terça-feira, 13 de agosto de 2019

Patê de frango

Você tem costume de deixar alguns lanchinhos prontos para a semana? Não? Pois então, principalmente se você tiver filhos, vou deixar essa dica pra vocês que facilita muito a vida e evita o consumo daquelas besteiras industrializadas que muitas vezes é o que eles consumem.

Esse patê de frango vira um belo sanduíche no pão de forma, e se você embalar em filme plástico, dura super bem na geladeira. Se quiser turbinar o lanche ainda dá pra colocar folhas de alface. E claro, a ideia dos lanchinhos é variar os sabores então vale a pena fazer aquela versão de presunto e queijo, salame e queijo ou de queijo branco com peito de peru. Mas procure deixar ou melhor ainda, procure ensinar seus filhos a preparar estes lanches rápidos para que eles se alimentem melhor.

E o rendimento é ótimo desse patê de frango, então, tenho certeza que você vai adorar. Ah, e aqui estou ensinando como fazer no processador, mas se você não tiver, pode fazer misturando os ingredientes à mão que dá certo do mesmo jeito!

Ingredientes:

- 1/2 peito de frango
- 1/2 cebola picada grosseiramente
- ervas frescas (manjericão, alecrim, salsa)
- 1 cenoura ralada
- 8 azeitonas sem caroço picadas
- 3 colheres sopa de cebolinha picada
- 1 e 1/2 colher sopa cheia de maionese
- 1/2 colher sopa  de requeijão
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

- Em uma panela coloque o frango, a cebola, as ervas frescas de sua preferência e um pouco de tempero caseiro ou sal;
- Adicione água até cobrir o peito de frango e leve ao fogo alto até que o frango esteja cozido e o caldo reduza até mais ou menos 1/4 xícara;
- Desligue o fogo e ainda na panela, quebre o frango em pedaços menores com o garfo e deixe descansando por uns 15 minutos para que ele absorva o restante do caldo que ficou na panela;
- Deixe esfriar o frango na panela mesmo;
- Se você tiver um processador, coloque a cenoura ralada e o frango (pode colocar a cebola que estava junto) e processe mas não precisa ser muito pequeno;
- Adicione a maionese e o requeijão e na tecla pulsar, misture os ingredientes bem rápido;
- Por último adicione a cebolinha e a azeitona e na tecla pulsar misture novamente;
- Coloque em uma tigela, corrija o sal e adicione pimenta do reino a gosto;
- Se não tiver processador, você pode desfiar o frango e picar ligeiramente na faca e depois misturar todos os ingredientes. Nesse caso, para ralar a cenoura, eu gosto de usar o ralo fino, assim ela não fica tão grande no patê.

Rendimento: serve até 3 pessoas ou serve de recheio para 6 sanduíches
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Moleza

Você pode usar esse patê para colocar no sanduíche ou para fazer aquelas tortas frias, bem cara dos anos 80, sabe qual é? Adoro! E confesso que uma colherada desse patê com uma salada é o que eu mais como, experimente!

Espero que tenham gostado da receita!
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.