sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Torta de cebola suíça



Mês passado aconteceu a Bienal do Livro em São Paulo e eu, acompanhada do marido e de minha mãe, fizemos a loucura de ir justamente no primeiro sábado após o início do evento. Jurei que nunca mais cometo uma insanidade dessas, se o esperado para aquele dia eram 100 mil pessoas, posso assegurar que esse número passou os 200 mil.

A Bienal não é muito interessante para quem procura lançamentos a um preço mais camarada. Não, nem de longe. Se você pesquisar o preço na internet certamente irá achar até mais barato do que lá. O que vale a pena mesmo são as promoções, mas pra isso você precisa estar muito, mas muito disposto a andar, vasculhar, carregar peso e aguentar gente sem educação.

Esse ano a parte de livros de gastronomia estava uma perdição. A maioria das grandes livrarias criou um espaço dedicado a esta área e este foi o grande chamariz para inúmeras pessoas, porque de verdade nos outros anos, eu nunca vi tanta gente comprando esse tipo de livro como desta vez.

O meu foco foi este. Voltei pra casa com uns 7 livros e paguei R$ 160,00 reais por todos, cerca de R$ 23,00 por livro o q eu ainda acho muito barato, porque vamos combinar, livo de culinária é muito, mas caro. E aqui faço uma observação, os livros pelos quais mais me encantei foram os da editora Senac e também os da PubliFolha. Livros de excelente qualidade e com um preço bem justo.

E óbvio que quando a gente traz um livro novinho queremos mais é testar as receitas não é mesmo? Então, certamente teremos muitas novidades por aqui. E para começar escolhi essa receita de torta de cebola suíça do livro "Torta de Avó - André Boccato - Ed. Senac". Receita maravilhosa, simples de fazer e que com certeza é uma pedida para esta sexta-feira. Vamos a receita? 

Ingredientes:

- 1 xícara chá de farinha integral (eu utilizei farinha branca mesmo)
- 1 ovo
- 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 pitada de sal

Recheio:

- 2 cebolas pequenas fatiadas (eu utilizei cebola roxa)
- 1/2 xícara chá de queijo minas padrão picado (eu utilizei queijo fresco)
- 1 pote de iogurte
- 1/2 colher sopa de salsa picada
- 1/2 colher sopa de cebolinha picada
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 colher chá de sal
- 1 e 1/2 colher sopa de amido de milho

Preparo:

- Misture a farinha, o ovo, a manteiga e o sal. Amasse bem ou utilize um processador para misturar até que fique homogênea;
- Abra a massa com a ajuda de um rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível untada;
- Cubra a massa com as cebolas fatiadas, tempere com um pouco de sal e pimenta e reserve;
- À parte, misture o queijo de minas, o iogurte, a salsa, a cebolinha, a noz-moscada, o sal e o amido de milho, mexa bem e despeje sobre as cebolas;
- Asse em forno preaquecido em temperatura média por cerca de 40 minutos;

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Delícia né?! Eu dobrei a receita da massa para fazer a torta porque minha forma era muito grande e por isso coloquei mais cebola também. Ficou deliciosa, não imaginei que o iogurte desse um sabor tão gostoso ao recheio.

Para acompanhar fiz uma salada de agrião de baby e salsinha (sim, eu como a salsinha como folha de salada), com cebola fatiadinha, pimenta e molho de mostarda e mel. 

Ah observação importante, quando tirei minha torta do forno parecia que ela tinha juntado água, mas não, deixei ela descansar um pouco pra desenformar e ficou perfeita e com a massa deliciosa.

Um ótimo final de semana a todos!
Beijos,
Fla.

5 comentários:

  1. OLá!!! Não sei o que aconteceu esse ano, mas estava ruim todos os dias, tentei ir no ultimo sábado e a espera estava em 2 horas de fila, desisti, ninguém merece esperar tanto tempo!!! A sua torta ficou linda, eu gosto muito desse tipo de massa, com certeza vou fazer a sua receita!!! Bom Final de Semana!!! Bjks

    ResponderExcluir
  2. Que torta fantástica!
    Beijinhos,
    Bom fds :)
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  3. Amo essas receitas de livros de culinária, sempre que puder publique mais, anotei, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fla,
    Fico feliz em vê-la publicando suas receitinhas tão gostosas. Adoro tortas e essa já está anotadinha.
    Eu também adoro livros de culinária, mas , como você mesma lembrou, eles são muito caros.Uso muito o site Estante Virtual que sempre tem preços bem convidativos.
    Bj e ótima semana,
    lylia

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.