terça-feira, 19 de maio de 2015

Abobrinha à parmegiana

Não sei quanto a vocês, mas eu sempre achei a abobrinha e a berinjela dois dos legumes mais versáteis e que nos proporcionam uma infinidade de possibilidades na cozinha como saladas, massas, recheios de tortas, recheadas, como acompanhamentos, etc.

Quando olhei a farinha Panko que ganhei no Encontro de Blogueiros e as abobrinhas lindas que havíamos comprado na feira, não tive dúvida, porque não tentar preparar uma versão mais light da já conhecida berinjela à parmegiana? Ok, desconsidere o fato de eu lotei de queijo, mas é melhor pensar que ela foi assada e tem queijo, do que se tivesse sido frita né?

A receita é bem fácil de fazer e claro e uma ótima opção para a "segunda sem carne", que é um movimento que se você ainda não conhece, vale a pena acessar o site e entender um pouco mais.

Vamos aprender como faz então?

Ingredientes:

- 2 abobrinhas italianas médias fatiadas no sentindo do comprimento (com ;
- 2 ovos
- 3 xícaras chá de farinha Panko
- 1/4 xícara chá de queijo parmesão ralado
- 2 xícaras chá de queijo muçarela ralada
- sal e pimenta à gosto

Molho:

- 1 col. sopa de azeite
- 1 cebola pequena picada em cubos
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 lata de tomate pelado picado
- 1 col. sopa extrato de tomate
- 1/2 xícara de água
- sal e pimenta à gosto

Preparo:


- Em um prato fundo quebre os dois ovos e tempere com sal e pimenta;
- Em outro prato coloque a farinha panko e também tempere com um pouco de sal, pimenta e adicione o queijo ralado. Misture bem.
- Empane as fatias de abobrinha passando primeiro no ovo e depois na farinha panko. Vá apertando a farinha na fatia de abobrinha para grudar bem;
- Disponha as fatias assadeiras untadas com óleo e leve ao forno preaquecido 220º por cerca de 7 minutos de cada lado ou até que você perceba que já estão corando; Não deixe muito tempo senão a abobrinha fica mole já que tende a soltar água;
- Depois de assadas, reserve.

Molho:

- Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola e o alho;
- Adicione a lata de tomate pelado e a colher de extrato de tomate, mexa bem;
- Coloque a água, tempere com sal e pimenta do reino, tampe a panela e deixe apurar por 15 minutos em fogo baixo. Reserve.

Montagem:

- Em uma travessa coloque primeiro uma camada de molho, em seguida algumas fatias de abobrinha, depois mais ou pouco de molho, o queijo, mais abobrinha e já intercalando as camadas;
- Finalize com queijo e leve ao forno que já está preaquecido e deixe em 200º por 20 minutos ou até que o queijo esteja corado. Eu utilizo o grill do forno, portanto deixei 15 minutos no forno mais 5 de grill.

Rendimento: 6 porções generosas
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil



Gente fica muito saboroso mesmo. Ao contrário da berinjela, a abobrinha não tem aquele toque picante então fica bem mais suave. O panko dá uma textura diferente e fica bem saboroso. Claro, não é fritura né gente, impossível conseguir a mesma crocância assado, mas fica super gostoso, garanto!

É isso, na verdade o post começou a ser escrito ontem e finalizado hoje. A vida está corrida minha gente... bem corrida. 

Boa semana a todos.
Bjs,
Fla

3 comentários:

  1. Fla tenho certeza que essa abobrinha ficou divina!!! Boa dica pra usar a farinha panko!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Flá amo de paixão abobrinha de todas as formas que podemos inventar, as berinjelas tbem gosto muito. Mas essa receita está de babar. Abobrinha a parmegiana é tudo de bom, a última foto está linda. Bejinhos

    ResponderExcluir
  3. Hum, eu amo abobrinha!! De qualquer jeito, assada, refogada, ralada na salada, quanto "ada" rsrs

    Ficou lindo o seu prato, com essa apresentação super caprichada!

    E vamos combinar, um queijinho de vez em quando não faz mal a ninguém!!

    Boa semana, garota!!


    beijossssss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.