segunda-feira, 18 de junho de 2018

Especial Copa do Mundo - Stoofvlees

Chegamos ao 3º país selecionado no nosso Especial, e não por acaso, já que ele também ocupa esta posição no Ranking da Fifa! Com uma seleção conhecida como "Diabos Vermelhos", a Bélgica chega a esta Copa como uma das favoritas ao título, apesar de nunca ter conquistado um título mundial. Na Copa de 2014, quem acabou com a festa dos amigos belgas foram nossos hermanos argentinos.

Este país, muito conhecido pelas suas cervejas e chocolates, tem uma gastronomia rica e muito influenciada por países vizinhos como França e Alemanha, e também muito premiada. Só para se ter uma ideia, a Bélgica possui o maior número de estrelas Michelin per capita na Europa, totalizando 144 restaurantes estrelados.

Pelas minhas pesquisas, grande parte dos pratos acompanham batata, geralmente fritas, mas o belga também gosta muito de frutos do mar e carnes de caça. Entre tantos pratos que encontrei a minha escolha foi este de nome difícil, mas muito simples de fazer, e que lembra muito a nossa "carne de panela". Aliás, Stoofvlees significa "stoof" - fogão e "vlees" - carne, portanto uma "carne de fogão". Interessante né? Essa tradução eu vi no blog de onde tirei a receita, e vou deixar linkado logo abaixo pra vocês.

Para acompanhar, claro que fiz batata frita! E fiz à minha moda, na pressão mesmo, do jeito que está neste post aqui. E posso falar? Que prato incrível! Muito surpreendente pelos sabores intensos atribuídos ao pão preto, a mostarda e claro, a cerveja! Arrisco dizer que o Stoofvlees foi a carne de panela mais gostosa que já fiz! Vamos pra receita então?

Fonte receita: Delícias Intuitivas

Ingredientes:

- 2 cebolas grandes
- 1 Kg de carne para panela em cubos médios (músculo, coxão duro ou lagarto)
- 1 colher sopa cheia de manteiga para selar a carne
- 2 colheres sopa de mostarda escura de boa qualidade
- 3 fatias de pão preto 
- 2 folhas de louro
- tomilho fresco à gosto (não utilizei porque não gosto de tomilho)
- sal e pimenta do reino à gosto
- 2 latas de cerveja preta 
- 1/2 colher café de canela em pó

Preparo:

- Tempere a carne com sal e pimenta do reino à gosto;
- Em uma panela de pressão, coloque metade da manteiga (acrescente um fio de azeite para não queimar a manteiga) e sele os cubos de carne aos poucos. Vá reservando em uma travessa;
- Quando terminar de selar a carne, adicione o restante da manteiga e doure a cebola;
- Adicione as cervejas e raspe bem o fundo da panela;
- Volte a carne para a panela e misture;
- Junte na panela o louro, o tomilho, a canela, mais um pouco de sal e misture bem;
- Passe a mostarda de forma generosa nas fatias de pão, coloque as fatias de pão com a mostarda virada para baixo;
- Feche a panela de pressão e deixe a carne cozinhar em fogo baixo por 30 minutos aproximadamente, vai variar de acordo com a panela e também do seu fogão;
- A carne deve ficar macia, quase desmanchando e o molho encorpado. Caso abra a panela e o caldo esteja ralo, deixe ferver com a tampa aberta até que fique espesso;
- Sirva acompanhado de batatas fritas!

Rendimento: Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil

Não sei se vocês perceberam, mas todos os pratos que estou fazendo neste especial, são coisas possíveis de reproduzirmos em casa, porque óbvio que existem preparações deliciosas porém com ingredientes caros e que nem sempre podemos comprar, então, minha pesquisa se baseou em comidas que todo mundo possa fazer! 

E espero que você faça na sua casa e venha aqui me contar! E que esteja gostando do nosso Especial!

Dank u wel (obrigada)!
Kus (beijo)!
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.