segunda-feira, 4 de abril de 2016

Risoto de mignon e gorgonzola

Voltei! Me recolhi nesses 30 dias de férias porque precisava dar um tempinho de tudo. Mas não que eu esqueci do Arte na Cozinha nesse período. De jeito algum. Na verdade, no último mês trabalhei muito pro blog para um projeto super bacana que está por vir em breve!

Nesse tempo não vou dizer que a cozinha trabalhou a todo vapor porque não foi isso que aconteceu. Viajei, conheci Minas Gerais e me encantei (e em breve vou contar tudo em um post, ou em vários). Depois que retornei a correria foi tanta que eu de verdade não consegui ir pra cozinha com calma para produzir, optei por coisas simples para agilizar.

Mas agora tudo volta a rotina e eu fico feliz em retornar ao meu cantinho predileto na vida. Obrigada pelas mensagens alguns enviaram perguntando por mim e por todos os comentários que recebo nas receitas aqui no blog e também nas redes sociais.

E pra começar bem o ano resolvi postar este risoto que é uma delícia e você pode aproveitar a parte do cordão do filé mignon para utilizar nesta receita, que foi o que eu fiz. Aliás, quando pego promoção deste corte, sempre peço para limparem o cordão e quando chego em casa corto em cubos e guardo no freezer para utilizar em preparações assim.

Vamos a receita?

Ingredientes:

- 1 e 1/4 xícara chá de arroz arbóreo
- 200 gr. de mignon em tiras
- cerca de 3 xícaras chá de caldo de carne (se não tiver o caseiro, coloque 1/2 cubo para esta quantidade de água)
- 1/2 cebola pequena
- 1/4 vinho branco seco (de boa qualidade)
- 1/4 xícara chá de parmesão ralado
- 2 col. sopa de manteiga 
- 1 col sopa cheia de gorgonzola
- sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

- Em uma frigideira coloque um fio de azeite e refogue a carne em fogo alto até que fique cozida e corada. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto e reserve;
- Em outra panela coloque 1 col. de sopa de manteiga e refogue a cebola até que fique transparente;
- Adicione o arroz e refogue por 1 minuto;
- Coloque o vinho na panela e mexa sem parar até que reduza bem;
- Vá adicionando o caldo conchá a concha, mexendo sem parar;
- Quando já tiver adicionado mais da metade do caldo, coloque a carne junto com o arroz e continue adicionando o caldo até atingir o ponto desejado;
- Desligue o fogo e adicione uma col. sopa de manteiga, o parmesão e o gorgonzola. Corrija o sal se necessário e adicione pimenta do reino à gosto;
- Mexa bem até que fique cremoso e sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções generosas
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil



Por cima, na hora de servir, coloque um fio de redução de balsâmico que eu amo de paixão. Risoto é um prato fácil de fazer mas algumas pessoas ainda tem receio de prepará-lo. Gente, não tem erro, segue o passo a passo certinho que vai dar muito certo. E sempre vá provando o arroz para não passar do ponto. 

É isso. Espero que tenham gostado! Bom, estou no ar também nas redes sociais, instagram (@fla.artenacozinha), facebook (facebook.com/artenacozinha) e snapchat (oartenacozinha) para quem quiser acompanhar mais do meu dia a dia.

Beijos e ótima semana,
Fla.

3 comentários:

  1. Olá Flá :)
    Já a tinha colocado nas cozinhas que visito, mas ainda, não era aqui seguidora. Gostei muito deste risoto e com uma boa carne fica ótimo. Quase nunca faço porque não tenho companhia cá em casa... não apreciam.
    Beijinho e bom regresso.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você está de volta, Fla! Às vezes precisamos dar um tempo mesmo para "arrumar" as coisas.
    Esse risoto está simplesmente divino!
    Bj e bom retorno,
    Lylia

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.