terça-feira, 28 de abril de 2009

Strogonoff de Soja

Não, não deixe de ler este post!!!

Mesmo que você ache a idéia de comer algo com soja meio "argh", por favor, tente pelo menos ver a receita com bom olhos e veja como ficou apetitosa...isso não dá pra negar vá?!

A minha idéia não é transformar ninguém em vegetariano, até porque eu mesma tô longe disso, o que eu gostaria é que as pessoas tentassem experimentar a soja e percebessem que não é tão difícil assim substituir a carne vermelha pelo menos alguns dias da semana.

Bom, mas vamos deixar de lero-lero e vamos ao que interessa...a receitinha.




Ingredientes:


- 1 pacote de soja em pedaços
- 1 litro de água (+ ou -)
- 1/2 xícara de shoyo
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 lata de extrato de tomate
- 1/4 xícara de conhaque
- 2 col. sopa de ketchup
- 1 col. sopa de mostarda
- 2 medidas da lata de água
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 100 gr. de cogumelos fatiados

Preparo:



- Separe a soja em dois recipientes não muito fundos. Em uma leiteira coloque cerca de 1 litro de água e o shoyo, deixe no fogo até levantar fervura. Em seguida cubra a soja com este caldo. Coloque um prato para que elas fiquem totalmente imersas. Deixe-as hidratando por cerca de 30 minutos. Depois, passe a soja por um espremedor de batatas e reserve.
- Em uma panela, frite no azeite a cebola e o alho. Some a soja e mexa bem. Refogue por uns 5 minutos para que pegue o sabor dos temperos. Coloque o conhaque mexa bem e deixe ferver por mais uns 5 minutos. (Você pode tentar flambar, mas como a soja absorve muito líquido ela é difícil conseguir).
- Adicione o extrato e a água. Mexa bem e deixe ferver por uns 15 minutos em fogo baixo. Depois adicione o ketchup, a mostarda e mexa bem.
- Coloque o creme de leite sem o soro, adicione os cogumelos, misture e sirva.

Não coloquei todos os passos porque eu esqueço de tirar as fotos...rs. Mas acho que deu bem pra entender né? Espero mesmo que vocês façam e que gostem claro...rs.

Pequena observação: não sei como escrever strogonoff... eu acho que deve ser assim, se alguém souber o certo e quiser deixar nos comentários eu agradeço.

Beijos,
Fla

Um comentário:

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.