quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como fazer uma moqueca???

Já comentei aqui que um dos posts mais acessados do blog é o "como fazer um omelete?". Pois bem, eu recebo chuvas de e-mails pedindo para que eu ensine desde como se faz coxinha até uma rabada. E eu adoraria responder a todos, porém o tempo da blogueira aqui é super hiper curto e fazer passo-a-passo dá bastante trabalho, então, conforme eu for conseguindo vou tentando ensinar as receitas mais pedidas... como no caso da moqueca.

Mas antes queria dar uma dica pra vocês. Eu já comentei que comprei minhas Le Creuset fofinhas fora do país e muita gente me pergunta onde comprar, quanto paguei e tal... então vou dar uma dica geral. Se estiver fora do país e quiser trazer sua fofolete também, visite as lojas da Le Creuset nos outlets, e lá procurem pelos itens que vem com etiqueta laranja na caixa. Estes são produtos reprovados digamos assim, pelo teste de qualidade, então tem um arranhãozinho que é praticamente imperceptível, ou então no fundo tem uma pintinha de tinta, sempre coisas que se você não procurar muito não vai nem perceber. Mas estes itens tem um mega desconto, então amiga(o) vale muuuuito a pena. Cerca de U$ 130,00 por uma dessas igual a minha. Fica a dica ok?

Voltando a receita... primeiro lugar se você não tem experiência no cozimento de peixes, utilize os filés como este de tilápia, que são simples de fazer, o tempo de cozimento não tem como errar, e além de barato são super saborosos. Eu infelizmente não posso comer camarão portanto retirei da receita, mas se você pode comer, manda ver colega, e come uns pedacinhos por mim também!

Quer ver como é fácil preparar uma moqueca?

Ingredientes:

- 400 gr de filé de tilápia ou o peixe que preferir
- 200 gr. de camarões
- suco de 1 limão
- 3 col. sopa de azeite de dendê (caso não tenha utilize o azeite extra virgem)
- 1 batatas grandes cortadas em rodelas
- 1 tomates grandes cortados em rodelas
- 1 cebola grande cortada em rodela
- 1/2 xícara de tomates cereja cortados ao meio
- 1 col. sopa de grãos de pimenta do reino
- 1 col. sopa de colorau
- 1 pimenta dedo de moça (opcional) picada
- 1/2 vidro de leite de coco
- sal à gosto

Preparo:

1. Tempere o peixe e os camarões com o limão, sal e pimenta do reino à gosto. Corte os legumes e deixe todos separados para facilitar a sua vida caro colega iniciante na cozinha.
2. Agora em uma panela, que pode ser qualquer uma que tenha uma boa profundidade, coloque e aqueça o azeite de dendê.
3. Por cima do azeite de dendê coloque as batatas para forrar o fundo da panela, polvilhe um pouco de sal por cima das batatas.
4. Coloque metade dos pedaços do peixe já temperado e por cima adicione algumas fatias de tomate, cebola e a pimenta dedo de moça.
5. Coloque a outra metade do peixe e o restante do tomate e cebola em rodelas, Por cima coloque os tomates cereja, polvilhe mais sal, colorau e coloque os grãos de pimenta do reino. (Neste momento também despeje os camarões por cima).
6. Tampe a panela e deixe em fogo baixo por 25 minutos. Passado este tempo coloque o leite de coco, tampe novamente e deixe apurar por mais 10 minutos. Sirva com arroz fresquinho.

Eitaaaaaa que eu fui baiana na outra encarnação viu!!!! Aliás Salvador é um dos lugares que pretendo voltar esse ano se Deus quiser!!!

E aí, não é super fácil? Não tem erro! É só deixar no fogo baixo para não queimar e nem deixar o peixe cru. Se joga nas panelas e boa sorte!!!

Espero que gostem! Ah e fiquem ligados, amanhã teremos sorteio pra vocês!!!
Ótimo final de semana!
Beijos,
Fla

15 comentários:

  1. Oi Fla, amo moqueca, que delicia a tua receita menina,azeite de dende e leite de coco, colorau... minha nossa tudo de bom. estou com um pacotinho daqueles da knorr para fazer, que bom que ficou bom o seu frango, bem bonito!!
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Fla,
    Ótima aula de moqueca baiana, muito didática, muito bom passo a passo.
    Pela explicação todos tem de fazer uma linda e deliciosa moqueca.
    Obrigada pela aula, beijo.
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Adoro moqueca! A tua fico bem apetitosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Fla adorei seu passo a passo, amo moqueca e a julgar pela foto ficou deliciosa. Gostei muito. Sua panela é linda, adorei a cor. Bjos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  5. NOSSAAAAAA FLÁVIAAAAAA pára com isso!! Meldeus, deve ter ficado de matar!!

    Olha, como sempre eu falo, o capricho é tudo, né? Que fotos lindas, passo a passo bonitinho, muuuuito bem explicado, só não aprende quem não quer!!

    Amanhã eu volto para ver o sorteio, mas esta semana teremos o assunto MARMITEX na Cozinha, lembro que uma vez vc me disse que gostaria de abrir um treco desses, então se joga, por que vai ter muita coisa bacana, até brasileiro na Argentina ganhando seu dim dim...

    Espero você também!!


    Beijos moquecados!!

    ResponderExcluir
  6. É, minha amiga, "blogar" dá um bocado de trabalho, mas o prazer vem junto, né?
    Tenho parentes no ES e a moqueca capixaba é muito boa.
    Bela moqueca!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Fla
    Que delicia, facinho mesmo, assim com certeza da vontade de fazer!!
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir
  8. Adoro moqueca nunca vi colocar batata deve ficar bom,adoro quando você coloca o passo a passo das receitas fica bem mais fácil.Fla se der coloca o passo a passo de coxinha,e você tem uma receita de empadão de milho coloca pra gente obrigada.Bia

    ResponderExcluir
  9. Amiga, eu adoro peixe mas tenho grande dificuldade para prepará-lo já procurei aqui em SP por cursos, work shop, palestras, etc... sobre como cozinhar peixe, e não encontro nada, recentemente abriu na minha cidade (Santo André) uma escola de gastronomia, assim que eu conseguir um tempinho pretendo ir conhecê-la e quem sabe encontrar cursos rápidos, nada grandioso e demorado. Adorei a sua receita, vou tentar fazê-la porque do jeito que você explicou está bem fácil!!!rs Bom domingo ensolarado para você!!!Bjks

    ResponderExcluir
  10. Moqueca eh sempre uma delicia, mas nao sei fazer muito bem, nunca acerto o ponto do peixe, acho que deixo cozinhar demais. Vou seguir o seu passo a passo da próxima vez! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que delícia! Amo moqueca! Ótimas dicas Fla! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Fla que muqueca mais saborosa!
    A receita é ótima feita com filés de tilápia.
    Super bju. Re

    ResponderExcluir
  13. Fla, que linda moqueca! Gosto demais e de vez em quando preparo por aqui. É um prato delicioso. Um beijo, Paula

    ResponderExcluir
  14. HUmmm, ficou divina!!!!

    Bjs...Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Fla
    Foi perfeita sua aula de moqueca.
    Estou sempre por aqui bisbilhotando suas receitas, que são muito práticas.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.