quinta-feira, 21 de junho de 2018

Especial Copa do Mundo - Leite Creme Português

Quando falamos hoje do futebol português, apenas um nome nos vem a mente, Cristiano Ronaldo, eleito 5 vezes o melhor jogador do mundo e dono do título na atualidade. A Seleção Lusa, como é conhecida a equipe do nosso país colonizador, ocupa hoje o quarto lugar no ranking da Fifa e até hoje conquistou apenas um terceiro lugar na Copa de 1996.

Passear pela gastronomia portuguesa é certamente um convite para visitar este país, que ainda não conheço, mas que estou doida para conhecer. Uma culinária que imprime o mar como sua característica marcante e que traz em seus doces um pouco da sua história, não há como não se apaixonar pelo prazer que os portugueses demonstram a falar de sua gastronomia. Passear pelos tantos blogs portugueses, aliás acompanho diversos deles há anos, é apaixonante.

E nem só de vinho do Porto vive Portugal, a produção de uvas nativas conta com mais de 250 variedades, o que traz muita personalidade aos rótulos lusitanos e garantem ao país uma posição entre os 10 principais produtores e exportadores mundiais da bebida de Baco.

Confesso que foi difícil escolher apenas um prato para este Especial. Separei 12 receitas em uma primeira leva, depois filtrei para 5 e sofri para selecionar a final. Mas o que me levou a optar pelo leite creme português foi a semelhança a outro prato famoso no mundo todo, mas com origem em outro país. Sim, este prato é uma espécie de "primo português" do famoso crème brûlée.

São diferenças sutis nos dois preparos, enquanto o leite creme consiste em uma mistura de leite, gemas, açúcar, farinha e é aromatizado com casca de laranja, limão ou canela e é cozido diretamente no fogo, a sobremesa francesa leva creme de leite, gemas, açúcar e é sempre aromatizada com baunilha, além de ser cozida lentamente em banho-maria no forno. A finalização de ambas é a mesma, crosta de caramelo formada por uma fina camada de açúcar queimada por um maçarico.

Aqui em casa ficamos apaixonados por esta sobremesa. Escolhi utilizar a laranja e a canela e não esperava que o resultado fosse tão bom. Consistência perfeita, dulçor na medida e a casquinha que finaliza perfeitamente esta iguaria portuguesa. A receita você confere logo abaixo, e peço desculpas aos amigos portugueses que visitam o blog há tantos anos, se eu tiver feito algo errado na receita!


Ingredientes:

- 1 litro de leite
- 6 gemas
- 1 xícara chá de açúcar refinado
- 3 colheres sopa (medida rasa) de farinha de trigo
- 1 pau de canela
- 1 pedaço de casca de laranja sem a parte branca para não amargar (aproximadamente 1/8 da casca)
- açúcar refinado para polvilhas

Preparo:

- Peneire as gemas em um recipiente para que a película não passe para o líquido (coisa que os portugueses jamais fariam, mas é um costume bem brasileiro);
- Coloque no liquidificador o leite, as gemas, o açúcar e a farinha e bata bem até misturar todos os ingredientes;
- Despeje esta mistura em uma panela, coloque a canela e a casca de laranja e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com um fouet ou batedor, até engrossar;
- A consistência fica de um mingau mais líquido, mas ele irá endurecer depois;
- Coloque o leite creme em ramequins ou potinhos de cerâmica e deixe esfriar um pouco;
- Cubra com plástico filme e leve para gelar por no mínimo 4 horas;
- Passado este tempo, retire o plástico do doce, polvilhe o açúcar por cima de forma uniforme e utilize o maçarico para formar o caramelo. Caso não possua este equipamento, aqueça bem as costas de uma colher de metal direto na chama do fogão, e passe cuidadosamente sobre o açúcar.

Rendimento: 6 ramequins
Tempo de preparo: 30 minutos (sem o tempo de geladeira)
Grau de dificuldade: Fácil

Uma sobremesa simples e deliciosa! Aceita um conselho? Faça! Você não vai se arrepender! 
Espero que vocês tenham gostado!
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.