sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Web Serie Festa Infantil - Episódio 04 - A Festa

Último episódio da nossa web série! Já estou com saudades dessa festa e dos preparativos. Sabemos que organizar um festa nunca é fácil, mas não é impossível! Obviamente a festa foi montada para uma gravação, mas todo o "pré preparo" existiu de verdade, e tal como acontece em um programa de TV, para cada receita, várias etapas foram criadas, portanto, muito do que vocês assistiram ao longo desta web série, virou cardápio na casa de muita gente...rs.

Vamos ver como a nossa festa foi possível? Assista ao vídeo aqui embaixo e depois confira o post!


Criei um esquema que pode te auxiliar a organizar uma festa sem ter dor de cabeça. São 5 passos que vão salvar noites e noites de sono, te garanto! E claro, sem a ajuda de algumas pessoas, não vai rolar mesmo. Nessa hora é preciso contar com ajuda de tios, avós, vizinhos e quem mais se oferecer. É trabalhoso? Não vou mentir, claro que é, mas é infinitamente mais barato e muito mais divertido!

5 Passos para a organização de uma festa infantil.

1. Data, local, e convidados:

Com a data definida, é muito importante avaliar alguns pontos para escolher o local. Caso seja feito na sua ou na casa de outra pessoa, considere a estação do ano, possibilidade de chuva, e a estrutura para abrigar convidados, para que depois você feche o número exato de convidados.

É de bom grado, depois que souber a data exata da festa, enviar um "save the date" (reserve esta data), para que as pessoas já se programem para o evento. Os convites podem ser enviados com 30 ou 20 dias de antecedência.

2. Tema e decoração:

Aqui a ideia é sair um pouco do mundo "personagens" e apresentar temas mais neutros, até para que o custo seja menor e você possa trabalhar mais no esquema "faça você mesmo". Se não conseguir convencer o baixinho ou baixinha disso, então trabalhe com o tema escolhido mas procure trazer itens que referencie cores e cenários, pois dessa forma o gasto será bem menor.

No vídeo por exemplo eu fiz uma decoração bem clean, trabalhando com duas cores partindo de tecidos que eu já tinha em casa (laranja e verde). Para enfeitar a parede utilizei molduras que comprei em loja de artesanato e encampei com os tecidos e plumantes para dar um volume. Para fazer as luminárias utilizei forminhas de bombom em formato de flor, que furei e encaixei pisca-pisca de natal. Também peguei latas de leite em pó, pintei com tinta verde, fiz furos com uma furadeira, coloquei pisca-pisca dentro e deixei em cima da mesa.

O prato onde deixei os docinhos como vocês podem ver no vídeo, eu montei utilizando copos e pratos descartáveis. Um kit desses pratos prontos, aqui na minha cidade, custa em torno de R$ 24,00. Gastei 6,00 para fazer um e você pode pirar nessa ideia e utilizar outras coisas que tenha em casa para enfeitar. Para dar altura no prato, utilizei um caixotinho que tinha em casa, cobri com um jogo americano para esconder o escrito dele e pronto.

As garrafinhas onde coloquei os pirulitos, são de água com gás e paguei 3,50 em cada uma, amarrei uma fitinha e coloquei os pirulitos. Ficou um charme, não ficou? E você pode utilizar vidros que tenha em casa, pedir emprestado para as tias, use a imaginação e reaproveite o que puder!

Importante lembrar que tudo deve ser feito com antecedência, para não virar correria na última semana. Faça aos poucos, no seu ritmo, para que tenha tudo a mão e pronto até uns 4 dias antes da festa.

3. Definição do cardápio

Com o número de pessoas definido, pense em opções de cardápio com receitas salgadas, doces e claro, o bolo. Lembre-se de perguntar sobre alergia alimentar, principalmente se estiver convidando amiguinhos da escola, pois hoje é dia é mais comum e é importante estar atento a isto.

Opte por receitas que você possa ir preparando ao longo do mês e congelando. Assim, no dia da festa, é só preaquecer ou fritar tudo e fique tranquila, porque a qualidade vai ficar igual desde que você congele da forma correta. Já te dei opções ótimas nessa web série que é sucesso garantido!

Pense também em opções de doces que você possa ir fazendo ao longo da semana e ir armazenando, como é o caso da gelatina que mostrei em um dos vídeos. Deixe para fazer com 1 ou 2 dias de antecedência, brigadeiros, beijinhos, ou outras preparações que necessitem manter a textura cremosa.

O bolo pode ser dividido em etapas, prepare a massa, embale bem em papel filme e armazene em geladeira, em outro dia faça o recheio e guarde, no outro a cobertura, e deixe para montar apenas no dia e leve para a mesa na hora do parabéns!

As quantidades vão variar de acordo com o número de convidados e na internet você encontra calculadoras online que podem te ajudar nas quantidades.

4. Organização do espaço e ambiente

Lembre-se de uma coisa, festa para 10 crianças com 10 adultos é uma coisa. Festa com 30 crianças com 10 adultos é outra. Quanto maior o número de crianças, maior o cuidado e atenção que você precisará com elas. Por isso é importante pensar na organização do espaço onde a festa acontecerá.

Se for dentro de casa, lembre-se de retirar do caminho objetos que possam cair e quebrar para evitar acidentes. Deixe pela sala jogos de tabuleiro para que as crianças possam se divertir, da mesma forma, coloque brinquedos no quintal para entreter a criançada.

Se o espaço for maior, como um salão de festa do condomínio, pense em criar ambientes separados para as crianças menores e as maiores. É bacana deixar brinquedos adequados para cada idade em cada um dos ambientes.

Caso o lugar tenha piscina, se optar por liberar o uso, lembre-se em deixar alguém cuidando o tempo todo das crianças, a responsabilidade é sua e por isso é importante que um adulto supervisione a todo momento!

Acho super válido contratar uma empresa de animação, eles possuem experiência e vão conseguir divertir a criançada enquanto os papais também curtem a festa!

5. O dia da festa

Importante: não tente fazer tudo sozinho(a). Peça ajuda dos avós, tios e procure deixar tudo organizado e arrumado até umas 2 horas antes da festa. Decore o ambiente, a mesa, finalize os pratos, o bolo e divida as tarefas com quem vier te ajudar.

Mantenha os salgados aquecidos em forno com temperatura mais baixa possível e peça ajuda de alguém para servir. Não tente fritar coxinha na hora da festa porque não existe necessidade disso, dá pra fritar 2 horas antes e manter aquecido numa boa.

Se você optar por fazer uma festa só para as crianças, lembre-se de confirmar com os pais o horário de finalização da festa (que já deve ter sido informado no convite) . É importante também ter um contato de um responsável de cada criança.

E aproveite muito esse dia tão especial!!!

***********************

É isso gente! O trabalho para arrumar as coisas depois vai diminuir muito se você contar com a ajuda de alguém. E tenho certeza que a alegria dos pequenos será tanta que você certamente nem vai se importar e vai amar quando olhar as fotos anos depois e lembrar de todas as histórias que certamente acontecerão!

Espero que vocês tenham gostado de tudo!

Muito obrigada por ter acompanhado a nossa web série!
Agradecimento especial a equipe que tornou tudo isso capaz: Adriano Sobral (www.adrianosobralfotografia.com.br), Indiara Fernanda, Yasmin Duarte, Sidnéa Navarro e Fábio Teles.

Até a próxima!
Beijos,
Fla

Um comentário:

  1. Ficou linda a sua festa!!! As cores que vc escolheu deixaram a sua mesa muito bonita e quanta guloseima gostosa!!! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.