domingo, 14 de setembro de 2014

Salada refrescante e molho coringa

As vezes, por enquanto bem as vezes (shame on me...rs), aqui em casa sou obrigada a colocar um freio da comilança e passar aí alguns dias na base do suco verde com sanduíche light ou então me agarrar numa salada com força. 

Precisaria fazer isso com uma constância muito maior, é fato, mas estou aprendendo que acompanhamento não precisa ser sempre na base do arroz, do purê ou de um macarrão, e que muitas vezes basta uma salada bem atraente e saborosa para completar a refeição.

Eu adoraria comer salada sem nenhum tempero, de verdade, gostaria mesmo. Mas tirando a rúcula e o agrião que como até sem sal, o restante das verduras e legumes precisam ter um temperinho especial, caso contrário não consigo comer direito.

A salada base que utilizamos para servir esse molho vou postar uma outra hora, ela é bem completa e tem ingredientes deliciosos, mas com essa aqui, garanto que você vai adorar e com esse molho vai poder fazer bonito para qualquer visita que receber!

Ingredientes:

Salada

- 1/2 maço de alface roxa
- 1/2 maço de alface crespa
- 1 maço pequeno de rúcula
- 1 xícara de tomates cerejas
- 1/2 cebola roxa fatiada
- 1 xícara de muçarela de búfala bolinha partidas ao meio
- 1 laranja fatiada em gomos
- 1 grapefruit fatiado em gomos (pura frescura, se não tiver coloque 2 laranjas)

Preparo:

- Lave e higienize bem todos as verduras e legumes;
- Arrume em camadas em uma travessa;

Molho Coringa

- 1/4 xícara chá de azeite
- suco de 2 limões 
- 1 col. chá de óleo de gergelim 
- 1/2 dente de alho espremido
- 1 col. chá de gengibre ralado
- 1 col. chá de mostarda
- 2 col. chá de mel
- 1 col. sopa de shoyo
- 2 col. sopa de água filtrada
- 1/2 pimenta dedo de moça sem semente fatiada fininha
- sal à gosto

Preparo:

- Coloque todos os ingredientes em um vidro com tampa e chacoalhe muito bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados;
- Coloque em uma molheira e siva para acompanhar a salada;

Essa quantidade de salada serve bem 4 pessoas e o molho caso sobre, dura até dois dias na geladeira desde que bem tampado, e a dificuldade gente... molezinha!

Espero que gostem!
Beijos e ótima semana,
Fla.

Um comentário:

  1. Eu não faço uma refeição sem a minha saladinha e meus legumes, eu adoro!!! E fui acostumada desde criança, e como vivo brigando com a balança (já fui bem gordinha na infância e parte da adolescência) então estou sempre as voltas com receitas diferentes para variar o meu cardápio!!! As receitas gordinhas deixo para o meu final de semana!!!rs Adorei esse seu molho coringa, vou fazê-lo aqui em casa para colocar nas minha saladinhas!!! Beijinhos e Boa semana!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.