, mas eu sou muito covarde com pimenta!
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Hummmmmmm...crocantes e deliciosas, impossível alguém resistir, eu adoro!

    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.