segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Praliné de micro-ondas


Hoje é um post especial, não só pela receitinha maravilhosa, que já compartilhei com vocês esses dias no instagram, mas porque hoje é dia de homenagear uma das blogueiras mais queridas que conheci através deste espaço, cujo cantinho, está completando 10 anos. Estou falando do delicioso NacoZinha Brasil, um lugar que além de comida reconfortante e deliciosa, sempre nos apresenta de forma delicada um pouco sobre flores.

Conheci a Gina, autora do blog, pessoalmente, alguns anos atrás graças ao Encontro Gourmet, um evento que reúne blogueiros de culinária do Brasil todo. Na ocasião, fiquei incumbida de buscá-la  em determinado lugar (ela vindo de Curitiba para Sorocaba) para levá-la até a casa de uma outra querida blogueira, a Angela do Ora Pitangas, que a hospedaria.

Engraçado como apesar de não conhecermos algumas pessoas no contato diário, aprendemos através das palavras, reconhecer o jeito de cada um, e não nos surpreendemos quando o encontro acontece, porque a pessoa, é exatamente aquilo que estamos acostumados "a ler". Com a Gina, não foi diferente, a doçura e a leveza que ela apresenta através do seu blog, descreve perfeitamente como ela é, um encanto de pessoa.

Sempre repito aqui, que podemos dizer que somos parte da "velha guarda" dos blogs de culinária. Em uma época que as visitas em nossos espaços era quase que diárias, os comentários mais assíduos e as redes sociais estavam começam a surgir. E sim, gostamos mesmo é do termo culinária! Porque representa bem aquela comidinha caseira, feita com afeto, ora com requinte e algum toque de sofisticação, porque também gostamos, mas sempre com aquele ar de comida de mãe, de avó, que aproxima, que acolhe e que traz o ingrediente que mais gostamos: o amor!

Gina, parabéns pela sua jornada linda e por se manter fiel a uma cozinha que tanto admiro! Vida longa ao NacoZinha Brasil!

E vamos aprender a fazer esse praliné de amendoim com chocolate no micro-ondas? A receita original é do blog Delícias 1001, e você confere clicando aqui. Abaixo estou colocando com as minhas alterações.

Ingredientes:

- 250 gramas de amendoim cru 
- 1/2 xícara chá de açúcar cristal
- 1/2 xícara chá de açúcar mascavo
- 1 colher sopa de chocolate em pó
- 1/4 xícara chá de água
- 1/2 colher chá de fermento químico em pó

Preparo:

- Em uma tigela de vidro alta que possa ir ao micro-ondas, coloque todos os ingredientes e misture bem;
- Leve ao micro-ondas em potência alta, por 6 minutos e a cada 2 minutos, retire, e mexa bem;
- Passado os 6 minutos, retire do micro-ondas com cuidado pois a vasilha estará bem quente, e mexa sem parar até que o amendoim fique açucarado;
- Coloque em uma assadeira e deixe até esfriar bem;
- Armazene depois de frio em um pote com tampa.
- Para fazer o dobro da receita, é só dobrar todos os ingredientes e o tempo no micro-ondas.

Rendimento: 300 gramas de praliné pronto
Tempo de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Receita deliciosa, pra ter sempre em casa e pegar aquele punhadinho quando der vontade de comer um docinho!

Ótima semana a todos!
Beijos,
Fla.

3 comentários:

  1. Fla, não poderia haver melhor encontro do que aquele em que você foi me buscar. Quanta gentileza! E não faltaram boas risadas junto com a nossa amiga Ângela.
    Não vou esquecer da plaquinha com meu nome no único EG que não compareci. São momentos assim que nos unem e vão muito além da culinária.
    Para mim, a melhor receita com amendoim é o praliné. É daquelas que a gente pega um potinho, come tudo e volta para pegar mais. Não satisfeita, traz logo a tigela para perto...rs! No micro-ondas ainda não fiz, mas é uma praticidade.
    Como curiosidade, seu primeiro comentário no Naco foi em 16/09/2009!! Olha só há quanto tempo nos conhecemos!
    Que venha o próximo evento e os encontrarmos novamente.
    Obrigada por comemorar comigo esses 10 anos!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Flá, quanto carinho! você é uma querida!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Flá, quanto carinho! você é uma querida!! bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.