segunda-feira, 11 de junho de 2018

Especial Copa do Mundo - Kartoffelpuffer

Durante as próximas quatro semanas, vocês poderão acompanhar aqui no blog e nas redes sociais do Arte na Cozinha, o Especial Copa do Mundo, onde irei apresentar 9 pratos típicos dos 9 países que participarão da Copa, sendo 8 deles, os melhores colocados pelo ranking da Fifa e outro, muito especial, por ser o país sede da Copa!

Para começar, a Alemanha, primeira colocada no ranking da Fifa e também uma das grandes favoritas ao título. Com a alcunha de "Die Mannschaft" ou "A Equipe", a seleção alemã acumula quatro títulos mundiais e a honra de ter sido nosso algoz na Copa de 2014, no jogo do fatídico 7 x 1! 

Na gastronomia, para quem pensa que a sua culinária é baseada em salsichas, chucrutes e cervejas, está enganado. A culinária varia muito de região para região, e pela minha pesquisa, deu para perceber que a maioria das preparações utiliza ingredientes baratos como a batata e a carne de porco e existe uma grande preocupação na utilização total dos ingredientes, o que faz muito sentido se pensarmos que historicamente, a Alemanha sofreu tempos difíceis em guerras.

O prato que escolhi, levou em consideração a praticidade e o fato de ser uma preparação que os alemães consomem tanto no café da manhã, acompanhado de purê de maçã, quanto nas refeições principais como acompanhamento. O Kartoffelpuffer é uma panqueca de batatas, crocante por fora e macia por dentro, muito fácil de fazer e com ótimo rendimento! Vamos a receita?

Fonte receita: Alemanizando

Ingredientes:

- 5 batatas médias
- 1/2 cebola média
- 1 ovo
- 150 gramas de farinha de trigo
- 1 col. sopa rasa de sal (se quiser fazer a opção que acompanha purê de maçã, retire o sal da receita)
- pimenta do reino à gosto (mesma observação)

Preparo:

- Descasque as batatas;
- Rale no ralo grosso e vá colocando em uma vasilha com água para não escurecer;
- Quando terminar, escorra bem as batatas;
- Rale ou pique bem miudinho a cebola;
- Em uma vasilha misture as batatas com a cebola e acrescente o ovo ligeiramente batido, a farinha, o sal e a pimenta à gosto;
- Misture tudo muito bem;
- Coloque em uma frigideira óleo suficiente, não vamos fritar por imersão, portanto a quantidade é mais ou menos 1 dedo da frigideira;
- Aqueça o óleo e disponha colheradas da massa de batata. Arrume tentando deixar mais redondinho possível e só vire quando perceber que a parte debaixo está dourada e crocante;
- Frite aos poucos para que elas não grudem;
- Conforme for retirando, coloque em papel toalha para escorrer o óleo;
- Sirva em seguida.

Rendimento: 8 a 10 panquecas
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Você pode guardar a massa para fazer no dia seguinte. Mexa bastante antes de fazer novamente. Aqui fiz isso e deu certinho!

Espero que tenham gostado e fiquem ligados que quinta-feira sai a próxima receita... e qual será o país escolhido?? 

Dunke! Küsse!
Fla


3 comentários:

  1. Quero fazer! Adorei a ideia desse especial Fla! :)

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmm, deve ficar delicioso, vou testar. Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima idéia essa culinária de outros países. Divertida e curiosa, bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.